domingo, 22 de janeiro de 2023

Seleta Piauiense - Paulo Machado

 

Fonte: Google

O Rio

 

Paulo Machado (1956)

 

preciso urgentemente escrever um poema!

 

que os versos sejam vorazes,

lembrando do rio de minha cidade,

comendo as pedras do cais.

 

mas como escrevê-lo?

 

como domar o rio de minha cidade

à condição de poema?

 

o rio de minha cidade não pede adjetivos,

principalmente recusa os que o tornam abstrato.

 

o rio de minha cidade é um rio migrante,

Por que aprisioná-lo no corpo de um poema?

 

o rio de minha cidade guarda em suas entranhas

o orgulho do homem sozinho.

 

o rio de minha cidade é água viva na carne,

água pesada na memória.

 

o rio de minha cidade é torto

como uma cicatriz

fazê-lo reto seria contradizê-lo

 

vivê-lo, petrificá-lo nas retinas

esquecê-lo, jamais

 

preciso urgentemente escrever um poema! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário