domingo, 5 de março de 2023

Seleta Piauiense - Danilo Melo

 


Parnahyba


Danilo Melo (1965)

 

Parnaíba, você está encantadoramente monótona

Parnaíba, você continua tristemente bela

Tudo o que quis foi te fazer feliz

Mas não será feliz, Parnaíba,

Enquanto não matares teus governantes fascistas.

Você parou no tempo, estou velho.

Parnaíba, mil pensamentos atropelam minh’alma

Por que você não esquenta?

—   Pedra do Sal, Praça da Graça, Rio Igaraçu, Lagoa do Bebedouro,

Sabiazal, Guarita, Portinho, Tatus, Filgueiras...

 Tenho telúrica, a idade de Hemingway junto aos republicanos pincelados por Van Gogh delirante.

Parnaíba, por que você não faz seus banheiros públicos?

Tenho que escrever meus poemas.

Habitam muito mais anarcróides entre o céu e a terra,

que supõem nossa sã hipocrisia.

Parnaíba, vi os garotos com sacos cheios de oitis

Quase choro, mais aí... safrei-me.

Onde estão tuas autoridades prostituídas?

Parnaíba, você não merece a Maria-Onça recitando seus poemas

Você não merece os santificados: Assis Brasil, Alcenor, Elmar, Ivelto, Jorge, Costa, Humberto de Campos, Wilton, Carlos e seus inúmeros beatificados.

Foda-se o que restou do Cassino 24, do fox-trot intragável.

Parnaíba, o povo não esquece o nome verdadeiro de cada bairro: Guarita, Tucuns, Coroa, Quarenta, Pindorama, Macacal... são eternos.

Parnaíba, quero arrancar novamente os tapumes da praça

Não vais sossegar.

Parnaíba, Teresina quer te engolir com a bunda, isso é meu. Reivindico a ação revolucionária de maio de 68

Parnaíba, estou gritando vitimado da química das tuas trezenas de Farmá­cias

Não chores por mim sua cretina.
Meu olhar está nu

Comendo bolo de milho e peixe na panela
Me entorpeço com o passar da donzela
Trazendo mil prazeres consigo reprimidos
Ah! Eu a desejo, e seus pudins de laranja.
Quero um teatro com eletricidade no palco

Quero um porto seguro Por que você é careta?

Morro de rir dos teus cidadãos e minhas baboseiras.

 

Oh! Princesa do Igaraçu

Você está falida, e levaram os postes ingleses da Rua Grande
Parnaíba, teus burgueses estão trepando na Munguba.
O Simplição era um bofe.

Parnaíba, assistia às aulas de crisma e lia Marx no intervalo.
Parnaíba, sou anarquista e pronto! porra!

 

Leio sempre Emma & Proudon
Emagreci 7 quilos fazendo este poema
Venderei o método aos capitalistas.

Parnaíba, vi de uma só vez: 50 favelas sem água, luz, piso, almoço,
café da manhã e porra nenhuma.

Você será feliz, como pretende tua juventude burguesa.

Você será poupada do castigo do grande espírito.

"PARNAHYBA, NORTE DO BRASIL", eu conheço essa história

Parnahyba, sejamos saudosistas, que permaneça o inesquecível.

Parnaíba, teus caranguejos estão acabando

Parnaíba, o Zé deve cantar seus Blues na Volta da Jumenta

O Inovação, escrever todas as verdades

A fundação, divulgar Assis Brasil

Permita-me tudo, dentro da lei

Parnaíba, você está doente dos seios

Sombrias "entre ruínas" te esperam

Parnaíba, eu resolvi pela paz

Sou um santo marginal escondido entre os outros homens à procura de uma inspiração verdadeira.

Cantando cantigas de dor no Porto das Barcas
Rezo por todos e sou estranho

Parnaíba, você escutou os suspiros da modernidade perdida em sintonia com a BBC.

Parnaíba, toneladas de quilos de razão e tecnologia mantêm a guerra,

A imediatice das máquinas e computadores arrombado.

Parnaíba, o que me prende aqui é apenas Atalaia e toda aquela pulsação.

Meu coração está cheio de poesia e carinho

Sou um bom menino e tão sensível quanto você.

Ainda corro atrás do folharal, na ilusão de encontrar felicidade pra nós

No entanto a Alfândega está faminta, e suja, e ameaçada...

Parnaíba, estão corrompendo um ciclo histórico.

Não deixe o rio secar, tenho de pular da ponte

E um monte de malinação

Parnaíba, intervirei em teu coração

Meu lado burguês pragmático conquistará teu terreno

teus olhos...

Pois o amor é o final de nossas contas.

E você me perdoará, estou certo

Parnaíba, curral ontem, curral hoje, curral sempre.

 

(Phb-verão 85/87)   

5 comentários:

  1. Danilo é excelente Poeta. Mas, dificilmente escreverá com tanta inspiração! Aí contava o arroubo da juventude revolucionária, tão em voga, nos partícipes do Jornal inovação. Um grande e iluminado poema.

    ResponderExcluir
  2. Danilo poeta inspirado.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns Elmar e Danilo, exceto os palavrões.
    Chico Miguuel

    ResponderExcluir