terça-feira, 27 de junho de 2023

Carta a um filho querido

 

Fonte: Google

Recebi uma bela e elegíaca carta, por WhatsApp, do engenheiro Flaviano Carvalho, em que dirige comoventes palavras a seu filho Matheus, médico falecido aos 28 anos de idade, alguns meses atrás. Segue abaixo a missiva, em que ele ainda pranteia a morte precoce de seu filho e amigo:

"Querido Mateus,


Hoje faz quatro meses desde aquele trágico acidente que nos tirou você de forma tão repentina e cruel, e a dor da sua ausência ainda me consome como se fosse ontem, dilacerando meu coração pela dor e pela tristeza, e a saudade que sinto de você só aumenta a cada dia que passa.

É com um nó na garganta e lágrimas nos olhos que escrevo a você, meu amado filho, que foi tão precocemente arrancado de nossas vidas. 

A vida, às vezes, nos coloca diante de situações que parecem impossíveis de compreender, e esse terrível acidente que tirou sua vida é uma delas. A cada dia que passa, percebo o quanto sua falta é insuportável e como sua presença faz tanta falta em nossas vidas. 

É difícil acreditar que não poderei mais ouvir o som de sua risada contagiante, sentir sua presença iluminar a sala enriquecendo nossas vidas, compartilhar momentos e testemunhar o orgulho que você sentia pela sua família, especialmente pela nossa Princesa Alice, sua amada filhinha.

Acredite, meu querido filho, eu preferiria estar escrevendo esta carta para lhe contar o quanto eu te amo, o quanto me orgulho de você e o quanto eu desejo ver você crescer e alcançar seus sonhos. Mas a vida é cruel e injusta em suas reviravoltas, e agora estou aqui, lutando para encontrar forças para continuar sem você ao meu lado.

Lembro-me tão vividamente daquele final de tarde em que partimos juntos, em uma viagem que deveria ser um momento especial entre nós dois. Estávamos ansiosos porque iríamos morar no mesmo prédio, compartilhar risadas, histórias e reforçar ainda mais o nosso convívio. Mas, em um instante, tudo mudou, uma fração de segundo e nossa realidade foi destroçada, o veículo invadindo sua pista preferencial, e você, com um reflexo rápido, desviou o carro para evitar uma colisão frontal e então o carro tombando por três vezes, e quando parou percebi que você estava inerte, o traumatismo craniano que você sofreu foi fatal, gritei por você várias vezes, como se pudesse acordá-lo de um sono profundo, fiz respiração boca a boca, massagens cardíacas, e por fim pedi que me levasse com você. Eu me recordo de cada detalhe, dos barulhos da lataria do carro arrastando-se pelo asfalto, o som dos vidros quebrando, a poeira levantando, e cada um dos três tombos, como se estivesse gravado em minha mente para sempre.

Você era um homem de inteligência brilhante, dotado de uma mente lógica que desafiava os limites do conhecimento. Tinha paixão e habilidade pela música, e esta paixão e habilidade musical eram apenas um reflexo da sua alma criativa e sensível e que você levava para a sua profissão de Médico, sendo um verdadeiro modelo de médico humano. Sua dedicação à medicina e aos seus pacientes era inspiradora. Sua paixão pela busca do conhecimento e sua vontade de ajudar os outros sempre foram impressionantes. você conquistou uma carreira de sucesso na medicina. Ser professor na faculdade onde se formou era um testemunho da sua dedicação e do seu conhecimento admirável. Seus alunos o amavam e aprendiam com você, não apenas sobre medicina, mas também sobre ser um médico humano, compassivo e dedicado ao bem-estar dos outros. Você era um modelo a ser seguido, não apenas para sua família, mas também para seus amigos e colegas. Sua partida deixou um vazio imenso nesse mundo, tanto para a sua família quanto para seus amigos e colegas de trabalho.


Mas além de suas habilidades e talentos, você era um filho maravilhoso, um irmão amoroso, um esposo dedicado e um pai incrível. Alice, sua filhinha esperta e inteligente, era o seu orgulho e alegria. Ver você interagindo com ela era um espetáculo de amor e cuidado. A forma como você a ensinava e a encorajava, sempre com um sorriso no rosto, enchia meu coração de alegria. A cada olhar e sorriso dela, podíamos ver o amor e o cuidado que você dedicava a ela e ver este amor era emocionante. Você sempre reservava um tempo especial para brincar com ela e compartilhar momentos preciosos juntos. Você a ensinava, a guiava e a amava incondicionalmente. Alice é o seu legado, um pequeno raio de sol que carrega um pedaço de você consigo. Farei tudo o que estiver ao meu alcance para ser o avô amoroso que você seria como pai, mas sinto profundamente a sua falta nessas experiências compartilhadas. Alice era e sempre será um reflexo do amor e bondade que você irradiava, e tenho certeza de que ela sempre lembrará do pai incrível que você foi.

Lembrarei para sempre do seu sorriso cativante, da sua energia contagiante e do seu coração generoso, dos nossos momentos juntos, das risadas compartilhadas, das conversas profundas e dos conselhos trocados. Agora, tudo isso se transformou em memórias preciosas que guardarei dentro de mim. Você sempre se dedicou com afinco a tudo que fez, ao seu esporte desde criança, o Judô que o fez ter disciplina, aos estudos, à engenharia que quase se formou, e por fim a medicina, abraçando a carreira médica com paixão e dedicação. Seu compromisso em ajudar os outros era inspirador, e eu me sinto imensamente orgulhoso por ter dois filhos brilhantes e agora me falta você.

Mateus, meu filho amado, esta carta é uma expressão do amor eterno que sinto por você. A dor da sua perda é insuportável, A saudade que tenho é avassaladora, e parece que cada dia fica mais difícil sem você. Mas, apesar da tristeza que nos acompanha, tentamos encontrar conforto nas lembranças preciosas que temos de você. Suas conquistas, seus sorrisos, seu amor e sua dedicação permanecerão vivos em nossos corações. Prometo que honrarei sua memória seu legado e os valores que você tanto prezava. Continuarei a apoiar seu irmão que também está devastado com sua partida, prometo também que cuidarei da sua família da melhor forma possível. Flávia, Raissa e Alice também sentem profundamente sua falta e estão enfrentando essa perda com coragem e amor. Juntos, encontraremos forças uns nos outros para superar essa tristeza nos apoiando mutuamente. Alice é uma Princesa e especial para todos nós, vamos garantir que ela cresça sabendo quem você era, o quanto a amava e o quanto você sempre estará presente em sua vida.

Mateus, meu querido filho, eu queria poder lhe dizer o quanto você era amado e admirado, o quanto significava para mim e para todos que tiveram a sorte de conhecê-lo e o privilégio de compartilhar momentos preciosos ao seu lado. Você fará uma falta imensa em minha vida. A dor da sua partida será uma ferida que nunca cicatrizará totalmente. Mas prometo que irei honrar sua memória, seguindo em frente e encontrando significado na vida, mesmo com esse vazio em meu coração. Encontro consolo na esperança de que você esteja em paz, que sua alma brilhante encontre serenidade e descanso olhando por nós de algum lugar onde a dor e o sofrimento não existem.




Meu amado filho, hoje, enquanto me despeço de você, prometo que honrarei sua memória, seu legado e o amor que você espalhou por onde passou. Continuarei a cuidar de Alice como você faria, transmitindo a ela o seu amor e a sua sabedoria.

Sua ausência deixou um vazio que jamais será preenchido, mas o legado que você deixou é um farol de inspiração para todos nós. Continuaremos a lembrar de você com carinho, mantendo vivas as memórias dos momentos felizes que compartilhamos. Seu amor, sua sabedoria e sua generosidade sempre estarão presentes em nossos corações.

Mateus, onde quer que você esteja, espero que esteja em paz. Que você olhe por nós e nos guie com sua luz. Sentiremos sua falta todos os dias, mas encontraremos forças para continuar honrando sua memória e vivendo nossas vidas da melhor forma possível. Sinta-se abraçado por todo o amor que emana de nós. Meu amado filho, saiba que você será para sempre um orgulho para mim, em poder ter convivido com você como filho por esses breves vinte e oito anos. Descanse em paz, meu filho amado. Até o dia em que nos encontraremos novamente.


Com amor eterno,


Seu pai."


Após alguns minutos de reflexão, resolvi lhe enviar a seguinte resposta:

Não sei bem o que lhe dizer. Mas me sinto no dever de lhe falar algumas palavras. Não existe uma fórmula que possa confortar um pai pela perda de um filho, sobretudo quando esse filho era um ser humano de escol, como era Matheus Nunes Carvalho, pelo que sabemos e pelo teor de sua carta.

Dotado de uma inteligência privilegiada para a música e para a matemática, foi um médico dedicado, zeloso, vocacionado e humanitário, como já tive ocasião de dizer em outro texto. Por tudo isso, tenho a convicção de que ele já esteja numa das moradas da casa de Deus, como nos garantiu Jesus Cristo: “Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito, pois vou preparar-vos lugar” (Jo 14:2).

Assim, Matheus já se encontra numa dimensão de paz e beatitude, em que não existem nem lágrimas e nem dor. Rogo a Deus para que o amigo encontre consolo na lembrança  e na saudade da bondade, da inteligência e da alegria de seu filho, que foi uma criatura luminosa que viveu entre nós, e que agora se encontra perto do Criador, para onde iremos, assim espero em Jesus, algum Dia.

Paz e bem. Fé e Esperança sempre, caro Flaviano.    

Um comentário:

  1. Recebi o seguinte comentário:
    "Obrigado por compartilhar com seus leitores esta minha carta.
    Amei muito meu filho enquanto estava presente conosco e fui retribuído de todo este amor.
    Continuarei amando agora na sua ausência e com certeza ele estará retribuindo de onde estiver.
    Flaviano Carvalho"

    ResponderExcluir