domingo, 19 de novembro de 2023

ALEGORIA DA FOME

 

Fonte: Google

ALEGORIA DA FOME


Elmar Carvalho

 

A pobreza um dia

bateu à minha porta

sob a forma de um menino

magro, sujo e maltrapilho.

E catou com suas mãos esquálidas

o sujo conteúdo

de meus sacos de lixo.

Foi quando eu saía

para o trabalho.

O menino, ou antes, um

bicho assustado correu.

Fui no seu encalço

em minha moto uivante.

O menino correu ainda mais,

varou cercas de arame farpado,

penetrou no terreno baldio por entre

arbustos espinhentos e urtigas,

com olhos e gestos de terror,

como se eu fosse espancá-lo.

E eu somente queria dizer

que ele podia catar o lixo.

Apenas não espalhasse

o resto do lixo

sobre a calçada.

Mas o meu pequeno irmão

feito bicho espavorido

tem medo dos outros bichos

que se dizem seu irmão.

E o meu irmão tem razão.

7 comentários:

  1. Anos atrás tínhamos aquele olhar para instituições, pessoas que desenvolviam ações para minimizar essa realidade, hoje se tornou tão comum que nem fotos vimos, pois a realidade é tão visível, fazendo parte do cotidiano "...fazer o quê????"...

    ResponderExcluir
  2. José Elmar de Mélo Carvalho19 de novembro de 2023 às 11:23

    O pior é que esse poema foi inspirado em um fato da vida real.

    ResponderExcluir
  3. As pessoas nem sempre são solidárias.Muitos só pensam em si e nos seus.A maioria da humanidade só pensa no seu bem estar e esquece que a fome está matando especialments as crianças.

    ResponderExcluir
  4. José Elmar de Mélo Carvalho19 de novembro de 2023 às 18:44

    Somente após a publicação do poema, fiquei sabendo que hoje é o Dia Mundial dos Pobres.

    ResponderExcluir
  5. O que mais me magoa é saber que isso acontece em um país que tinha tudo para dar certo, mas distribui o que arrecada com quem não precisa, daí a parte dos pobres nunca chega até eles.

    ResponderExcluir
  6. Parabéns pela sensibilidade social.

    ResponderExcluir
  7. Your post was fantastic! Your ideas are intriguing. Keep up the good work and write more!

    ResponderExcluir