quinta-feira, 21 de dezembro de 2023

ELEIÇÃO NA ACADEMIA DE PIRIPIRI

Fonte: Google

                       

ELEIÇÃO NA ACADEMIA DE PIRIPIRI


Elmar Carvalho

 

Para gáudio meu, recebi a notícia, através das amigas Regina Coeli Freitas e Clea Rezende Neves de Melo, a primeira, juíza de Direito, e a segunda, professora universitária e presidente da Academia de Ciências, Artes e Letras de Piripiri – ACALPI, de que fui eleito hoje, véspera do centenário da cidade, para ocupar uma das cadeiras desse sodalício, no caso a que fora ocupada pelo poeta Raimundo Freitas, descendente do patriarca Domingos Freitas.

 

O poeta foi casado com Chiquinha Melo Freitas, tia de minha mãe. Segundo a poetisa e historiadora Clea, fui eleito por unanimidade, o que aumenta a minha responsabilidade e desejo de contribuir para o engrandecimento da ACALPI. Fico honrado em pertencer a essa Academia, uma vez que sou vinculado a Piripiri por laços de sangue de ancestrais e parentes maternos e paternos, que nasceram ou moraram nessa boa e encantadora terra, que já deu ao Piauí figuras de destaque, no campo das artes, da literatura e da política.

 

Aliás, só pude ser candidato em virtude de que minha avó paterna, Joana Lina de Deus Carvalho, nascera na Terra das Buganvílias e Madressilvas, como poeticamente a designou a amiga Clea Melo, sua memorialista mor. Uma das maiores pintoras do estado, Dora Parentes, nasceu nessa cidade. Nela também nasceram o compositor Jorge de Carvalho Melo, Arimatéia Melo, João Cláudio Moreno, Dirceu Andrade, Osíris Melo e Osíris Filho, figuras de relevo da música, da pintura, do humor, da literatura e da magistratura, para citar apenas meia dúzia.

 

Um dos patronos de cadeira da Academia, Benedito Aurélio de Freitas, o Baurélio Mangabeira, foi um dos fundadores da Academia Piauiense de Letras - APL. O piripiriense José Newton de Freitas, talentoso e precoce poeta, morto no fulgor de sua juventude, quando muito ainda tinha a ofertar ao Piauí, patrono da cadeira nº 39 da APL, é o patrono da ACALPI e de uma de suas poltronas.

 

Essa agremiação literária é também chamada de Casa do Padre Freitas, que é o fundador de Piripiri. Portanto, estou feliz em ter sido eleito para membro do silogeu piripiriense e muito agradecido aos ilustres acadêmicos que me honraram com seu voto.

3 de julho de 2010

2 comentários:

  1. Seguramente a ACALPI ganhou uma celebridade para engrandecer, ainda mais, seu honroso quadro de intelectuais. Parabéns ao novo confrade da ACALPI, que já vem se imortalizando também em outras academias de letras pelo Piauí.

    ResponderExcluir