quinta-feira, 27 de maio de 2010

NOTÍCIA CULTURAL

Elmar Carvalho


ACALE EM FESTA CULTURAL - GALERIAS E HOMENAGENS

A Academia Campomaiorense de Artes e Letras – ACALE, presidida pelo escritor João Alves Filho, no próximo dia 29, sábado, às nove horas, em sua sede, na Praça Bona Primo, promoverá a solenidade de entrega do Diploma do Mérito de Benfeitor da Cultura Campomaiorense aos homenageados Venício Saraiva de Lima, Antônio de Pádua Portela Bona e João Alberto Alves Rodrigues, que serão saudados pelo prefeito João Félix de Andrade Filho. No mesmo evento, ocorrerá a instalação das Galerias dos Patronos e dos Acadêmicos, os quais serão louvados, respectivamente, por Elmar Carvalho e Ernane Napoleão Lima, membros da ACALE. A acadêmica Maria de Jesus Andrade Paz será a responsável pelo Momento Cultural, e declamará poema de sua autoria. Para o presidente João Alves Filho a ACALE “entra em caráter definitivo para a história. É a instituição mais abrangente, pois, preserva o patrimônio cultural material e imaterial da nossa Campo Maior e de toda a sua área geográfica”. A galeria dos acadêmicos falecidos é integrada por monsenhor Joaquim Chaves, Abdias Silva, Marlene Mourão Araújo Ibiapina e Cunha Neto, recentemente falecido. À frente do cerimonial, estará o acadêmico Domingos José de Carvalho. A atual gestão de João Alves Filho conseguiu que o prefeito Joãozinho Félix construísse o Memorial Histórico de Campo Maior e fizesse a doação do solar em que morou a professora Briolanja Oliveira para ser a sede do sodalício.

2 comentários:

  1. José Francisco Marques29 de maio de 2010 às 19:24

    Mestre Elmar,
    Eis ai um abnegado cultural. João Alves Filho e suas constantes ações em prol da nossa memória, o credenciam hoje a ser de longe, o nosso embaixador-mor no citado aspecto.
    Longa vida a ele e àqueles que possuem o sagrada dom de nos nortear no "eterno regresso de nós mesmos" (acho que conheço o dono dessa frase!!)
    Abraços e parabéns

    ResponderExcluir
  2. Caro Zé Francisco,
    O João Alves Filho marcou dois gols de placa, com se diz no jargão futebolístico, ao conseguir, com o apoio do prefeito João Félix, a sede própria da ACALE e ao instalar a galeria dos patronos e dos seus membros atuais. As solenidades de inauguração da sede e da instalação das galerias fotográficas foram duas belíssimas festas. Vida longa a você e ao João Alves.

    ResponderExcluir