sexta-feira, 2 de julho de 2010

DIÁRIO INCONTÍNUO

Elmar Carvalho



Na frente do Recanto da Saudade, os saudosos Dom Augusto da Munguba e Dourado



2 de julho

DOURADO E O TANGOLOMANGO DO MACACO

Minha mulher, ao selecionar umas fotografias de um álbum antigo, para digitalizá-las, encontrou uma em que o saudoso Dourado aparece, numa casa da Várzea do Simão, onde nasceram ela, Fátima, e seus irmãos. Preparava um churrasco, já que vivia desse biscate e também de pescaria. Conheci-o por ocasião de um festival, acontecido na década de 70, no auditório do SESI, na avenida Presidente Vargas, em que o jornalista B. Silva foi um dos vencedores. Ele era engraçado, já a partir de seu próprio biotipo; baixinho, gordo, atarracado, de gargalhada longa, espichada, levemente aguda e com certa musicalidade. Tinha senso de humor. Nessa ocasião, após o término do evento, seguimos pela avenida, em direção ao centro. Dourado cantarolou uma música em que falava de um macaco tangolomango a dançar tango. Disse ser a composição de sua autoria. De fato, ele parecia ter pendores artísticos, sobretudo voltados para a música e para a encenação. Seu reduto predileto era o bar de Dom Augusto, comandante do Recanto da Saudade, situado na Munguba City, nas imediações da Vala da Quarenta, onde outrora aconteceram os famosos Bailes Azuis e outros bailes da zona meretrícia que ali existira, que sobrevivem ainda nas páginas do romance Beira Rio Beira Vida, de Assis Brasil, e no livro Vareiros do Parnaíba e Outras Histórias, do jornalista Sousa Lima, que cheguei a conhecer. Nesses livros continuam quase vivos os porcos d' água e as meretrizes de antigamente, que fervilhavam no cais do Igaraçu. Várias pessoas ilustres de Parnaíba, como advogados, médicos, funcionários públicos e comerciantes, frequentavam o bar do Augusto e tinham amizade e consideração ao Dourado, que muitas vezes lhes acompanhava às pescarias e lhes preparava o churrasco das bebecomemorações. Em alguns carnavais, ele, dando mostra de sua capacidade teatral, caracterizava-se como determinada personalidade nacional. Certa feita, encarnou P. C. Farias, tristemente célebre, pelas razões que todos conhecem. Parecia o próprio P. C., com o mesmo corte de cabelo, o mesmo tipo de óculos e uma pasta modelo 007, certamente vazia de dinheiro. Mas Dourado não era apenas um homem bem-humorado, um tipo histriônico e boêmio, no bom sentido da palavra; era também uma pessoa boa, agradável e sensível. Vivia, ao que me parece, sozinho, num pequeno quarto do bairro da Quarenta, posto que seus irmãos moravam fora do Piauí. Certa vez, ao me falar de sua infância, de seus pais, de seus irmãos, no bar do Augusto, já levemente tocado pelo álcool, começou a chorar convulsivamente, numa viva demonstração de que não era e de que jamais fora um bobo da corte. Era um ser humano completo, com alegrias e tristezas, qualidades e defeitos. Mas, para mim, as suas tristezas eram quase invisíveis; e os seus defeitos, irrelevantes.



COMENTÁRIO DE WILTON PORTO (*)

O texto do poeta e Juiz Elmar Carvalho é a evidência indiscutível de que os poetas possuem uma sensibilidade incomum. Em “Dourado...”, ele continua nos brindando com uma literatura de trajetória consagrada, elevando o homem-chão em estrela de brilho encantador. Mais um trabalho, em prosa, que agrupa o trabalho que o poeta vem desenvolvendo, em forma de poemitos, pegando como personagens homens comuns de Parnaíba, e que tem um valor literário inestimável. Elmar nos demonstra, mais uma vez, em Dourado, que possui uma formação humanista que engrandece a Terra e que, os elogios que sempre recebe como homens das letras, tem razão de ser. Além da qualidade com que ele escreve, os textos limpos, poéticos e redondos nos prendem a atenção e nos demonstra que a alma desse Juiz tem estado atenta a cada mexer de pernas e braços daqueles com quem ele topa e botando no papel o que ele vê de valoroso em cada gesto.
(*) O comentário foi publicado logo abaixo do texto, em virtude de que o comentarista não conseguiu colocá-lo no local apropriado e também como uma homenagem ao Dourado.

Um comentário:

  1. Poeta, obrigada pelo texto sensível.
    Lembro do Dourado da época do Colégio Estadual Lima Rebelo entre 1977-79.

    ResponderExcluir