sábado, 3 de julho de 2010

DIÁRIO INCONTÍNUO

Elmar Carvalho


Professora Clea Melo

3 de julho

ELEIÇÃO NA ACADEMIA DE PIRIPIRI

Para gáudio meu, recebi a notícia, através das amigas Regina Coeli Freitas e Clea Rezende Neves de Melo, a primeira, juíza de Direito, e a segunda, professora universitária e presidente da Academia de Ciências, Artes e Letras de Piripiri – ACALPI, de que fui eleito hoje, véspera do centenário da cidade, para ocupar uma das cadeiras desse sodalício, no caso a que fora ocupada pelo poeta Raimundo Freitas, descendente do patriarca Domingos Freitas. O poeta foi casado com Chiquinha Melo Freitas, tia de minha mãe. Segundo a poetisa e historiadora Clea, fui eleito por unanimidade, o que aumenta a minha responsabilidade e desejo de contribuir para o engrandecimento da ACALPI. Fico honrado em pertencer a essa Academia, uma vez que sou vinculado a Piripiri por laços de sangue de ancestrais e parentes maternos e paternos, que nasceram ou moraram nessa boa e encantadora terra, que já deu ao Piauí figuras de destaque, no campo das artes, da literatura e da política. Aliás, só pude ser candidato em virtude de que minha avó materna, Joana Lina de Deus Carvalho, nasceu na Terra das Buganvílias e Madressilvas, como poeticamente a designou a amiga Clea Melo, sua memorialista mor. Uma das maiores pintoras do estado, Dora Parentes, nasceu nessa cidade. Nela também nasceram o compositor Jorge de Carvalho Melo, Arimatéia Melo, João Cláudio Moreno, Dirceu Andrade, Osíris Melo e Osíris Filho, figuras de relevo da música, da pintura, do humor, da literatura e da magistratura, para citar apenas meia dúzia. Um dos patronos de cadeira da Academia, Benedito Aurélio de Freitas, o Baurélio Mangabeira, foi um dos fundadores da Academia Piauiense de Letras - APL. O piripiriense José Newton de Freitas, talentoso e precoce poeta, morto no fulgor de sua juventude, quando muito ainda tinha a ofertar ao Piauí, patrono da cadeira nº 39 da APL, é o patrono da ACALPI e de uma de suas poltronas. Essa agremiação literária é também chamada de Casa do Padre Freitas, que é o fundador de Piripiri. Portanto, estou feliz em ter sido eleito para membro do silogeu piripiriense e muito agradecido aos ilustres acadêmicos que me honraram com seu voto.

Um comentário:

  1. Parabéns, Dr. Elmar, honra merecida. Ficarei aguardando fotos da posse, para o meu site. Abraços, Rita de Cássia.

    ResponderExcluir