sábado, 28 de agosto de 2010

DECÁLOGO


CLEA REZENDE NEVES DE MELO

Estas mesmas dez perguntas serão formuladas a diferentes escritores e publicadas com as respectivas respostas em vários sites e blogs da grande rede. Esclareço que nada pretendo demonstrar ou provar com este questionário.

1 – Como e quando foi o seu início como leitor de literatura?

Sou filha do poeta, Osiris Neves de Melo que, por sua vez, é irmão de Antônio Neves de Melo, sobrinho de Abdias Neves e Eudóxio da Costa Neves, todos pertencentes à Academias de Letras do Piauí. Meu pai, de acordo com as nossas idades, estimulava a leitura dos clássicos.Iniciei muito cedo com o estímulo dele, de livros infantís, a infanto-juvenis.

2 – Como e quando começou a sua atividade literária?

Na infância. As Irmãs do Colégio de Piripiri onde eu era interna estimulavam as competições entre alunas de interpretação de textos literários. Tomei gosto, passei a escrever poesias,crônicas e paródias.Com o falecimento da escritora, Judith Santana e a carência deixada por ela em Piripiri,nos bampos da pesquisa e historiografia me fizeram ingressar, também, na historiografia.

3 – Teve influências literárias? Se teve, quais foram essas influências?

Sim, primeiramente, da família de escritores, depois por meio da leitura. Passei alguns anos em Teresina em casa dos tios Des. Arimatéa Tito e Edith Tito. Em convivência com o primo, A.Tito Filho ,admirava-lhe a inteligência, aprendi muito com ele. As minhas maiores influências literárias, das inúmeras leituras, com certeza são:Cecília Meireles, Florbela Espanca em língua portuguesa, Garcia Lorca e Rubén Darío, em língua espanhola.

4 – Qual o fato mais marcante de sua carreira literária?

Sem dúvida ver os meus livros serem pesquisados e estudados em Piripiri, participar de inúmeras gincanas estudantis e ver o meu trabalho reconhecido em Brasília quando eleita para duas academias da capital federal.

5 – Como conseguiu editar seus livros?

Com aquela luta por que passa o escritor brasileiro, pagando em parcelas, mas recebi apoio da Prefeitura de Piripiri, com dois prefeitos, que adquiriram livros para as Escolas Municipais.

6 – Qual o principal livro e qual o principal texto (conto, crônica, poema, ensaio etc.) de sua autoria?

Livro é como filho, difícil de escolher pela importância que cada um teve dentro de um contexto a que me propunha. São iguais.

7 – Os órgãos oficiais de cultura do Piauí têm cumprido sua finalidade, no tocante à literatura? Comente.

Como não resido no Piauí, à distância é difícil opinar sobre esta questão

8 – Em relação ao Brasil, que diria da Literatura Piauiense?

Como na época de Abdias Neves em que ele não participou do Simbolismo brasileiro dado o distanciamento cultural em que se encontrava o Piauí, nosso Estado tem autores a nível de outros estados federativos, mas nem todos conseguem uma patamar mais alto.

9 – Que importância atribui à internet na divulgação literária?

A rapidez da comunicação, o grande número de acessos à paginas da internet até mesmo em pequenos centros por meio de blogs, portais, acho de uma importância fundamental para divulgação da obra e do escritor.

10 – Como e por que se fez literato?

Primeiramente, por uma necessidade interior de criar, de produzir, de dividir aquele meu mundo, minhas emoções, minhas ideias, depois, ajudar a minha cidade a sair do marasmo cultural a que estava condenada.

Um comentário:

  1. Olá, poeta!
    Andei sumido, mas eis-me aqui a parabenizá-lo pela iniciativa de entrevistar os hodiernos literatos piauienses. A sua iniciativa foi bastante oportuna, pois ainda é difícil encontrar Biografias do público o qual o senhor escolheu como objeto de trabalho. Parabéns!

    ResponderExcluir