quinta-feira, 2 de setembro de 2010

A VIAGEM

ALCIONE PESSOA LIMA

Soltas as mãos...mesmo sob resistência...presos pelo coração.
Um olhar pensante...uma fotografia de tão longe...
E lá está compondo uma nova paisagem...
Talvez em um trem...um presente: a felicidade!
Ou sob uma imensidão...
Pode estar também em uma tulipa, cuja gota de orvalho dela caindo transforma-se em uma janela para alma.
Um cheiro de civilização...um sonho, luzes da ribalta revelando a bailarina na ponta dos dedos...Um momento de êxtase.
Lugares nunca vistos...desejos realizados...
Um olhar que brilha, filmando tudo, até o passado...
Em um encontro consigo mesmo...
Gostoso relembrar essa viagem que nunca fiz
Pois, na beira do cais da vida, é possível realizar esse sonho,
Que comigo um dia se apagará.

Um comentário:

  1. Outro dia, um colega de profissão que tem um talento especial (é uma espécie de professor Pardal)comentou comigo sobre uma idéia dele de construir uma panela térmica que proporcionaria uma grande economia no consumo de gás ao fazer cozimentos, porém, nunca a colocara em prática. Acredite, eu pasmei quando vi na TV um jovem cientista apresentando um ivento baseado na mesma teoria de meu colega. Liguei para ele imediatamente e contei-lhe o ocorrido. Imagino a sua reação: Ele deve ter se visualizado apresentando aquele invento e sendo ovacionado e num piscar d'olhos lembrar-se que aquilo poderia ter sido com ele, mas não foi. É como se ele, por um instante, se desprendesse do seu próprio ser e visse que as suas intenções eram diferentes das suas ações. Tais quais dois rios de personalidade correndo no mesmo leito sem fundir-se.
    Este caso usei para ilustrar o que senti ao ler "A VIAGEM": Permiti que a razão me cegasse diante da emoção. A visão de homem que eu tinha na minha pré-adolecência não retrata o homem que me tornei, muito embora ainda acredite que aquele modelo de homem seja aquele que no fundo das minhas intenções seja a minha meta. Deixei que o ranger frenético da minha correria não me desse tempo para admirar a grandeza incontida nas coisas mais simples, mas também mais fascinantes. Temo por que modelo de homem tenho contribuído para formar na cabecinha de meus filhos. Temo também por ser tarde de mais quando eu resolver "vestir" a roupagem desse modelo de homem ainda existente no meu íntimo.

    É por isso que o sábio rei Salomão disse: Tudo é vaidade, é uma corrida atrás do vento.

    O físico só estará bem quando o mental, o emocional e o espíritual estivem em equíbrio.

    ResponderExcluir