sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

ACADÊMICO REGINALDO MIRANDA RECEBE MEDALHA DO MÉRITO RENASCENÇA


            O acadêmico Reginaldo Miranda, atual presidente da Academia Piauiense de Letras, será agraciado com a Medalha da Ordem Estadual do Mérito Renascença do Piauí.
Reginaldo Miranda é advogado e historiador com extensa obra publicada, onde resgata as origens do Estado do Piauí. Nasceu em Bertolínia e possui 46 anos de idade.
A solenidade acontecerá no Cine Teatro de Oeiras no próximo dia 24 de janeiro, às 11 horas e faz parte das comemorações alusivas ao 188º aniversário da adesão do Piauí à Independência do Brasil. A programação consta ainda de hasteamento das Bandeiras, desfile militar, culto e missa em ação de graças, com a presença do governador Wilson Martins, Grão Mestre da Ordem Estadual do Mérito Renascença do Piauí.
O Piauí tem a Ordem Renascença, comenda de mérito e relevo, instituída pelo Decreto n° 1588, de 31 de Março de 1973 e regulamentada pelo Decreto n° 1962, de 17 de fevereiro de 1975. A homenagem foi criada pelo então governador Alberto Silva, sob inspiração de dois importantes intelectuais do Estado: Armando Madeira Basto e Arimathéa Tito Filho, ambos membros da Academia Piauiense de Letras.
De tradição universal, a Ordem Estadual do Mérito Renascença do Piauí é uma láurea destinada a agraciar personalidades e entidades nacionais e estrangeiras que, por relevantes serviços prestados ao Estado do Piauí, se tenham tornado dignas da gratidão, admiração e reconhecimento do povo e do governo piauiense.
O governador Wilson Martins ressaltou a importância da comenda e a seriedade do processo de escolha dos agraciados. “A Ordem Estadual do Mérito Renascença do Piauí é um reconhecimento àqueles que prestam serviços ao Estado e fazem do nosso Piauí um lugar melhor. Os agraciados são escolhidos por um Conselho, que estuda as sugestões de instituições e entidades de classe e analisa o currículo e a história desses piauienses, conferindo a medalha aos que representam um modelo de profissional e ser humano para a nossa sociedade”, ressaltou Wilson Martins.

Confira a programação:

Dia 24 de janeiro (Segunda-feira)

08h- Hasteamento das Bandeiras e Desfile Militar
Local- Paço Municipal
Praça das Vitórias

8h30 - Culto em Ação de Graças
Local: Primeira Igreja Batista
Rua Professor Rafael Farias, 697

10h - Missa em Ação de Graças
Local: Catedral de Nossa Senhora da Vitória

11h - Solenidade de Outorga da Ordem Estadual do Mérito Renascença Piauí
Local: Cine Teatro Oeiras

Nenhum comentário:

Postar um comentário