terça-feira, 24 de maio de 2011

DIÁRIO INCONTÍNUO



24 de maio

OS SONHOS DE NILEIDE SOARES

Elmar Carvalho

Tempos atrás, a Nileide Soares me pediu uns livros de minha autoria para um projeto que ela tinha. Soube, agora, que esses volumes estão numa biblioteca do Sindicato dos Trabalhadores da Educação desta cidade de Regeneração, que ela ajudou a criar, embora não seja sócia dessa entidade de classe. Como justa homenagem, deram à biblioteca o seu nome. Na solenidade de inauguração, as professoras Nazaré e Ilda e mais a homenageada declamaram poemas de Socorro Santana, Nileide e Elmar Carvalho. Foram expostos grandes retratos dos escritores Nileide Soares, Paulo Nunes, Gomes Campos, Reginaldo Miranda, José Teixeira, Socorro Santana e deste diarista, todos da autoria de um jovem estudante regenerense. Pronunciaram discursos a professora Mercês de Jesus, presidente do SINTE local, a representante do SINTE estadual e a patrona da biblioteca, Nileide Soares. Uma equipe de cinegrafistas do Ponto de Cultura Terra de Bruenque documentou o evento. Portanto, foi uma bela festa cultural.

Conheço Nileide há alguns anos, e sei de sua luta em prol da cultura e das causas de interesse social. Vários anos atrás, participei de um evento literário em Amarante, ao qual ela compareceu. Foi a primeira vez que a conheci pessoalmente, se não estou enganado. Nessa oportunidade, contou-me ela que teve acesso, em tempos mais remotos, ao meu opúsculo Noturno de Oeiras, através do amigo comum Gutemberg Rocha, que lhe fizera o belo prefácio. Acrescentou que levou um ou mais exemplares dessa obra a Salvador, para presentear uns seus parentes que ali residiam. Isso me teve um sabor de indireto elogio.

Recentemente, ela me revelou que está preparando a publicação de um livro, que conterá pequenos ensaios de sua autoria, sobre assuntos diversos, entre os quais reflexões sobre temas da atualidade e meditações sobre a vida. Conteúdo ela tem de sobra para a empreitada, e os há de expor em seu estilo agradável, claro e fluente. Também me contou que tem o sonho de recuperar um carro, que serviu a sua empresa gráfica e papelaria, e adaptá-lo para ser uma biblioteca ambulante, e assim percorrer os bairros de Regeneração, estimulando a leitura, através dos livros e da contação de estórias, com que atrairia sobretudo os jovens, como que ressuscitando uma época em que as pessoas, à boca da noite, se quedavam nos alpendres das fazendas ou nas calçadas das residências urbanas para simplesmente conversarem ou para a magia de ouvirem uma boa estória à Trancoso, em que as lendas, as crendices e superstições eram transmitidas e conservadas por meio da tradição oral.

Em tempos idos, eu lhe havia dito que talvez fosse interessante a realização de saraus literários ou lítero-musicais, ao menos uma vez a cada dois meses, mormente nas noites de lua cheia, em praça pública, em algum jardim ou sob florido caramanchão ou mesmo latada mais rústica. A Nileide Soares disse que pretende retomar e executar essa ideia. Sendo ela dinâmica, articulada e uma liderança cultural, sei que ela não terá grande dificuldade em realizar esses eventos, arregimentando músicos e declamadores, e projetando um seleto repertório de poemas e músicas. Talvez apenas uma flauta e um violão fossem suficientes, para que se revivessem as belas e melodiosas serenatas de outrora, tão diferentes da medíocre e barulhenta “música” de hoje, cujas letras degeneradas degradam e achincalham o sexo e a mulher, que era objeto de exaltação e enaltecimento nas músicas românticas de antigamente. Não tenho dúvida de que a Nileide realizará os seus projetos, como já realizou outros sonhos.

Um comentário:

  1. Dr. Elmar, este seu post foi muito feliz, justo reconhecimento a alguém que valoriza tanto a cultura, como a conterrânea e amiga Nileide.

    ResponderExcluir