domingo, 14 de agosto de 2011

DIA DOS PAIS

Simão Pedro e o irmão Turuka (Arq. Netto de Deus)




LEMBRANÇA PATERNA (*)

Simão Pedro

Na rádio Bitorocara a voz do Altemar me desperta com a canção do “Meu Velho”.Inevitável a lembrança, hoje,véspera do dia dos pais.A canção me leva ao longe, despertando lembranças escondidas pelo tempo.Meu Pai, ah! Se entre nós estivesse... Lembro de dos seus sonhos, dos planos que fazia quando fosse se aposentar. Venderia a farmácia e compraria uma Cafuringa velha para a gente passear. A Cascata, nosso sítio, seria a nossa morada definitiva; levaria para lá mais duas vaquinhas pra num faltar para nós, leite mugido e qualhada. Ficava contente demais, ao ouvir os seus planos. Fechava os olhos e me via junto a ele, passeando na Cafuringa contornando o açude grande. Meu Deus eu ficava imaginando nós dois o dia inteiro naquele sítio abençoado, os mergulhos no riacho debaixo da cachoeira. Nós dois deitados numa rede de tucum, balançando sob a oca, e ele me fazendo cócegas até me matar de rir. Ouviria suas histórias e na hora do almoço, comeria junto com ele um ovinho estrelado misturado com farofa, um dos seu pratos principais.
O sonho dele, pra mim era uma certeza. Imaginava ele velhinho, e eu cuidando dele, até que Deus o levasse. Esse era o plano mais que perfeito idealizado por nós; Mas Deus tinha feito outro plano e não avisou para nós. Levou ele tão cedo, deixando em mim uma saudade que eu nunca pude matar. Tornei-me uma criança triste, tinha só sete anos, quando da sua partida. Chorei muito pelos cantos, acabrunhado, descontente, com uma raiva de Deus danada, não me conformava em perder ele tão cedo. Foi uma infância difícil, sofri muito pra aceitar, ainda hoje, confesso, a saudade me persegue, mesmo tendo a certeza que a morte não nos separa.
Velho, meu querido velho, que não vi envelhecer, nossos sonhos continuam eles não podem morrer. Outras romagens faremos, outras vidas viveremos a caminhada pra Deus é eterna. Velho, meu querido velho, agora eu entendo melhor os planos de Deus para nós, era impossível vivenciar tanto amor numa existência só.
A música ainda prossegue, são versos tristes e saudosos, relembrando os bons tempos que revivemos agora. Meu coração te abraça com a ternura de sempre, a criança frágil de ontem, meu Pai, ainda hoje te pede colo. Assim vou vivendo, ora sorrindo, ora chorando, caminhando e cantando os versos tristes do boêmio:

“... Eu vivo os dias de hoje
Em ti o passado lembra
Só a dor e o sofrimento
Tem sua história sem tempo
Velho, meu querido velho...”

Acrescento, até um dia meu Pai.



EMOÇÃO NO CIRCO


Elmar Carvalho

Para João Miguel e Elmara Cristina

Pelas mãos tenras
de meus filhos
a magia do circo me chegou.

Atropelado por emoção e saudade
meu coração foi atirado de
lado a lado
pelas piruetas de
capetas e palhaços
infiltrou-se nos malabares
e me trouxe meu pai e o circo
encantado de minha infância.

As lágrimas escorriam
e eram estrelas e vaga-lumes
que pingavam da cartola
ensopada de um mago...

A lembrança de meu pai
assomou da sombra do passado
suavemente sentou-se ao meu lado
tomou-me as mãos
as mãos de uma criança.


(*) Texto publicado, como comentário a uma matéria de minha autoria, no blog Bitorocara. Achei apropriado publicá-lo como uma homenagem ao dia dos pais.

2 comentários:

  1. Estava ontem pensativo, procurando por aqui alguma novidade.Vi a publicação com a foto de seu pai, senti-me tocado e saudoso pela ausência do meu pai. Comecei a escrever pra aliviar a angustia que insistia em ficar.Pra surpresa minha, ao despertar bem cedinho,tive a grata surpresa de ver publicado na sua página o que ontem escrevi e junto ao texto, as fotografias que falavam mais que as palavras escritas. Minha gratidão a você pelo carinho de sempre.Um feliz dia pra você e ao abraçar o seu pai, leve também meu abraço.

    ResponderExcluir
  2. eu adoro essa poesia kkkkkk pq será?bjs pai.. te amo!

    ResponderExcluir