quarta-feira, 3 de agosto de 2011

DIÁRIO INCONTÍNUO

Elmar Carvalho, Danilo Melo, Assis Brasil, Juarez Moreira Filho e Reginaldo Miranda

3 de agosto

LITERATURA PIAUIENSE NO TOCANTINS

Elmar Carvalho


A convite do secretário da Educação do Tocantins, Assis Brasil, Reginaldo Miranda da Silva, presidente da Academia Piauiense de Letras, e este diarista proferimos palestra em Palmas, na tarde do dia 29 de julho. O titular da pasta, o notável poeta Danilo Melo, é um velho amigo de lutas literárias, desde os tempos do jornal Inovação, época em que ele editou o tabloide cultural Litoral News, que bem merecia uma edição faquissimilada, em formato de livro, enfeixando seus vários números. Em sua rápida e ascendente carreira, foi secretário da Cultura do município de Parnaíba, da Educação de Palmas, durante seis anos, e agora é o secretário estadual da Educação. Segundo as informações de que disponho, exerceu esses cargos com dinamismo, competência e probidade.

Fomos participar da Feira Literária Internacional do Tocantins – FLIT, que na versão deste ano homenageou o escritor Juarez Moreira Filho, nascido em Ribeiro Gonçalves – PI. O auditório da FLIT também ostentava o seu nome. Deu-nos total atenção e assistência, durante todo o tempo em que estivemos no evento. Presenteou-nos com livros de sua autoria, e enviou alguns para os acadêmicos Humberto Guimarães e Palha Dias. A Feira foi arrojada e de vasta programação. Houve palestra de escritores famosos, em nível nacional e internacional. Houve, ainda, mesas redondas, oficinas, apresentações musicais e de violeiros, além de performances e exposição de livros. Entretivemos conversa com os escritores Odir Rocha, Osmar Casagrande, Mário Ribeiro Martins, todos membros da Academia Tocantinense de Letras, que nos presentearam com livros de sua autoria. Tivemos boa recepção e acolhida, graças à equipe da Secretaria da Educação, de que fazia parte Adriana Dias, nosso contato em Palmas.

Assis Brasil falou sobre literatura e ecologia. Embora ele seja muito contido em conversa e não seja dado a rasgos de oratória, avesso a frases bombásticas e de efeito, sem voz tonitruante e vibrátil, e refratário a performáticas gesticulações, pode ser considerado um mestre na arte da conferência, e sabe usar o microfone com eficácia, de modo que a sua voz, de pouca extensão, ganha corpo, textura, timbres e ritmo, que captam a atenção do ouvinte. Sem nada levar nas mãos – nem livros e nem anotações – proferiu a sua palestra como se estivesse lendo um texto, ou como se estivesse “atuado”. Não titubeou, não gaguejou e nem precisou retificar afirmações no decorrer de sua fala. Citou datas, lugares, nomes de autores, sem equívocos e sem dubitações, apesar de sua conferência haver sido rica em detalhes e novidades, e em informações polêmicas e ousadas, que passavam ao largo das trivialidades ecológicas. Em suma: era senhor de seu tema.

Eu e o Reginaldo Miranda discorremos sobre literatura piauiense. O Reginaldo, por ser eminentemente historiador, abordou com proficiência o início da educação no Piauí, os primeiros textos informativos, de caráter descritivo e historiográfico, bem como teceu considerações sobre alguns de nossos primeiros poetas e escritores. Também falou sobre a fundação da Academia Piauiense de Letras. Fiz uma síntese de nossa literatura. Expliquei os gêneros mais praticados por nossos escritores. Discorri sobre como e quando o modernismo chegou ao Piauí. Recitei de cor, para ilustrar minha conversa, rutilantes versos de Da Costa e Silva e Mário Faustino. E acredito ser esta a maior homenagem que se pode prestar a um poeta, vivo ou morto.



EDUCAÇÃO INTEGRAL EM PALMAS

Elmar Carvalho

Atendendo convite do secretário da Educação de Palmas, professor Zenóbio Júnior, fomos – Assis Brasil, Reginaldo Miranda e eu – conhecer uma das recém inauguradas escolas de tempo integral. Era um prédio grande, bem construído, no qual foram empregados materiais de boa qualidade. Vimos os laboratórios para as aulas práticas e experimentais, as salas de aula, a biblioteca, o auditório/teatro, as quadras polivalentes para jogos, o campo de futebol, devidamente gramado, e as piscinas, sendo uma semi-olímpica. Ressalto que as quadras, que tinham piso adequado e moderno, e o campo futebolístico possuiam arquibancadas. As piscinas tinham uma cobertura, que imitava um livro aberto sobre elas. Os alunos recebem três refeições por dia. Durante o périplo da visita, quase uma vistoria, o secretário da Educação e a diretora do colégio nos prestavam explicações e respondiam nossas indagações.

Segundo eles, a educação integral desse educandário, além da viabilidade social (que não se mede em moedas), por tirar o jovem do ócio e das ruas, também é vantajosa financeiramente, uma vez que a unidade comporta mais de 1.500 alunos, pois, em sistema de revesamento por turno, enquanto a metade dos alunos está na sala de aula, para a educação formal, a outra metade fica em atividades experimentais, culturais e esportivas, ocupando os laboratórios, o espaço dos computadores, as quadras, o teatro/auditório, as piscinas, a biblioteca, etc. Devo confessar que ao contemplar esse grande esforço em prol de uma educação, que sempre preguei em palestras e conversas, fiquei tomado de emoção, sobretudo por ver e sentir que ainda existem pessoas idealistas, abnegadas e que amam o que fazem. Fiquei orgulhoso de ser piauiense, porquanto o secretário repetiu, algumas vezes, que tudo isso só foi possível graças à vontade política do prefeito de Palmas, Raul Filho, que é piauiense do município de Gilbués. Posso dizer que eu, Reginaldo Miranda e Assis Brasil aplaudimos esse projeto, que deveria ser paradigmático em termos de educação integral no Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário