quinta-feira, 10 de novembro de 2011

DIÁRIO INCONTÍNUO

José Francisco recebendo a premiação


10 de novembro

UM JUSTO LOUVOR

ELMAR CARVALHO

Normalmente, o jornalismo, seja impresso, virtual, radiofônico ou televisionado, de muitos anos a esta parte, tem dado muito destaque aos crimes, sobretudo aos mais hediondos, chocantes e escabrosos, com ênfase para os de caráter passional ou sexual. Até parece que quanto mais sangrentos e mais escandalosos, mais espaço e destaque merecem. Pouco se divulgam os valores individuais, os esforços dos abnegados, os heroísmos discretos e anônimos dos heróis do cotidiano. Muitos artistas da periferia das grandes cidades quase não recebem incentivo nem publicidade. Igualmente, o voluntariado dos desprendidos, dos que se preocupam com o próximo, também é quase invisível, e a pauta da chamada grande imprensa não lhes dá a merecida cobertura, até para que servissem de exemplo a outras pessoas, que lhes pudessem seguir os passos.

A unidade escolar que funciona no prédio do patronato N. S. de Lourdes, em Campo Maior, conquistou uma das melhores classificações do IDEB no âmbito do estado do Piauí, e por isso mesmo merece todos os elogios e a admiração dos campomaiorenses. Vou além: fatos como esse merecem a homenagem e o incentivo do poder público, inclusive financeiro e material, através de doação de equipamentos didáticos e infraestruturais, como estímulo à saudável concorrência comercial. Para os educandários exemplares, a carga tributária poderia ser reduzida, proporcionalmente a seu desempenho na avaliação qualitativa. Também poderiam ser firmados convênios e parcerias sérias entre essas entidades de ensino e o Poder Público. É certo que algum incentivo e premiação existem, mas de forma acanhada, tímida, sem muita divulgação na mídia.

Em virtude de esse colégio ter sido o primeiro colocado no município, no certame do IDEB, ficou com o direito de promover uma eleição direta para o corpo discente escolher o melhor mestre, que receberia uma homenagem e prêmio do governo estadual. Através da eleição, foi escolhido como melhor professor José Francisco Marques, velho amigo, filho do saudoso Gerson e de dona Ausair, amigos de meus pais. Com muito esforço pessoal e determinação, Zé Francisco, já pai de família e já exercendo o magistério há mais de década, conseguiu fazer o curso superior de Licenciatura em Letras – Inglês, na cidade de Esperantina, através da Universidade Estadual, durante as suas férias letivas. Posteriormente, fez pós-graduações, tornando-se especialista em Produção Textual e Linguística, com o objetivo de aperfeiçoar-se em seu labor, o que requer muita força de vontade e determinação. Zé Francisco foi eleito por uma votação expressiva, que reconheceu a sua dedicação e esforço pessoal em bem cumprir a sua missão magisterial. Além da honraria, o mestre recebeu do governo do Piauí, como prêmio, um aparelho de data show, com o qual certamente enriquecerá e ilustrará suas aulas de Inglês, tornando-as mais atraentes e didáticas. Em 2004 já lograra ser escolhido como professor nota 10, por votação dos alunos do Instituto de Ensino Intellectus.

José Francisco Marques, desde a sua meninice, sentiu-se atraído pelo estudo, pela cultura e pelo esporte. Auxiliou o seu primo/irmão João Bartolomeu na criação e organização do time de futebol Palmeiras, que era um dos melhores times, em seu tempo, do futebol amadorístico de Campo Maior, na categoria juvenil, no qual tive a honra de atuar como goleiro. No campo da cultura, desde bem jovem, maneja teclado e violão, além de cantar, sendo aplaudido por todos que têm a oportunidade de ouvi-lo.

Leitor de obras literárias e bem informado, tem uma conversa agradável, em que se vislumbra sua cultura e inteligência. Embora bissexto como escritor, quando resolve escrever alguma crônica ou artigo, o faz com clareza, fluência e riqueza de conteúdo, demonstrando dominar o tema sobre o qual discorre. Por alguns anos, foi também radialista, quando incentivou a participação de artistas campomaiorenses em programa radiofônico, difundindo esses talentos da voz e da execução instrumental. Coroando seu sucesso profissional, é um bom caráter, uma personalidade ímpar que honra o magistério de sua terra, certamente servindo de paradigma a seus vários e jovens discípulos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário