terça-feira, 6 de março de 2012

AOS PIAUIENSES COM TODA PIAUENSIDADE OU NÃO...

Vicente de Paula (de costas), Dominguinhos (ao sax), Jonas Fontenele, Elmar Carvalho e Conceição Teles, na diretoria da Maison Fontenele

JONAS FONTENELE

- Eu, Piauiense de Parnaiba, morando fora do Estado desde os 14 anos, sempre sou agraciado pelos amigos com presentes que fazem lembrar o Piauí, seja um quadro, seja uma foto, qualquer coisa que me faça transportar um pouco ao Estado natal.
Um dia, tempos atrás, sinceramente não sei quem, me trouxe um cd intitulado “O DIA EM QUE O MÃO SANTA PERDEU O EMPREGO” que era uma gravação do show do JOÃO CLÁUDIO MORENO, onde ele, em humor fino, satirizava diversas passagens do Senador Mão Santa, tanto no Senado, como no Governo do Estado. Fiquei maravilhado com a forma do humor, a imitação perfeita do Mão Santa, da Dercy e outros personagens, achei de uma fineza total, ele encerrar o show onde ele satiriza o Mão Santa, declamando um poema de autoria da mãe do mesmo. Vi também no CD que o mesmo tinha um grande senso de responsabilidade social e depois fiquei sabendo que ele tinha sido eleito vereador por Teresina. Sinceramente, até o recebimento do CD eu não sabia da existência de JOÃO CLAUDIO MORENO, falei com minha esposa que me alertou que era um Piauiense de PIRIPIRI, e que fazia um personagem junto com Chico Anísio, chamado de CARETANO VELOSO, que tinha um bordão que após afirmar qualquer coisa, saía com um ...OU NÃO.
É certo que a comunidade Piauiense não é pequena aqui em Brasília, e lógico que conheço e convivo com inúmeros, e para todos que mostrava o CD, todos sem exceção, queriam cópia do mesmo. Dentre vários amigos que cultivo, um deles, o CLEBER LOPES que não é Piauiense, se encantou com o CD de uma forma que, dificilmente, quando estamos juntos, ele não faça uma menção a uma passagem do mesmo.
Um dia, estava eu de férias em Parnaiba e soube que o JOÃO CLÁUDIO ia fazer um show em Parnaiba, não pensei duas vezes e comprei vários ingressos, pra mim, minha esposa e alguns amigos, mas para minha decepção fui informado no local que o show havia sido cancelado, em face de uma gripe que havia acometido JOÃO CLAUDIO, pelo menos foi essa a desculpa que nos deram, e lá se foi a chance de ver ao vivo o artista que tanto admirava.
Em Teresina de volta pra Brasília, fui almoçar no Capote da Dalva, e lá vi vários quadros de shows do JOÃO CLÁUDIO, e um em especial me chamou a atenção, que era um em que estavam juntos JOÃO CLÁUDIO e ROBERTO MULLER, um ídolo meu desde criança, e o cartaz dizia: PIRIPIRI, PIRACURUCA E O MUNDO SE RENDEM AO TALENTO DESSES DOIS. Sinceramente lamentei não ter assistido ao show, pois sou fã de ROBERTO MULLER desde que eu era criança.
Ali olhando o cartaz fiquei pensando como gostaria de pendurar um quadro desse na minha casa, mas nem pensei em propor qualquer condição para ficar com o mesmo, pois pelo que vi, o JOÃO CLÁUDIO ou é muito amigo da DALVA ou tem algo com o lugar pois lá tem vários quadros de vários shows seus.
Carnaval de 2012, resolvo me refugiar na Barra Grande, onde esqueço um pouco dos processos criminais que me povoam o dia-a-dia, com mortes, tramas brutais e outras violências, que só quem é do ramo sabe quão angustiante é. Não digo nem que é férias, já que são poucos dias, mas é uma espécie de botão “DESLIGA” que me faz simplesmente não pensar nas misérias humanas que me envolve o trabalho do dia-a-dia. Este carnaval foi muito especial, já que fui agraciado com a visita de inúmeros amigos, entre outros meu dileto amigo Juiz e Poeta ELMAR CARVALHO e sua esposa FÁTIMA, CONCEIÇÃO TELES, CANINDÉ, DE PAULA e DOMINGUINHOS. Depois, ainda tive a felicidade de passar algumas horas ouvindo DOMINGUINHOS, RORAIMA e JABUTI, que inesperadamente apareceram e fizeram um show particular, daqueles impagáveis.
A volta pra Brasilia me trouxe uma surpresa dessas que só o destino há de explicar. Tento eu agora explicar o acontecido: Eu ia viajar no vôo das 07:30 da manhã do dia seguinte e acordara no dia anterior por volta da 22:00hs, sem sono algum, resolvi sair pra comer algo e tomar uma gelada para esfriar o espírito. Na mesma rua onde estava hospedado (casa), entro em um restaurante e ao me sentar vejo uma pessoa sentada ao meu lado que estranhamente me parecia familiar e instintivamente o cumprimentei, sem me dar conta de que quase não conheço ninguém em Teresina e só depois de cumprimentá-lo é que me dei conta que era o JOÃO CLAUDIO MORENO, mas aí já tinha feito a besteira e para minha surpresa ele me retornou o cumprimento e como não podia deixar de ser elogiei o seu trabalho relativo ao CD que possuo, e a conversa fluiu de modo que não demorou muito eu estava conversando com ele e com seu primo como se o conhecesse há tempos.
Falei pra ele do quadro que muito me agradou do show com o ROBERTO MULLER, e ele ficou me olhando, como se medindo se aquilo era verdade ou sacanagem e a conversa andou de um jeito até que o restaurante fechou e pra minha surpresa ele me convidou pra irmos a outro local onde ainda estava aberto, e lá mais bate papo, muito risos, imitações, e fiquei sabendo que aquele trabalho dele (do Mão Santa) já era antigo e ele nem mesmo lembrava de alguns trechos que eu lhe relatava para demonstrar que eu gostara mesmo do seu trabalho, e aproveitei lhe falei do meu amigo CLEBER LOPES que também se tornou seu fã.
A noite se acabando, o vôo se aproximando, fui agraciado com o convite para ir até seu apartamento para bebericarmos a saideira, e lá fui presenteado não só com o quadro do show dele com o ROBERTO MULLER, mas também com diversos DVDS do programa ENTRE NOMES, o certo é que quase perdi o vôo da manhã. CLEBER LOPES também foi agraciado com a generosidade do JOÃO CLÁUDIO MORENO com um DVD devidamente autografado.
Como diz o Senador Mão Santa, a ignorância é audaciosa e eu ignorante do grande trabalho desenvolvido por JOÃO CLÁUDIO audaciosamente naquela noite o cumprimentei, acho que se soubesse do grande artista que ele é, e do trabalho intelectual desenvolvido por ele, teria tido o cuidado de passar ao largo, pois pensaria que ele seria petulante o bastante para não devolver o cumprimento.
Aceite meu agradecimento e meu abraço JOÃO CLAUDIO, com toda minha PIAUENSIDADE....OU NÃO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário