sexta-feira, 23 de março de 2012

DISCURSO DE POSSE DO DES. HILO DE ALMEIDA SOUSA (*)




A BÍBLIA, NO LIVRO DE ECLESIASTES, CAPÍTULO 3, ENSINA QUE "TUDO TEM SEU TEMPO DETERMINADO, E HÁ TEMPO PARA TODO PROPÓSITO DEBAIXO DO CÉU".
HOJE, PARA MIM, É TEMPO DE ALEGRIA. TEMPO DE ESCANCARAR MEU MELHOR SORRISO E AGRADECER A DEUS POR TUDO QUE ELE TEM FEITO.
NASCI EM 1957, NO MUNICÍPIO DE MIRADOR, ESTADO DO MARANHÃO, E ATÉ OS 05 (CINCO) ANOS DE IDADE CRESCI, JUNTAMENTE COM MEUS OITO IRMÃOS, EM UM CONTEXTO RURAL.
MINHA VISÃO DE MUNDO LIMITAVA-SE ÀS PORTEIRAS E CURRAIS DA FAZENDA MOCAMBINHO... MAS MEUS PAIS SE EMPENHARAM EM AMPLIAR ESSA VISÃO. APESAR DE NÃO TEREM QUALQUER FORMAÇÃO ESCOLAR, ELES ACREDITARAM NO VALOR DA EDUCAÇÃO E MUDARAM COM A FAMÍLIA PARA A CIDADE DE COLINAS, ONDE EU E MEUS IRMÃOS PUDEMOS INICIAR NOSSOS ESTUDOS.
DE COLINAS, FELIZ E ORGULHOSO, RELEMBRO A VIDA SIMPLES E HUMILDE NA RUA DUQUE DE CAXIAS, TRADICIONAL RUA DO FOGOSO, A CONVIVÊNCIA FRATERNA COM OS IRMÃOS E OS AMIGOS. COM OS IRMÃOS, DIVIDINDO O PÃO DE CADA DIA E ALIMENTANDO SONHOS E ESPERANÇAS. COM OS AMIGOS, COMPARTILHANDO BRINCADEIRAS SAUDÁVEIS E MOMENTOS DE ENTRETENIMENTOS PRÓPRIOS DA IDADE, ORA JOGANDO PELADAS, EMPINADO PIPA E ORA COLHENDO MANGAS NOS FUNDOS DOS QUINTAIS.
PARA OS INCRÉDULOS QUE PORVENTURA OBSERVASSEM MEU CONTEXTO, O DIA DE HOJE E TUDO O QUE ELE REPRESENTA PARECERIA IMPROVÁVEL. MAS PARA DEUS NÃO HÁ IMPOSSÍVEIS. É O QUE POSSO TESTEMUNHAR, QUANDO CONSIDERO TODOS OS SEUS MARAVILHOSOS FEITOS. FOI ELE QUEM ME SUSTENTOU E ME DEU SONHOS E ABRIU AS PORTAS CERTAS.
EM 1968, A PRIMEIRA DELAS FOI ABERTA. TIVE O FELIZ PRIVILÉGIO DE INTEGRAR O CORPO DISCENTE DO CENTRO INTEGRADO DE EDUCAÇÃO DE COLINAS, O CINEC, DIRIGIDO PELO QUERIDO E VANGUARDISTA PROFESSOR JOSÉ MANOEL DE MACEDO COSTA. A ESCOLA DESTACOU-SE POR SUA EXCELÊNCIA NO ESTADO DO MARANHÃO E FOI OBJETO DE REPORTAGEM PELA REVISTA VEJA, NA DÉCADA DE 60, QUE ENALTECEU SEU PROJETO INOVADOR.
TAL QUAL A FLOR DE MANDACARU, AQUELA ESCOLA NASCEU COMO MARCO DE VIDA, EM MEIO ÀS AGRURAS E DIFICULDADES DO INTERIOR NORDESTINO. COMO MANANCIAL NO DESERTO, AQUELA FONTE DE SABER NOS SACIAVA E ESTIMULAVA A SEGUIR EM BUSCA DE NOVOS HORIZONTES.
NÓS, ALUNOS, FICAMOS MARCADOS PELO IDEAL DE BUSCA INCESSANTE PELO SABER, TÃO BEM FRISADO NA INSPIRADORA LETRA DO HINO DA REPÚBLICA ESTUDANTIL COLINENSE, DE AUTORIA DO SAUDOSO MAESTRO E PROFESSOR JUAREZ MACEDO E SEMPRE ENSINADO COM DEVOÇÃO PELA NOSSA QUERIDA PROFESSORA DE EDUCAÇÃO ARTÍSTICA, HOJE MESTRE EM PRÁTICA DE ENSINO, PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO, PARA MIM, SEM DESMERECER SUAS INÚMERAS CONQUISTAS, MINHA QUERIDA PROFESSORA ESTELA ROSA.
TOMADO PELA SAUDADE PEÇO VÊNIA PARA LEMBRAR EM VOZ ALTA UMA ESTROFE DAQUELE CANTO QUE EXALTAVA O SABER:
"COLINENSES DE PÉ CONTEMPLAI
O NOVO SOL NO HORIZONTE A NASCER
ENTRE OS VERDES DAS NOSSAS COLINAS
VAI SURGINDO O FAROL DO SABER ".
COM O SUCESSO DA INOVADORA PROPOSTA PEDAGÓGICA E RECONHECIMENTO DE PROPORÇÃO ESTADUAL E NACIONAL, O PROFESSOR JOSÉ MANOEL DE MACEDO COSTA FOI CONVIDADO PELO GOVERNO DO ESTADO PARA COMPOR O GRUPO RESPONSÁVEL PELA IMPLANTAÇÃO DO CENTRO EDUCACIONAL DO MARANHÃO - CEMA, PERÍODO QUE A ESCOLA PASSOU A SER DIRIGIDA PELO JUIZ DE DIREITO DA CIDADE QUE TAMBÉM LECIONAVA AS DISCIPLINAS DE FRANCÊS, HISTÓRIA GERAL E O.S.P.B., FALO DO SAUDOSO MAGISTRADO, DIRETOR E MESTRE DR. JETRO SUL DE MACEDO, NATURAL DE PEDRO II - PI, EXEMPLO DE MAGISTRADO, PAI E MESTRE. HOMEM DE VASTO CONTEÚDO SÓCIO-HUMANÍSTICO.
A MINHA RELAÇÃO COM O PIAUÍ TEVE INÍCIO AINDA NA DÉCADA DE 70, QUANDO, AOS QUINZE ANOS AQUI CHEGUEI E FUI ACOLHIDO PELA FAMÍLIA GOMES CALADO, QUE TEM NAS PESSOAS DO SAUDOSO VILMAR VASCONCELOS E DEUSELITA CALLADO DE VASCONCELOS, ESTA AQUI PRESENTE, MARIDO E MULHER, OS SEUS REPRESENTANTES.
MESMO NUNCA TENDO SAÍDO DO SEIO DE MINHA FAMÍLIA, NÃO FOI DIFÍCIL ADAPTAR-ME AO NOVO MUNDO QUE PASSEI A VIVER, FACE TER A FAMÍLIA QUE ME ABRIGAVA EM SOLO PIAUIENSE OS MESMOS VALORES QUE ALICERÇAVAM A FORMAÇÃO DA MINHA PERSONALIDADE.
COM A MUDANÇA DE MEUS ANFITRIÕES PARA BRASÍLIA, FUI MORAR NO CENTRO DE PROMOÇÃO JUVENIL, DIRIGIDO PELO SAUDOSO PROFESSOR, JORNALISTA, SOCIÓLOGO, FILÓSOFO E TEÓLOGO, PADRE JAIME DE ALBUQUERQUE NEGROMONTE, CUJOS ENSINAMENTOS E EXEMPLOS MARCARAM INDELÉVEL NA FORMAÇÃO DO MEU CARÁTER.
NESSE TEMPO, PUDE CONCLUIR O SEGUNDO GRAU, ATUAL ENSINO MÉDIO, NO LICEU PIAUIENSE.
AS PORTAS CONTINUAVAM A SE ABRIR. APROVADO NO VESTIBULAR DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA, SEGUI PARA A CAPITAL DAQUELE ESTADO, ONDE NO ANO DE 1980 ME GRADUEI EM DIREITO. TAMBÉM, PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA, GRADUEI-ME EM LICENCIATURA PLENA EM ADMINISTRAÇÃO, CONTABILIDADE E SECRETARIADO.
AINDA EM JOÃO PESSOA, FUI PROFESSOR DA DISCIPLINA "DIREITO E CONTABILIDADE" NA ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL OSVALDO PESSOA. COMO O BOM FILHO A CASA RETORNA E COMO DIRIA O POETA "REGRESSAR É REVIVER E NA VOLTA A GENTE NUNCA SE PERDE", VOLTEI PARA O MEU ESTADO, ONDE ATUEI COMO ADVOGADO DA SECRETARIA DO INTERIOR DO ESTADO DO MARANHÃO. NESTA OPORTUNIDADE, REGISTRO, AINDA, O APRENDIZADO E A EXPERIÊNCIA QUE ADQUIRI, DURANTE QUASE DOIS ANOS, COMO ADVOGADO DA FEDERAÇÃO DOS TRABALHADORES RURAIS DO ESTADO DO MARANHÃO-FETAEMA, OS QUAIS COLABORARAM PARA MINHA FORMAÇÃO PROFISSIONAL E A CONQUISTA DA MINHA APROVAÇÃO NO CONCURSO DO MINISTÉRIO PÚBLICO DO PIAUÍ.
EM 1983 FUI APROVADO NO CONCURSO DO MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DO PIAUÍ E PUDE RETORNAR PARA ESTE ESTADO, QUE ADOTEI COMO MEU LAR, POIS FOI AQUI QUE ME DESENVOLVI PROFISSIONALMENTE E TAMBÉM AQUI NASCERAM MINHA AMADA ESPOSA E MEUS TRÊS FILHOS.
COMO MEMBRO DO MINISTÉRIO PÚBLICO, TRABALHEI NA DEFESA DA ORDEM JURÍDICA, DO REGIME DEMOCRÁTICO E DOS INTERESSES SOCIAIS E INDIVIDUAIS INDISPONÍVEIS. FUI TITULAR DAS PROMOTORIAS DE GUADALUPE, PAULISTANA, JOSÉ DE FREITAS, PIRIPIRI E TERESINA (ONDE RESPONDI PELA 5a VARA CRIMINAL E PELA CURADORIA DA INFÂNCIA E JUVENTUDE). ATUEI, AINDA, NAS COMARCAS DE COCAL, PARNAÍBA E PIRACURUCA.
ENQUANTO PROMOTOR DE JUSTIÇA, COORDENEI O CENTRO DE APOIO OPERACIONAL DAS PROMOTORIAS DA INFÂNCIA E DA JUVENTUDE E ASSESSOREI O CORREGEDOR GERAL DO MINISTÉRIO PÚBLICO DR. ANTÔNIO GONÇALVES VIEIRA.
NOS ÚLTIMOS ANOS, EXERCI O CARGO DE PROCURADOR DE JUSTIÇA, ONDE ATUEI NAS CÂMARAS REUNIDAS CÍVEIS E CRIMINAIS E NA Ia CÂMARA CRIMINAL, DESTE EGRÉGIO TRIBUNAL.
HOJE PREENCHO A VAGA DESTINADA AO QUINTO CONSTITUCIONAL RESERVADO AO MINISTÉRIO PÚBLICO, PREVISTO NA CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA, EM SEU ART.94. INGRESSO NO PODER JUDICIÁRIO COM O MESMO ENTUSIASMO COM QUE ENTREI NO MINISTÉRIO PÚBLICO, A QUASE 30 (TRINTA) ANOS.
O TEMPO, COM SUAS FRUSTRAÇÕES E DESALENTOS, NÃO FOI SUFICIENTE PARA DESTRUIR MEUS SONHOS E MINHA CRENÇA NA JUSTIÇA E NO BEM.
AO LONGO DOS ANOS DE CARREIRA, CONHECI AS MAIS DIFERENTES PARTES, LITIGANDO NAS MAIS DIFERENTES CAUSAS, OBTENDO AS MAIS VARIADAS RESPOSTAS DO PODER JUDICIÁRIO.
APRENDI QUE:
- MAIS QUE ARGUMENTOS OU DISPOSIÇÕES LEGAIS, AS PEÇASPROCESSUAIS TRAZEM SENTIMENTOS, EXPECTATIVAS,
SONHOS, DESEJOS;
- PARTES SÃO PESSOAS, APRESENTANDO SUAS RAZÕES,ESPERANÇOSAS DE QUE O ESTADO AS AMPARE E CRENTES DEQUE A JUSTIÇA PREVALEÇA;
  • A LIBERDADE É O BEM MAIS VALIOSO E, POR ISSO MERECE O MAIS FINO TRATO. PORTANTO, DEVO EMPENHAR-ME AO MÁXIMO EM GARANTIR O CONTRADITÓRIO E A AMPLA DEFESA, CUIDANDO PARA QUE A PRISÃO NÃO SE SUSTENTE EM DÚVIDAS;
  • A IMPARCIALIDADE DEVE VIR ASSOCIADA À MODERAÇÃO;
- O BOM JULGADOR É, ANTES DE TUDO, UM ATENTOOBSERVADOR E OUVINTE, UM CUIDADOSO LEITOR, QUE VAIALÉM DAS LINHAS, SEM, CONTUDO, FUNDAMENTAR-SE EMFATOS ESTRANHOS AO PROCESSO.
COMO SÓCRATES JÁ DIZIA: "TRÊS COISAS DEVEM SER FEITAS POR UM JUIZ: OUVIR ATENTAMENTE, CONSIDERAR SOBRIAMENTE E DECIDIR IMPARCIALMENTE."
- DIANTE DOS CONFLITOS ENTRE VALORES E DIREITOS,DEVEMOS PESÁ-LOS CUIDADOSAMENTE, OBSERVANDO-OS NOCASO CONCRETO E PONDERANDO COM EQUILÍBRIO O JURISTA LUÍS ROBERTO BARROSO, AO DIRIGIR-SE A UMA TURMA DE FORMANDOS CERTA VEZ, DISSE:
"A JUSTIÇA NÃO É INCOMPATÍVEL COM O PERDÃO, COM A COMPAIXÃO, COM A SOLIDARIEDADE ÀS VIDAS QUE NÃO DERAM CERTO. OUVI DE UM GRANDE JUIZ A SEGUINTE CONFISSÃO: 'AO LONGO DA VIDA, JÁ ME ARREPENDI DE TER SIDO JUSTO, MAS NUNCA DE TER SIDO BOM'. A JUSTIÇA NÃO É FEITA DE CERTEZAS ABSOLUTAS OU DE VERDADES PLENAS. A VIDA TEM MUITOS PONTOS DE OBSERVAÇÃO. ÀS VEZES, CADA UM TERÁ DÚVIDA INTERNA REAL SOBRE O QUE É CERTO E JUSTO."
O CONSTITUINTE, PREOCUPADO EM PRESERVAR OS VALORES MAIS CAROS DE NOSSO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO, ESTABELECEU NO ART. 60, § 4o, DA CONSTITUIÇÃO, A FORMA FEDERATIVA DE ESTADO; O VOTO DIRETO, SECRETO, UNIVERSAL E PERIÓDICO; A SEPARAÇÃO DOS PODERES; E OS DIREITOS E GARANTIAS INDIVIDUAIS COMO CLÁUSULAS PÉTREAS. HOJE ELEJO COMO CLÁUSULAS PÉTREAS DE MINHA VIDA: A HUMILDADE, A FÉ NO DEUS SOBERANO, A IMPARCIALIDADE NO JULGAR.
NUNCA QUIS SER O PRIMEIRO, NEM O ÚLTIMO. MINHA META FOI SEMPRE ESTAR NO MEU LUGAR, NO TEMPO DETERMINADO POR DEUS, TRABALHANDO COM DISCRIÇÃO E EMPENHO. NÃO LUTEI POR DESTAQUE OU RECONHECIMENTO. O FATO DE EU ESTAR AQUI, DIANTE DOS SENHORES, SENDO RECEBIDO POR ESTA ALTA CORTE, NA RESPEITÁVEL FUNÇÃO DE DESEMBARGADOR, É APENAS A CONSEQÜÊNCIA NATURAL DE ANOS DE DEDICAÇÃO À JUSTIÇA, RECONHECIDA OPORTUNAMENTE PELOS MEUS COLEGAS DO MINISTÉRIO PÚBLICO QUE ME HONRARAM FAZENDO CONSTAR MEU NOME NA LISTA SÊXTUPLA; PELOS MEMBROS DESTA CORTE, ATUALMENTE MEUS PARES, QUE, PRATICAMENTE, À UNANIMIDADE, INCLUÍRAM MEU NOME NA LISTA TRÍPLICE, E, POR ÚLTIMO, PELO EXCELENTÍSSIMO SENHOR GOVERNADOR DO ESTADO, DR. WILSON NUNES MARTINS.
CREIO QUE A MINHA ESCOLHA REPRESENTA A CONCRETIZAÇÃO DOS PLANOS QUE DEUS SONHOU PARA MIM, ANTES MESMO QUE EU FOSSE FORMADO NO VENTRE DE MINHA MÃE. NÃO ME TORNO MAIOR OU MAIS IMPORTANTE. VEJO ESTE MOMENTO COMO MAIS UMA ETAPA DE MINHA MISSÃO ENQUANTO SERVO DA JUSTIÇA E DO DIREITO. AGORA, MAIS DO QUE NUNCA, TENHO A RESPONSABILIDADE DE SERVIR À SOCIEDADE, ESFORÇANDO-ME PARA APRESENTAR RESPOSTAS JUSTAS E EQUILIBRADAS ÀS MAIS DIVERSAS E INUSITADAS SITUAÇÕES QUE BATEM AS PORTAS DO JUDICIÁRIO E ZELAR PELA PAZ SOCIAL.
OS COLEGAS JUÍZES AQUI PRESENTES SABEM BEM O PESO DESTA RESPONSABILIDADE.
CALAMANDREI CONSEGUE DESCREVER TAL CARGA:
"CONHECI UM QUÍMICO QUE, QUANDO NO SEU LABORATÓRIO DESTILAVA VENENOS, ACORDAVA AS NOITES EM SOBRESSALTO, RECORDANDO COM PAVOR QUE UM MILIGRAMA DAQUELA SUBSTÂNCIA BASTAVA PARA MATAR UM HOMEM. COMO PODERÁ DORMIR TRANQÜILAMENTE O JUIZ QUE SABE POSSUIR, NUM ALAMBIQUE SECRETO, AQUELE TÓXICO SUTIL QUE SE CHAMA INJUSTIÇA E DO QUAL UMA LIGEIRA FUGA PODE BASTAR, NÃO SÓ PARA TIRAR A VIDA, MAS, O QUE É MAIS HORRÍVEL, PARA DAR A UMA VIDA INTEIRA INDELÉVEL SABOR AMARGO, QUE DOÇURA ALGUMA JAMAIS PODERÁ CONSOLAR?"
ATÉ AQUI A SIMPLICIDADE FOI A TÔNICA DE MINHA VIDA. CARREGO OS VALORES DO CAMPO, AS MARCAS DAS MUDANÇAS, AS EXPERIÊNCIAS DA VIDA. CONTINUO O MESMO MENINO DO INTERIOR, O MESMO HOMEM DE CHAPÉU, O MESMO ESPOSO E PAI. SE FOI COM HUMILDADE QUE CHEGUEI ATÉ AQUI, É ASSIM QUE PRETENDO CONTINUAR.
DEPOIS DE MAIS DE TRÊS DÉCADAS DE CONVIVÊNCIA COM ESSE VALOROSO POVO PIAUIENSE, SINTO-ME COMO FILHO DA TERRA, CONTERRÂNEO DE PIAUIENSES ILUSTRES DO PRESENTE E DO PASSADO TAIS COMO O JORNALISTA CARLOS CASTELO BRANCO - "O CASTELINHO", TORQUATO NETO, MARIO FAUSTINO, EVANDRO LINS E SILVA, MIN. REIS VELOSO; ALBERTO SILVA, PETRÔNIO PORTELA, DA COSTA E SILVA, ESTE QUE TÃO BEM CANTOU AS BELEZAS DO RIO PARNAÍBA, BELO RIO, VELHO MONGE, MANANCIAL QUE NAS PALAVRAS DO PRESIDENTE JOSÉ SARNEY "NÃO SEPARA, MAS UNE ESSES DOIS ESTADOS". CONFESSO QUE ME SINTO, ÀS VEZES, VERDADEIRAMENTE UM HOMEM DIVIDIDO ENTRE O PIAUÍ E MARANHÃO. UMA METADE PERTENCENDO AO PIAUÍ E A OUTRA AO MARANHÃO, NÃO SABENDO EU IDENTIFICAR QUAL DAS METADES PERTENCE AO PIAUÍ, SE A QUE ESTÁ COM A RAZÃO OU A QUE ESTÁ COM CORAÇÃO. A GEOGRAFIA, EM MEU SOCORRO, FELIZMENTE, RESPONDE À MINHA AFLIÇÃO ME PERMITINDO DIZER QUE PERTENÇO AO MEIO NORTE DO BRASIL.
CONHEÇO A REALIDADE HUMILDE DO POVO DESTE ESTADO. SINTO-ME BEM AO CONVERSAR COM OS SIMPLES, MESMO ESTANDO ENTRE OS NOBRES. INGRESSO NESTA CORTE COM O PROPÓSITO DE SOMAR ESFORÇOS COM MEUS PARES PARA DAR CONTINUIDADE À PROPOSTA DE GARANTIR A TODOS, INDISTINTAMENTE, E DE FORMA CÉLERE, O ACESSO À JUSTIÇA.
TOMO COMO LEMA A MENSAGEM DO MESTRE DOS MESTRES, QUANDO INSTRUÍA: "SE ALGUÉM QUER SER GRANDE SEJA ESTE QUE SIRVA."
AGRADEÇO A DEUS, POIS SEM ELE, EU NÃO ESTARIA AQUI. A ELE, POIS, SEJA SEMPRE TODO O LOUVOR!
AOS MEUS PAIS, ANTÔNIO ALVES DE SOUSA, SEMPRE ETERNO EM MINHA MEMÓRIA, HOMEM SIMPLES, UM HOMEM DO CAMPO QUE MESMO SEM ESTUDO, FOI UM HOMEM SÁBIO, QUANDO ACREDITOU NO ESTUDO E NO TRABALHO COMO A RECEITA IDEAL PARA EDUCAÇÃO DOS FILHOS. CÂNDIDA DE ALMEIDA SOUSA, PURA COMO SEU NOME, TAMBÉM SÓ ACREDITAVA NO BEM. SUA PUREZA D'ALMA, GENEROSIDADE E AMOR AO PRÓXIMO ERA TAMANHA QUE EXTRAPOLAVA OS LIMITES DO LAR, DA FAZENDA E DA CIDADE, ONDE PASSOU MAIOR PARTE DE SUA VIDA, COLINAS. O DOM DA PARTILHA E O AMOR AO PRÓXIMO SEM DÚVIDA FORAM SEUS MAIORES LEGADOS AOS FILHOS.
À MINHA IRMÃ, HILDA, E AO ESPOSO FAID, POSSO DIZER QUE ELA SE HOUVE COM MUITA COMPETÊNCIA NO POSTO DE IRMÃ PRIMOGÊNITA, NA PROTEÇÃO DOS MAIS NOVOS, NOS DANDO UM CUNHADO QUE MAIS QUE CUNHADO EM ALGUNS MOMENTOS FOI UM IRMÃO MAIS VELHO, EM OUTROS PAI, AMIGO, ETC.
AOS MEUS IRMÃOS HILTON, HILZA, MILDENIR, HIANIR, HILSONIR, HILMAR E KÁTIA QUE SEMPRE ESTIVERAM PRESENTES EM MINHA VIDA.
AOS CUNHADOS FRANCISCO, RAIMUNDO BRANDÃO E ANTÔNIO DE GUIMARÃES OLIVEIRA. ÀS CUNHADAS MARIA CELESTE E JESUS. AO MEU PRIMO JUCELINO FERRO. AO MEU PRIMO E COMPADRE JOSIMAR FARIAS.
AO MEU SOGRO, ANTÔNIO JOSÉ DA SILVA, QUE ME ACOLHEU EM SUA FAMÍLIA COMO O VERDADEIRO FILHO.
AO MEU AMIGO DE INFÂNCIA E COMPADRE JOSÉ BARROSO FEITOSA.
AO PROFESSOR JOSÉ MANOEL DE MACEDO COSTA, QUE ME DESPERTOU PARA AS LETRAS E ME DEU ASAS PARA SONHAR.
À FAMÍLIA CALADO, REPRESENTADA AQUI NA PESSOA DA DONA DEUSELITA GOMES CALLADO, PELA FORMA CARINHOSA COM QUE ME ACOLHERAM, QUANDO EU ERA APENAS UM MENINO SIMPLES DO INTERIOR.
AO PADRE JAIME, ENTRE NÓS EM MEMÓRIA, QUE FOI COMO UM PAI EM MINHA JUVENTUDE.
AOS AMIGOS DO MINISTÉRIO PÚBLICO, COMPANHEIROS DE LUTA, COM QUEM PUDE TER UMA CONVIVÊNCIA HARMÔNICA EM TODOS ESSES ANOS.
RESERVO-ME, AGORA, A UMA SAUDAÇÃO ESPECIAL AOS NOVOS COMPANHEIROS COM OS QUAIS DIVIDIREI A RESPONSABILIDADE DE DISTRIBUIR JUSTIÇA. ESTAREI ATENTO À EXPERIÊNCIA E AO ENSINAMENTO DE CADA UM DE VOSSAS EXCELÊNCIAS. E EM NOME DE VOSSAS EXCELÊNCIAS, SAÚDO O POVO PIAUIENSE, QUE ME ACOLHEU DESDE OS TEMPOS DE ESTUDANTE SECUNDARISTA. DO TAMBÉM AMIGO E CONTERRÂNEO DR. TRAJANO BRANDÃO, IRMÃO DO DESEMBARGADOR SEBASTIÃO MARTINS, MEMBRO DESTA CORTE.
AGRADEÇO E REGISTRO, AINDA, A PRESENÇA DOS MEUS AMIGOS E CONTERRÂNEOS:
DR. JOSÉ RIBAMAR DOS SANTOS BONFIM.
DR. HIEDO LOBÃO, CONSELHEIRO DO TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DO MARANHÃO.
RAIMUNDO JOSÉ DA SILVA RAMOS, "MEMEU".
PROFESSORA NONATA SILVA E SOBRINHA MARTINHA AQUI REPRESENTANDO SUA MÃE NOSSA QUERIDA PROFESSORA ESTELA ROSA
MEUS AMIGOS DE INFÂNCIA DR. RICARDO MODESTO DE OLIVEIRA FILHO, DR. DIOGO PEREIRA VARÃO, DR. HILSON FONSECA, CORONEL TORRES, ANTÔNIO FONSECA, LUIZ GONZAGA FONSECA, JOSÉ HENRIQUE BRANDÃO.
AO MEU ESTIMADO AMIGO E CUMPADRE NATAN PINHEIRO.
A DESEMBARGADORA EULÁLIA RIBEIRO GONÇALVES DO NASCIMENTO, MINHA AMIGA E COMADRE, E DR. MANOEL DE SOUZA MARTINS, AMIGO E CUMPADRE, PELA AMIZADE SINCERA E POR ME OMBREAREM NESTA LUTA.
AO DESEMBARGADOR ERIVAN LOPES, HOMEM DE INÚMERAS VIRTUDES, TAMBÉM EGRESSO DO MINISTÉRIO PÚBLICO E QUE DESDE O INÍCIO DA MINHA CAMINHADA ESTEVE AO MEU LADO.
AO PRESIDENTE DESTA CORTE DESEMBARGADOR EDVALDO MOURA E AO EXCELENTÍSSIMO SENHOR GOVERNADOR WILSON MARTINS, PELO VOTO DE CONFIANÇA QUE DEPOSITARAM EM MIM. VOCÊS SÃO EXEMPLOS DE HOMENS DE CORAGEM E FORÇA, QUE MUITO ME INSPIRAM.
A MINHA ESPOSA EDILEUZA MARIA SILVA DE ALMEIDA. AQUELA COM QUEM PUDE PASSAR A MAIOR PARTE DE MEUS DIAS, COMPARTILHANDO ALEGRIAS E TRISTEZAS. AQUELA QUE HONRA OS VOTOS FEITOS EM NOSSO CASAMENTO E QUE ME PRESENTEOU COM TRÊS MARAVILHOSOS FILHOS: ANDRÉ, ALINE E HILO SEGUNDO. VOCÊS SÃO BÊNÇÃOS DE DEUS EM MINHA VIDA.
A TODOS OS FAMILIARES E AMIGOS E AOS COLEGAS QUE COMPARECERAM AQUI ESTA NOITE TÃO BONDOSAMENTE.
MINHAS SENHORAS E MEUS SENHORES, MOMENTO COMO ESTE ME FAZ ACREDITAR, MAIS AINDA, QUE O HOMEM NÃO NASCEU PARA SER SOZINHO. COMO SER SOCIAL, PRECISA AMAR, SER AMADO, COEXISTIR EM SOCIEDADE. TÊ-LOS AQUI AO MEU LADO ENCHE-ME DE ALEGRIA E FAZ COM QUE ME SINTA UM HOMEM ABENÇOADO. 
(*) Discurso de posse do Des. Hilo de Almeida Sousa, ocorrida no dia 02/03/2012, no auditório do Tribunal de Justiça do Piauí, em que se fizeram presentes seus familiares e amigos, além de altas autoridades do Piauí e do Maranhão, seu estado natal.

2 comentários:

  1. Joserita Melo CArvalho24 de março de 2012 16:26

    Poxa vida me emocionei demais lendo este discurso, muito lindo. A Deus seja o louvor, e a honra, e a glória.
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. De fato foi um belo discurso do Des. Hilo, em que ele revelou a sua humildade, sua gratidão a Deus e às pessoas que o ajudaram.

    ResponderExcluir