sábado, 7 de abril de 2012

ANTOLOGIA DO NETTO

Texto e charge: João de Deus Netto


SALGADO MARANHÃO

José Salgado Santos, mais conhecido como Salgado Maranhão, nasceu em Caxias, no Maranhão e viveu muitos anos em Teresina onde fez sólidas amizades com o pessoal que fazia cultura na capital do Piauí. Tem 48 anos e vive no Rio de Janeiro desde 1973. Seus primeiros poemas foram editados na antologia “Ebulição da escrivatura”, publicada pela Civilização Brasileira, em 1978. Esta antologia foi organizada por Salgado Maranhão, Antonio Carlos Miguel e Sergio Natureza. O livro marcou a inserção de Salgado na poesia carioca. Foi também um dos primeiros livros da poesia marginal a serem publicados por uma grande editora, por isso e, sobretudo, pelo mérito de seus autores teve grande repercussão na mídia e entre os críticos.

Além deste, Salgado publicou: Punhos da serpente (Rio de Janeiro, Achiamé, 1989); Palávora (Rio de Janeiro, Sette Letras, 1995 ); O beijo da fera (Rio de Janeiro, Sette Letras, 1996); Mural de ventos (Rio de Janeiro, José Olympio, 1998), este rendeu ao poeta o mais do que merecido Prêmio Jabuti; “A Pelagem da Tigra”, em 2009.
"Salgado é um dos mais brilhantes poetas de sua geração e possui um trabalho de linguagem muito especial" (Ferreira Gullar).

Nenhum comentário:

Postar um comentário