sábado, 16 de junho de 2012

ANTOLOGIA DO NETTO


Texto e charge: João de Deus Netto


KENARD KRUEL

O acadêmico Kenard Kruel Fagundes dos Santos, filho de Antônio de Souza Santos e de Maria do Socorro Fagundes dos Santos, nasceu em São Luís (MA), a 30 de julho de 1959.

Formado em Letras Português e Letras Inglês pela Universidade Federal do Piauí - UFPI. Especialista em Literatura Brasileira pela PUC de Belo Horizonte. 
Bacharel em Direito pela Universidade Estadual do Piauí - UESPI. Jornalista, presidiu o Sindicato dos Jornalistas do Piauí (três mandatos). Foi diretor da Federação Nacional dos Jornalistas (Brasília). Foi assessor do presidente da Organização Internacional dos Jornalistas, Armando Rollemberg. 
Foi coordenador do Projeto Petrônio Portella, o Plano Editorial da Fundação Cultural do Piauí. 
Idealizou, em parceria com o José Elias Arêa Leão e Luiza Vitória Figueiredo (Sulika), o Salão de Humor do Piauí, na gestão do professor Wilson Brandão, quando secretário de Estado da Cultura. 
Repórter de todos os jornais de Teresina, foi Editor do Jornal da Manhã e do Correio do Piauí. 
Obras: Em parceria, os livros Em Três Tempos (1979); O Rio (1980); Dança do Caos (1981); Baião de Todos (1996) e Nordeste (1999 - Ministério da Cultura, Sesc e Fundação Joaquim Nabuco). 
Individual: Victor Gonçalves Neto – Um Anjo Escarlate (1998); Torquato Neto ou a Carne Seca é Servida (2001), primeiro lugar no Prêmio Mário Faustino da Fundação Cultural do Piauí (2000); Gonçalo Cavalcanti - o intelectual e sua época (2005), Djalma Veloso - o político e sua época (2006), O. G. Rêgo de Carvalho - Fortuna Crítica (2007) e Torquato Neto ou a Carne Seca é Servida (2008). 
Editor, publicou, pela Zodíaco, de sua propriedade, uma centena de livros de autores de expressão piauiense e nacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário