segunda-feira, 9 de julho de 2012

Livro “A face oculta da literatura piauiense” será lançado nas próximas semanas em Parnaíba



            Escrito por Daniel C. B. Ciarlini, o livro A face oculta da literatura piaueinse será lançado nas próximas semanas em Parnaíba. A obra, resultado de um curso de extensão ministrado pelo autor entre os dias 14 de maio e 16 de julho de 2011 na Universidade Estadual do Piauí, já era esperado pelo público acadêmico de Letras do Campus Professor Alexandre Alves de Oliveira e agora estará disponível para toda a comunidade piauiense.
            Segundo o autor, “um dos pontos fortes é a abordagem original de aspectos da literatura piauiense não estudados pela crítica até então, demonstrando, neste primeiro volume, a importância de literatos parnaibanos como Berilo Neves, precursor da moderna ficção científica brasileira, e Jonas da Silva, representante do Simbolismo piauiense nas plagas do Amazonas”, falou.
            O livro, que é o primeiro volume de uma série a ser desenvolvida pelo autor nos próximos anos, foi prefaciado pelo Prof. Doutor em Literatura Comparada pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro, Marcílio Machado Pereira. Além de Gilberto de Araújo Vasconcelos, pesquisador da Academia Brasileira de Letras e professor substituto da Universidade Federal do Rio de Janeiro, que observa em análise a importância da obra nas orelhas do livro; bem como o jornalista Antonio de Pádua Marques Silva.
            “O livro possui seis capítulos, distribuídos em mais de 300 páginas, e conta com índice onomástico, a fim de facilitar a pesquisa posterior dos nomes ali citados”, concluiu o autor.
            No entender de Marcílio Machado Pereira, A face oculta da literatura piauiense “consegue mostrar a existência de duas literaturas no Piauí: a que foi instituída como boa literatura, capaz de arrancar suspiros até mesmo de críticos que nunca as leram e a que nunca foi nem mesmo lida, quanto mais analisada pelos críticos literários”.
            Os interessados na aquisição da obra ou informações a respeito do lançamento poderão recorrer ao e-mail do impresso O Piaguí: opiagui@hotmail.com.

Um comentário: