sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Antiga capela de Tutóia ameaçada



Geraldo Borges

Não conheço a cidade de Tutóia. Mas gostaria.  Antes  que o padre danado, mande derrubar a igrejinha. Chegaria por lá incógnito, como um anjo vestido de branco, barbado, e entraria na humilde capela, claro se encontrasse a porta aberta e ainda de pé. Pois meus poderes de anjo são precários, do contrário o padre não derrubaria a igreja..

 Tenho ouvido dizer que quase não abrem mais as suas portas. Ou uma porta apenas. Pois estas velhas igrejas do passado colonial de nossas cidades, sempre foram muito pequenas, mas, uma referência importante, na cidade, com a sua velha torre, hasteando um galo de metal, um sino, que badala sempre aos domingos com o seu ar medieval, a sacristia, o confessionário. A nave, a altar, os bancos rústicos de madeira. Uma fisionomia ascética de um velho tempo em que ser padre era de fato um sacerdócio. Era ajudar a construir e manter de pé uma igreja.

Não sei não. Esse padre é danado mesmo. Derrubar uma igreja não é fácil, é coisa do capeta. cair de pau em cima dos fiéis. E como derrubar uma velha casa, cheia de história, habitada por fantasmas. Um desrespeito a cultura cristã. Mas, como diz um filosofo: tudo que é solido se desmancha do ar.

 Pelo que parece a igrejinha da cidade de Tutoia vai virar pó. Talvez a comunidade cristã atual nem ligue mais para ela. A não ser os mais velhos; aqueles que foram batizados em sua pia batismal. As velhas beatas que se confessavam com o padre danado. Senhora que se casaram no altar da capela. Muita gente vai se lembrar das velhas quermesses no pátio da igreja. E quem sabe algumas pessoas imaginativas, crédulas, não vau  levar para casa algum velho pedaço de adobe, tijolo,   como amuleto, souvenir de uma antiga ruína; assim como os turistas  que viajam à Jerusalém trazem coisa santas de lá. Mas falando em Jerusalém  veio – me  à  lembrança o estado do Vaticano que é o senhor de todas as igrejas e capelas espalhadas pelo mundo cristão.

 Por que não  recorrer ao Papa, nessa hora critica em  que o danado do padre  quer derrubar a igreja. Se o  Santo padre não quiser. Nada feito.

 Eu não sou cristão de coração, apenas de batismo, o que já é um grande sacrifício. Mas no meu modo de pensar, não acho justo esse negócio de derrubar igrejas. Derrubar igrejas é como derrubar o povo de Deus. Desgarrar as assembleias. Já pensou. E desqualificar o trabalho dos crentes que levantaram as humildes igrejas no confim de suas paróquias  para a pregação da palavra. Ninguém vai acreditar na palavra de um padre danado que derrubou a sua igreja. Já pensou se essa moda pegar Se começarem a derrubar as igrejas da Bahia, as igrejas de Minas Gerais, a Notre Dame de Paris,( todas se equivalem, a humilde capela  a imponente catedral.) a igreja de São Benedito, na praça da Liberdade, em Teresina para  desaguar melhor o transito, ou para estacionamento. Vade retro Satanás.

Essas velhas igrejas são testemunhas de uma época, documentos de pedra, registro de uma antiga arquitetura, seus bancos, suas paredes, seus vitrais rústicos contam uma história que não pode ser apagada simplesmente, impiedosamente, com a fúria mecânica de uma escavadeira  guindada pela mão  de pessoas inocentes que de espontânea vontade jamais fariam isto. Quem derruba busto de políticos é vândalo. Quem derruba uma igreja  só pode ser um danado.Um herege.

Fonte: blog Piauinauta

Nenhum comentário:

Postar um comentário