sexta-feira, 22 de março de 2013

Os restos mortais de Da Costa e Silva em Amarante

Prefeito Luiz Neto, vice-prefeito Clemilton Queiroz, Elmar Carvalho e Virgílio Queiroz


 O Juiz de Direito da Comarca de Regeneração, o poeta e imortal da Academia Piauiense de Letras, Elmar Carvalho, esteve em Amarante visitando alguns locais onde poderão ser instalados o “Monumento Simbólico do Último Desejo do Poeta” e o “Núcleo de Estudo sobre Amarante e sua Gente”.

O Monumento será construído em homenagem aos últimos versos de Da costa e Silva em seu soneto “Amarante”: “Terra para se amar com o grande amor que eu tenho/Terra onde tive o berço e de onde espero ainda/sete palmos de gleba e os dois braços de um lenho”. O núcleo de estudo será aberto para exposições de poemas e textos de autores sobre a cidade de Amarante. Além de poesias e textos impressos, o visitante terá direito a assistir filmes, documentários, conferências, etc.

No núcleo, de forma permanente, haverá uma exposição de pinturas e fotografias do patrimônio arquitetônico e do município, além de informações sobre as manifestações culturais e a culinária do povo amarantino. No monumento simbólico ficará o reconhecimento de Amarante ao amor de Da Costa e Silva por sua terra natal.

“Será neste local onde o maior poeta do Estado do Piauí será venerado. É aqui onde ele descansará pela vontade do povo. Não nos importa se os restos mortais do poeta estejam no Rio de Janeiro. Em Amarante, sua Terra Natal, é onde ele é amado e reverenciado. Quando construído o monumento, todos os dias ele será visitado e Da Costa Silva, enfim, será respeitado em sua vontade derradeira”, disse o jornalista e escritor Virgílio Queiroz.

Elmar Carvalho, que participa ao lado de Virgílio Queiroz, disse que deixou Amarante muito otimista: “fiquei satisfeito com a receptividade. O prefeito Luiz Neto e o seu vice, Clemilton Queiroz, mostraram-se abertos ao projeto que é muito importante para Amarante. Há mais de trinta anos nós lançamos a ideia da vinda dos restos mortais de Da Costa e Silva, se não foi possível, em breve o grande vate será agraciado pelo sonho e vontade do povo no que ele mais queria: ser sepultado em sua Terra Natal”, concluiu Elmar Carvalho. 


Fonte:  site Amarantenet

Um comentário:

  1. Acho a ideia do "Monmento simbólico " ao poeta Da Costa e Silva muito aatraente e necessaria. Se os restos mortais não forem levados para Amarante, pelo menos, na dimensão espiritual do amor do povo amratino o poeta sera eternamente cultuado.
    Da mesma forma, a ideia do Nucleo de estudos sobre Amarante e sua gente ser´pa bem-vndo e preeencheerá uma lacuna que era de se eperar do povo de Amarante, terra rica de figuras ilustres.
    Cunha e Silva Filho

    ResponderExcluir