sábado, 22 de junho de 2013

Lugar do Encantado


Lugar do Encantado

Edmar Oliveira

Estive recentemente na Teresina, por um curto período, e tive a sensação de que a cidade tá se encantando em outra quando atravessa o Poty. Feito a Floresta de Pedra na Ilhotas que se encantou no meio do rio e deu nome ao bairro.

Teresina nasceu na beira do rio Parnaíba e fez a cidade entre os dois rios, desde o encontro das águas até para além da Curva de São Paulo, Poty acima. Por isso a cidade só tinha dois pontos cardeais: a zona norte que vai da Avenida Frei Serafim até o encontro das águas e a zona sul, que ia da mesma Avenida até a cancela separando a zona urbana da estrada de Palmeirais. A oeste estava o Maranhão. Ao leste o além-Poty das chácaras dos abastados até a estrada se bifurcar para Altos e União.

Pois ocorreu na minha ausência: a cidade se mudou toda para o outro lado do Poty e a cidade velha foi abandonada. Alguns moradores resistem, mas a maioria se encantou lá na cidade nova e eu não vejo mais. Como representantes dos habitantes que não se encantaram e continuam nas ruas da velha Teresina posso encontrar, dos velhos conhecidos de outrora, Assai Campelo, representante honorário da velha cidade, Paulo Moura, Tabatinga, Cícero Mafuá, Chagas Vale, Wilsim, os Galvões, Maiobinha e Maiobão, entre outros nativos que permaneceram na geografia antiga. Mas até o Cinéas, que resiste com sua Oficina da Palavra na Benjamim Constant, hora por outra se encanta do lado de lá e eu não consigo achá-lo. Durvalino, Xico Wilson, Tadeu, Cabeção, Paraguaio e outros confrades do Conciliábulo do Bar do Chicão se reúnem na sede da Coelho de Resende nos finais de semana. Durante a semana ficam no encantamento do outro lado do Poty e não é possível serem encontrados.

E não é que eu não procure, mas do lado de lá (além-Poty) eu não conheço mais ninguém, tá todo mundo encantado, foi o que pude imaginar procurando a Floresta de Pedra que também não achei. Dessa vez na cidade nova consegui ver o Bicudo, velho colega do Colégio Batista, que se materializou num bar da zona leste. Não perguntei se ainda mora na cidade velha. Mas como não estava encantado, presumo que sim.

E não é que noutro dia encontrei a filha do “Seu” Veloso, dono de uma grande mercearia e botequim lá do grotão do Barrocão! Encontrei é modo de dizer, me asseguram que era ela. Mas a minha antiga conhecida tinha sido a Secretária de Saúde (até trabalhei um tempo com ela sem lhe descobrir a identidade). É a Primeira-dama do Estado no governo atual e ainda é Conselheira do Tribunal de Contas do Estado. Juraram que era a filha do “Seu” Veloso, mas no encantamento não teve quem fizesse eu reconhecer a moça... O Assaí jura que é! Isso é que é um encantamento dos grandes.

Por isso é que eu não conheço quase ninguém em Teresina. Se encantaram lá do outro lado do Poty!

Nenhum comentário:

Postar um comentário