segunda-feira, 24 de junho de 2013

Vídeo que bombou passeatas


Vídeo que bombou passeatas

José Maria Vasconcelos
Cronista, josemaria001@hotmail.com

Linda jovem, Carla Dauden, brasileira, cineasta, nasceu em São Paulo, reside na Califórnia. Produziu um vídeo de 6 minutos, em inglês, legendado em português, explicando por que brasileiros estão revoltados contra a Copa. O vídeo atingiu sucesso no Youtube, mais de 600 mil acessos em menos de 24 horas. Juiz Anchieta Mendes, romântico seresteiro, encantou-se com a beleza da moça, porém me engracei com a excelência do desabafo da loira. Um presentão aos brasileiros decentes, engasgados com o estado de miséria moral que contamina expressiva parcela da elite política. Cortei alguns trechos por economia de espaço:
"...toda vez quando falo que sou do Brasil, alguém diz que vai assistir à Copa do Mundo. Então, saímos às ruas, perguntamos o que vem à mente delas quando pensam em Brasil: mulheres, bundas grandes, futebol, Ronaldo, muitas festas e danças, sexy. Aqui, a coisa fica séria: a Copa do Mundo vai custar ao Brasil quase 30 bilhões de dólares. Mais que as três últimas copas juntas. Elas custaram, aproximadamente, 25 bilhões. Agora, me digam: um país com a média 10 a 20% de analfabetos; número 85 no ranking de desenvolvimento humano; 2 milhões de pessoas passam fome todo dia; muitas pessoas morrem por falta de assistência médica... esse país precisa de estádios? Alguns políticos argumentam que a Copa do Mundo incentiva o povo a sentir-se melhor. O quê?! Quer dizer que passamos anos pagando impostos pra quê? Que país precisa para incentivar seus cidadãos? Todo esse dinheiro gasto, construir estádios, e a população levada a crer que a Copa do Mundo incentiva cidadãos a vida melhor?
A verdade é que a maior parte do dinheiro gerada pelos jogos vai direto para a FIFA. E nós nem vemos esse dinheiro que vem dos turistas e investidores. Vai direto para os que já têm muito dinheiro. O vendedor de sorvete na praia vai ter uma semana boa. O evento vai mesmo mudar a vida dele? As unidades de polícia pacificadora(UPPs) estão entrando nas favelas e removendo criminais... Quanto demorará esses criminais serem afastados? No Brasil, isso se chama botar sujeira debaixo do tapete. Uma solução temporária para um problema mais profundo. Que vocês acham o que vem com samba, festa e dança? O que vocês acham de onde vêm as drogas? Os criminais não podem ficar muito longe...
Copa do Mundo e Olimpíadas são ótimos eventos, mas o nosso país não precisa agora. Olhem para outros países que sediaram a Copa. Olhem para os custos de manter o que a gente construiu. Milhões por mês para conservação com o nosso dinheiro. A gente não precisa de estádios, mas de educação. A gente não precisa impressionar o mundo. A gente precisa de brasileiros que tenham comida e saúde. A gente precisa de trabalho e vida sustentável. Está provado que os bilhões que estamos gastando agora, temos mais é que mudar nossa situação...
Não sei o que esse vídeo vai provocar nessa altura, mas sei que a informação precisa ser passada. É hora de pensarmos em nossas prioridades. Espero que vocês gostem deste vídeo e passem adiante."
No final, o vídeo exibe imagens da miséria, violência, corrupção, com mixagem do discurso da presidente Dilma, na ONU, destacando a "maravilhosa" situação social do Brasil. Professores deveriam discutir o texto com seus alunos.
As redes sociais exercem extraordinário poder de fogo. Que o digam Egito, Líbia, Síria, Palestina, Israel e Turquia. E as metrópoles brasileiras, nos últimos dias, apoiadas na Europa. Bela e inteligente jovem, capaz de despertar a consciência nacional, adormecida pela alienação, há décadas. Seduziu até o juiz!

Nenhum comentário:

Postar um comentário