quarta-feira, 17 de julho de 2013

BREVES IMPRESSÕES SOBRE O LADO OBSCURO DA MENTE


BREVES IMPRESSÕES SOBRE O LADO OBSCURO DA MENTE

Fabrício Carvalho Amorim Leite

O que poucos praticam devido a tantas parafernálias - facebook, e-mail, internet e outros –, nos dias atuais, é o diálogo aberto e introspectivo. E, nesta intenção, há alguns anos comecei neste exercício de paciência que é tentar conversar com o meu “eu”. Sujeitinho este que, de logo, o julguei inquieto e, muita das vezes, teimoso.

Mas, o fato é que, por vezes e, por impulso, não o obedeço (talvez seja característica dos que possuem uma personalidade muito forte, dizem os especialistas). O curioso disto tudo é que nossa mente possui a capacidade de trabalhar no automático.

Nestes dias, procurando compreender mais sobre o tema, comecei a ler um livro chamado “Subliminar – Como o inconsciente influencia nossas vidas”, de Leonard Mlodinow, - peço a devida licença para também informar que o adquiri no proeminente evento chamado de Salão do Livro do Piauí, o célebre Salipi.

Nisto, no começo da obra, para explicar o que é o inconsciente e seus efeitos, o autor cita uma das teorias do psicanalista Carl Jung: “Há certos eventos que não percebemos de modo consciente; eles permanecem, mas foram absorvidos de maneira subliminar”. Ou seja, a palavra “subliminar” vem do latim e significa “abaixo do limite”, o que os psicólogos a empregam para se referir ao que está abaixo do limite da consciência.

Porém, esta área misteriosa da mente humana - bem que a mente detém um número infinito de segredos -, muito embora seja invisível para nós, possui efeitos que se irradiam nos eventos do cotidiano. Assim, este pedaço da mente dotado de vontades escapa do controle da consciência.

Como exemplo da autoridade do subconsciente, podemos citar a capacidade humana de ler expressões e emoções faciais (em poucos segundos, nosso cérebro, por conta própria, pode julgar se o rosto é amistoso ou hostil).

Contudo, me pergunto qual é ou era a vantagem desta habilidade. Para os nossos antepassados das cavernas esta poderia significar a diferença entre a vida e a morte num período em que o instituto animalesco extrapolava a razão, e o que imperava era a lei do mais forte. Atualmente, serve para várias situações habituais, tais como um flerte, entrevista de emprego e outros.

Já Sigmund Freud, grande especialista na mente, acreditava que o inconsciente era “uma prisão de segurança máxima” na qual os traumas sofridos na infância ficavam aprisionados, e nisso estaria à raiz das infelicidades humanas.

Todavia, se o famoso psicanalista está certo ou errado, infelizmente, não tenho como assegurar, mas o que se comprovou é que o inconsciente pode também ser a origem de várias injustiças. Desejando ou não, em todo o grupo humano há “um queridinho” escolhido pelos que possuem o poder de comando. Na família (um filho ou filha), no trabalho (um subordinado) e na escola (um aluno ou uma aluna), geralmente há, basta observar.

No aspecto acima e, principalmente, na escola, o queridinho do professor muito provavelmente será o aluno com as melhores notas da classe. Não por motivo de ser essencialmente o melhor de todos, mas porque os professores acreditam que seja – e acabam atuando inconscientemente a favor dele -. E, por óbvio, os outros alunos, que de regra possuíam o mesmo potencial, perderam em desenvolvimento, neste tratamento de certa forma parcial oriundo do subconsciente dos professores.

Em estado de introspecção - voltando ao primeiro parágrafo do texto -, antes de dormir, permaneço tentando abrandar a torrencial quantidade de pensamentos processados pela mente, e agora que sei da existência deste lado obscuro e insurgente da minha companheira, me pergunto por quantas ocasiões durante o dia agimos automaticamente de forma errada e, por vezes, recrimináveis, como o corriqueiro exemplo dos professores em relação aos alunos que não são os seus “queridinhos” da classe.

Por sorte, da mesma forma que as injustiças podem ser cometidas automaticamente por nosso cérebro, temos o poder de reprogramar seu lado ainda obscuro através de incessante treinamento. Isto quer dizer que temos chance de pelo menos “iludir” o nosso subconsciente. Em Mateus, 26:41, já foi prelecionado, grosso modo, o conselho “orai e vigiai”. Por isso, vigiemos nossos pensamentos e façamos uma reflexão das maldades que podemos estar cometendo sem percebermos, mas o lado bom é que podemos alterar a nossa mente. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário