segunda-feira, 29 de julho de 2013

"Não tenho ouro nem prata, mas..."


José Maria Vasconcelos

Este MAS, inserido no enunciado da mensagem do Papa Francisco, em visita ao Brasil, exige reflexão: "Não tenho ouro nem prata, MAS vos trago Jesus Cristo." Certas autoridades que lhe apertaram a mão sentir-se-iam envergonhadas, se caíssem em si, em contrição, diante de um servo de Deus simples, despojado de vaidade e fome de poder.
Postei, no Facebook, a preciosa saudação, e desafiei: "A frase não é do Papa, mas inspirada na Bíblia. Em que livro se encontra e quem a pronunciou?" Danilo Damásio, Rafael Almendra(IFPI), Allan Ribeiro, Doroteia Linhares(Brasília), Liete Sampaio(Feira de Santana), Pastor Tiago(Recife) e Fernando Sá acertaram na mosca.
O Papa evocou belo trecho extraído dos Atos dos Apóstolos, narrado por Lucas, capítulo 3: Pedro e João dirigiram-se ao templo para orar. Encontraram um homem coxo, nas escadarias do belíssimo monumento sagrado, que lhes pediu uma esmola. Pedro, chefe dos apóstolos, respondeu: "Olha, não tenho ouro nem prata, MAS o que tenho, eu te dou: em nome de Jesus Cristo Nazareno, levanta-te e anda."
Ouro e prata, fruto proibido que alimenta o pecado insaciável da ambição a qualquer custo. Quando se alia a satanás, para subir escadarias, dando pé na bunda dos coxos e excluídos. Ouro e prata roubados dos hospitais, escolas e serviços públicos. Ouro e prata por banalização do sagrado em troca de milagres. Pelo ouro e prata, até se trai o Mestre.
Papa Francisco esquentou, quando disse:"Jesus bota fé nos jovens". Oportuno momento em que multidões clamam, nas ruas, contra o ouro e prata surrupiados pela corrupção desenfreada. Jovens sabem que certas mãos que apertam à do Papa dão bananas pra Jesus, por exclusiva ambição áurea e argêntea. O coletivo que se dane. Aliás, essa gente que comanda o país nem vai ao templo. Já viu Lula ou Dilma em culto evangélico ou missa? Querem até eliminar ensino religioso nas escolas, detonar a família, acasalar o que é par, criar o reino de Sodoma.
A riqueza, às vezes, cega e penaliza o espírito, resvala para avareza. Senhora oitentona, vestida de terceira categoria, estacionou seu velho corcel, quarentão e desgastado, frente à loja. Comentei com o balconista:"Tadinha! O carro dela se arrasta por milagre!" Que nada, tratava-se de uma dama, viúva, herdeira de imensurável fortuna amealhada por empresa próspera, durante governo de um membro da família... imóveis dentro e fora do país. Tadinha, novamente! Nem a carcaça do quarentão irá acompanhá-la para a eternidade. Pena que ela, naquela idade, desconhece a segunda oração: MAS...
Não esqueço Frei Higino, no velho seminário, durante palestra: "Ai do homem, depois dos quarenta anos, que ainda não conheceu a Deus!" E este país, há séculos, ainda não aprendeu a separar o ouro e a prata da simplicidade cristã, dos interesses coletivos acima das ambições pessoais. Só apertar a mão do sereno e abnegado servo de Deus, Francisco, é pouco, é festivo e eleitoreiro. Falta ir fundo no recado trazido à nação brasileira. Nem ouro nem prata, MAS Jesus Cristo, o amor coletivo acima de tudo, de olho nos coxos das escadarias da vida. Aí, sim, o milagre vai acontecer: "Levanta-te e anda". 

2 comentários:

  1. "Sempre se pode colocar mais água no feijão" essa entre outras frases célebres do papa.



    hlima/sp

    ResponderExcluir
  2. Infelizmente os deficientes espirituais não entendem um simples gesto de Jesus Cristo, pois a confiança deles está no ouro, nas propriedades, nos seus bens materiais que são transitórios

    ResponderExcluir