quinta-feira, 1 de agosto de 2013

FESTA E (SESQUI)CENTENÁRIO NA VÁRZEA DO SIMÃO

Várzea do Simão, vendo-se a casa que pertenceu a João Simão e dona Filomena

1º de agosto   Diário Incontínuo

FESTA E (SESQUI)CENTENÁRIO NA VÁRZEA DO SIMÃO

Elmar Carvalho

No domingo, dia 21, fui participar de um churrasco na Várzea do Simão. Haveria também uma reunião da diretoria de sua associação de moradores, da qual participariam Sidney, conhecido como Pimpim, e sua esposa Clara, secretária de Infra-estrutura do Município de Buriti dos Lopes, e minha mulher Fátima. Entre outros assuntos, seria discutido o melhoramento da estrada vicinal que vai da ponte do Jandira até o Rebentão.

Dessa forma o povoado ficaria mais bem ligado aos municípios de Buriti dos Lopes e Parnaíba, já que fica no limite entre essas duas unidades administrativas. Cabe informar que, na gestão do prefeito parnaibano José Hamilton Castelo Branco, a estrada carroçável que vai da BR 343 ao Rebentão foi restaurada, e se encontra em bom estado. Entretanto, a que liga o Rebentão à Várzea do Simão está em situação precária; na seca, apresenta-se cheia de enormes buracos e crateras, e, no período chuvoso, fica repleta de lamaçais e atoleiros, tornando quase impossível o tráfego, exigindo do motorista muita paciência, perícia e conhecimento dos pontos críticos. E sobretudo estar dirigindo um veículo com tração nas quatro rodas.

Inicialmente, participávamos do churrasco o Canindé, o seu genro Sávio, o Diá, meu cunhado, o Didi, que é o mais novo morador da localidade, e este que isto escreve. No início da tarde, quando as libações e degustações já estavam mais animadas, chegaram algumas pessoas que participaram da reunião da Associação, o Natim e sua namorada, além de outros convidados.

O Canindé Correia, que se autoproclamara Mestre de Cerimônia, porém aceito e aclamado à unanimidade, disse algumas palavras sobre a importância e significado da reunião da Associação de Moradores da Várzea do Simão, bem como da parte comemorativa e festiva, e me nomeou “orador oficial” do evento. Não tive como me escusar da missão que me foi delegada pelo meu velho amigo e compadre, posto que ele é o padrinho de meu filho João Miguel, que tem esses prenomes em homenagem ao seu avô materno João Simão, e ao paterno, Miguel Arcângelo.

Em minha fala, expliquei que a Várzea do Simão era uma comunidade mais do que centenária, uma vez que João Simão (João Rodrigues de Sousa), se vivo fosse, teria mais de cento e dez anos de idade, e o pai dele, o patriarca Pedro Simão, fora um dos primeiros moradores da comunidade. Portanto, a história da Várzea, no entendimento do Diá, considerando os primórdios de seu povoamento, já vai para mais de 150 anos. Acrescentei que Severiano Neves, irmão de João Simão, é considerado o fundador do município de São Félix do Araguaia, tendo sido seu primeiro prefeito, conforme pode ser visto através da internet, com a ajuda do “doutor Google”.

Falei que a rodovia estava tão deteriorada, que praticamente não mais existia, vez que desaparecera todo vestígio de piçarra; que praticamente era apenas uma trilha feita por carros, motocicletas, bicicletas, pessoas e animais, que a percorrem com razoável intensidade. Não será apenas uma restauração, mas, sim, uma verdadeira reconstrução de estrada. Aproveitei para prestar uma homenagem ao Didi, que nos preparava um delicioso manjar, com o engenho e a arte dos grandes mestres churrasqueiros.

O Mestre-de-Cerimônia, economista Canindé Correia, que foi operoso e probo secretário da Educação do Município de Parnaíba, na primeira administração de Zé Hamilton, conforme ressaltei em minha alocução, facultou a palavra, porém não houve quem dela quisesse fazer uso, de sorte que dou as minhas palavras como bem ditas. Arremato dizendo que o prefeito de Buriti dos Lopes, o advogado Bernildo Duarte Val, tempos atrás, havia prometido a restauração da estrada. Por coincidência, de manhã cedo, ainda em Parnaíba, eu havia encontrado o Val, velho funcionário do BNB, que me disse ter ciência de o prefeito haver tomado essa decisão.


Na reunião da Associação, o Pimpim e a sua mulher Clara, entre outros assuntos debatidos, afirmaram que o Dr. Bernildo Val tem o firme propósito de reconstruir a estrada que integra a região que vai da Ponte do Jandira ao Rebentão. Sem dúvida nenhuma será uma grande, útil e necessária obra, que dignificará a sua gestão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário