sexta-feira, 4 de outubro de 2013

ACADÊMICO REGINALDO MIRANDA LANÇA LIVRO EM REGENERAÇÃO


Hoje, às 18h:30min, no auditório da Câmara Municipal de Regeneração, o presidente da Academia Piauiense de Letras, Reginaldo Miranda lança livro de resgate do massacre dos índios, da colonização do Piauí e da fundação e desenvolvimento do município de Regeneração, sucedâneo de um aldeamento indígena. Trata-se de uma segunda edição, bastante ampliada do livro São Gonçalo da Regeneração – marchas e contramarchas de uma comunidade sertaneja: da aldeia indígena aos tempos atuais. A obra é uma co-edição da Academia Piauiense de Letras com o Senado Federal e faz parte da Coleção Centenário, comemorativa do primeiro século de fundação da Academia, a ser celebrada em 2017.
A obra traz textos de apresentação dos acadêmicos M. Paulo Nunes, Fonseca Neto e do crítico catarinense Enéas Athanázio. Porém, a apresentação de lançamento será feita pela escritora regenerense Nileide Soares.
O livro aborda a instalação da capitania e a conquista dos índios Acoroás ou Akroás, em 1772, quando foi fundado o aldeamento de São Gonçalo, no Médio-Parnaíba piauiense. E acompanha o cotidiano desse aldeamento, abordando a insatisfação e fuga dois índios, a reconquista, o massacre, bem como alimentação, trabalho, catequese, educação e exploração da mão-de-obra dos indígenas.
Em outra parte aborda a elevação da missão indígena em freguesia, vila e comarca, a transferência para as margens do Parnaíba, a fundação do município de Regeneração, enfim, toda a história do lugar até a atualidade. É uma obra completa que tem entusiasmado todos que a lêem. Interessante é a denúncia de um índio contra o governador da capitania, com documento de próprio punho denunciando o abuso de uma filha pela referida autoridade.
Essa segunda edição traz como novidade outros documentos interessantes sobre os índios, a relação de todos os diretores do aldeamento, a relação dos vereadores da nova vila desde o ano de 1833, a listas dos comerciantes, dos vigários, dos prefeitos e dos professores das primeiras escolas. Enfim, é um livro que honra o Piauí, na expressão de Enéas Athanázio. Para Fonseca Neto, Reginaldo Miranda consegue avançar nos estudos indígenas no Piauí.
É, pois, uma obra que merece ser lida por tantos quanto se interessem pelos estudos indígenas e pelas cousas do Piauí.

O evento está sendo organizado pela Secretaria Municipal de Educação, à frente o secretário James Moreira e contará com a participação da banda de música do município, apresentação teatral pelo teatrólologo José Teixeira Pacheco e documentário organizado pelo professor Alexandre Rodrigues, além da participação dos professores municipais.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário