quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

DISSERTAÇÃO DE MESTRADO SOBRE O JORNAL INOVAÇÃO


Membros do jornal Inovação no bar Recanto da Saudade, do saudoso Augusto (em pé, no 1º plano)


Membros do Jornal Inovação, sob o cajueiro de Humberto de Campos, vendo-se, da esquerda para a direita, no 1º plano: Bartolomeu Martins, Vicente de Paula (Potência), Elmar Carvalho e Canindé Correia; 2º plano: Danilo Melo, Francisco (Neco) Carvalho, Diderot Mavignier, Franzé Ribeiro, Sólima Genuína, Bernardo Silva, Reginaldo Costa e Paulo Martins; 3º plano: Jonas Carvalho, Israel Correia, Porfírio Carvalho, Wilton Porto, Alcenor Candeira Filho e Flamarion Mesquita. Percebe-se, nesta fotografia, a felicidade dos retratados com esse reencontro, posto que vários moravam em outros estados e municípios. Hoje, a maioria já não reside em Parnaíba



DISSERTAÇÃO DE MESTRADO SOBRE O JORNAL INOVAÇÃO

Quem desejar ter maior conhecimento sobre a história, cultura, administração pública, economia, cultura e literatura de Parnaíba, sobretudo nos anos 1970/1980, deverá ler a dissertação de mestrado “Inovadores Parnaibanos: A Produção do Jornal Inovação de 1977 a 1982”, da autoria de Fábio Nadson Bezerra Mascarenhas. Para tanto, deverá colocar o título no site Google (ou outro sítio de procura) e efetuar a busca. Eu preferi imprimir e encadernar a dissertação, que me permite uma leitura mais confortável e um manuseio mais cômodo.

A obra, na sua parte introdutória e na contextualização, remonta ao apogeu econômico de Parnaíba, razão pela qual abrange os anos que vão de 1890 a 1950, sobretudo. Sua bibliografia é muito vasta e conta com centenas de notas de rodapé, nas quais as fontes das informações são indicadas. A banca examinadora foi composta pelos professores doutores Teresinha de Jesus Mesquita Queiroz (orientadora), Marcelo de Sousa Neto e Francisco Alcides do Nascimento. Fábio Nadson teve acesso a todos os números do jornal Inovação, publicados no corte cronológico que a dissertação abarca. O periódico foi abordado nos aspectos ideológicos, social, gestão pública, economia, arte e literatura, conforme as matérias que ele publicou.


Nenhum comentário:

Postar um comentário