segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

ANIVERSÁRIO DE UM INTELECTUAL AMARANTINO


Luís Alberto (Bebeto Soares)

Vinte e cinco de fevereiro é o dia do aniversário do professor e jornalista José Virgílio Madeira Martins Queiroz, um intelectual amarantino nato que nos orgulha, reconhecido por vários lugares do Brasil. Professor Virgílio como é mais reverenciado, marca história no Piauí e em outros Estados, notadamente por ser um membro forte da cultura piauiense. Prestou relevantes serviços no SENAC e na Fundação Cultural do Piauí. Foi o divulgador principal da comunidade Mimbó, brigando contra os preconceitos da época. Hoje a comunidade é conhecida por este mundo afora graças ao Virgílio Queiroz. 

Colaborou com artigos em vários jornais e revistas deste país. Marcou presença em importantes seminários, palestras e encontros em vários Estados do Brasil. Foi ainda candidato a vice-prefeito de Teresina e a deputado estadual. Editor do jornal “O Papagaio”, foi locutor em serviço de alto-falante e rádio em Amarante e ajudou fundar o Teatro Nasi Castro. Trabalhou oito anos como Secretário Municipal de Cultura de nossa terra (governo de Dr. Miranda). O ilustre Virgílio é um membro forte de nossa história, presente nos grandes acontecimentos de nossa terra e sempre representa Amarante por aí afora em encontros culturais e educacionais. Considerado a mola forte para a implantação da Universidade Estadual em Amarante (UESPI), na qual foi coordenador por um bom tempo. 

Possui um vasto currículo com muitos cursos, entre eles, vários de ensino superior. Vale ressaltar que Virgílio Queiroz é professor de ensino médio e superior, jornalista, ator, compositor, radialista, escritor, teatrólogo, historiador, poeta. Possui os cursos de nível superior: Técnicas Pecuárias em Bovinocultura (UFPI); Licenciatura Plena em História (UFPI); Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo (UFPI); Especialização em Metodologia do Ensino (FATEPI) e Bacharel em Direito (AESPI). Cursando Espanhol. Presidente da Academia de Letras do Médio Parnaíba e membro da Academia de Letras de Alto Longá e membro da União Brasileira de Escritores-Secção do Piauí. O amigo Virgílio Queiroz diz que pretende acrescentar seu vasto currículo com dez cursos superiores.

Comenta-se que o intelectual amarantino há longos anos vem causando espanto com suas ações tenebrosas. Dizem que ele é um forte médium dotado de mistérios e que recebe muitas manifestações do além. Entre os arcanos: entrar em cemitério e sair de costas; andar em encruzilhadas à meia noite no seu transporte motorizado; entrar numa urna funerária para ler livros de São Cipriano (Capa preta e Capa de Aço), especialmente quando o Flamengo, time de sua paixão, disputa jogos importantes; colher pedras de vários tamanhos com formato de membro humano, animal e de pequenos objetos. Dizem ainda que o misterioso professor cria galinhas, entre elas, uma totalmente de cor preta e, que ele encomendou um urubu recém-nascido. Um inesquecível espírita local afirmava que o professor assustador só trabalha com a “linha branca”.

Ao amigo Virgílio Queiroz, portador de muita força e forte voz, feliz aniversário, que esta data se repita por longos anos de sua expressiva vida ao lado de seus parentes, amigos e de sua conceituada família, esposa, professora Maria de Fátima (aposentada) e de seus queridos inteligentes filhos, Iristela (Enfermagem), Irisceli (Jornalismo), Ítalo (Direito), Secretário Municipal de Saúde (Amarante) e Iris Maria (Nutrição).       

2 comentários:

  1. Caro Bebeto,
    O nosso bravo Virgílio Queiroz é um bom menino, e merece toda a nossa consideração e homenagem.
    Abraço,
    Elmar Carvalho

    ResponderExcluir