quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Escritores e poetas de Amarante - Parte I


Tela do pintor Di Kuka (Abinabel Kunha), inspirada na capa do livro Amar Amarante, da autoria de Elmar Carvalho

Escritores e poetas de Amarante - Parte I

Luís Alberto Soares (Bebeto)

INESQUECÍVEL ILUSTRE AMARANTINO

Afrânio Messias Alves Nunes - amarantino nato, nascido em 15-02-1924, falecido em 03-08-2011, sócio majoritário da Rádio Cultura de Amarante, um dos maiores colaboradores de todos os tempos para o progresso de Amarante e para o bem-estar do povo amarantino. Professor Afrânio Nunes fez história na política partidária piauiense. Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais; advogado militante; funcionário da Rede Ferroviária Nacional; 1º presidente da UDR; deputado estadual por três mandatos (PI); foi presidente da Comissão de Finanças, de Educação, e de Justiça; presidente da Assembleia Legislativa; diretor de grandes colégios de Teresina; Secretário de Educação e Cultura e Saúde. Fundou o River Atlético Clube (Teresina) – presidente durante 14 anos. Fundou ainda o Amarantino Clube e o Iate Clube Amarantino. Representou o Piauí em diversos congressos. Como presidente da Assembleia Legislativa assumiu o governo do Estado. Presidente da Assembleia Legislativa e secretário de Educação e Cultura do Piauí. Conselheiro do Tribunal de Contas do Piauí. Vale enfatizar que o notável professor Afrânio, foi o político que mais conseguiu importantes obras públicas estaduais para Amarante e emprego público estadual ao povo amarantino. O inesquecível Afrânio faleceu aos 87 anos de idade. Deixa viuva Carmélia Alencar Nunes e os talentosos filhos: José Neto, Adolfo, Sônia, Cassandra e Luciene.

AMADA AMANTE DE AMARANTE

Emília da Paixão Costa (Bizinha), nasceu em 22/05/1927, em Regeneração (PI) e há mais de 60 anos residindo em Amarante onde recebeu o título de Cidadã Amarantina, tetraneta materno de Jozé da Costa Veloso que foi detentor da Carta de Data e Sesmaria das terras da então Vila de São Gonçalo de Amarante e Freguesia do Porto. Escritora, poeta e historiadora de primeira categoria, portadora de um riquíssimo acervo cultural sobre Amarante, recentemente doado à Academia de Letras do Médio Parnaíba da qual é membro de muito prestígio. Bizinha é uma figura inteligente e gosta de estender a mão amiga. Solidária, generosa e sempre presente nos grandes acontecimentos que envolvem Amarante. Convidada especial para palestras, seminários e outros encontros cultuais e educacionais. Uma apaixonada pela história popular e intelectual do povo amarantino. Escritora renomada no Piauí e prestes a lançar seu novo livro. Foi vereadora e prefeita, bateu recorde em trabalho. Criou a Banda Nova Euterpe Amarantina, Os Geniais (Carlos Gomes) e Os Naturais; instituiu os símbolos municipais de Amarante e da Ordem do Mérito da Saudade; construiu o Jardim Velho Monge, o Largo da Saudade e vários ruas, avenidas e postos de Saúde.

MEMORÁVEL ILUSTRE AMARANTINO

Antonino Freire da Silva, amarantino nato, nasceu em 10-05-1876 e faleceu em 16-09-1934 - Teresina (PI). Filho de Francisco Rodrigues da Silva e de Carolina Freire da Silva. Engenheiro civil, político, jornalista e professor. Professor e diretor do Liceu Piauiense. Foi diretor de Obras Públicas, Terras e Colonização do Estado e Chefe de Polícia. Deputado federal por quarto mandato, senador da República, vice-governador e governador do Estado do Piauí. Em 1930, no seu segundo mandato de senador, teve a carreira política interrompida pela Revolução de 1930. Sócio fundador do Instituto Histórico e Geográfico Piauiense. Fundou o Jornal "A Pátria". É patrono de uma das Cadeiras da Academia Piauiense de Letras.

DESTACÁVEL POETA AMARANTINO

João Ribeiro de Carvalho Neto, mais reverenciado por Carvalho Neto, natural de Amarante, considerado um dos melhores poetas do Piauí e de destaque Nacional. Começou seus estudos escolares em sua terra natal. Estudou em Teresina, onde reside, São Luís (MA.) e Fortaleza, donde se formou em Odontologia pela Universidade Federal do Ceará. O vate amarantino em Fortaleza participou dos movimentos estudantis e culturais e da fundação de um jornal que abria grande espaço para a poesia. Carvalho Neto participou ainda das expressivas antologias: Baião de Todos – Editora Corisco (PI); Visão Histórica da Literatura Piauiense – Herculano Moraes; Nordestes – Fundação Joaquim Nabuco (Recife – PE); Antologia Poética – Projeto Mão Dupla (PI-CE); A Poesia Piauiense no Século XX – Assis Brasil. São inúmeras sua poesias entre elas, Variantes do Berro, Arquitetura do Ser, Da Oportuna Claridade, Alegoria. O amigo Carvalho tornou-se funcionário público municipal de Teresina (PI), prestando relevantes serviços como odontólogo no IAPEP, na Fundação Municipal de Saúde, no Hospital da Polícia Militar e no Programa Saúde da Família.

INTELIGÊNCIA E DEDICAÇÃO AOS LIVROS

Carlos Gramoza, mais conhecido por Baé (Baeco), natural de Amarante, filho do casal Antonio Gramoza Vilarinho (falecido) e Maria Soares da Costa Vilarinho (professora aposentada). Trata-se de um solteirão dotado de inteligência. Muito apegado à leitura, especialmente aos livros de grandes escritores brasileiros. Baeco publicou dois livros: “Tempos Perplexos” e “Passos Oblíquos”, com apresentação do escritor Virgílio Queiroz. Logo após o lançamento da obra, ingressou na Academia de Letras do Médio Parnaíba. Vale esclarecer que o acadêmico amarantino prestou serviços na Prefeitura Municipal de Amarante no 1º governo de Helcias Lira. Baeco encontra-se residindo com sua mãe em Teresina.

PROFESSOR POETA


Raimundo de Sousa Fonseca, mais conhecido por Biela, natural de São Francisco do Maranhão e desde os três anos de idade morando em Amarante. Formado em Licenciatura Plena em Português. Trata-se de um jovem inteligente e habilidoso. Funcionário público da rede estadual e municipal de ensino em Amarante, através de concurso. Biela ministra aulas em três turnos e é considerado pelos seus próprios colegas de profissão, como professor qualificado. Ele também se dedica à poesia, tornando-se um poeta consagrado em Amarante. Muitos de seus trabalhos literários são exibidos anualmente neste município em exposições de escritores de Amarante. Biela ainda é jovem, casou-se recentemente com Antoniana da Silva Rocha. Do matrimônio, duas crianças: Maria Fernanda e Raimundo Ítalo. Vale ressaltar que o professor poeta é filho do casal Antônio Alves Fonseca e Maria de Jesus Gomes de Sousa Fonseca.   

2 comentários:

  1. OLA POR ACASO ENCONTREI SEU BLOG, E GOSTEI DESSES BREVE RELATOS SOBRE OS POETAS AMARANTINO, PARABÉNS. EXISTE LIVRO QUE EU POSSA COMPRA OU COMO COMPRA? VOU DIVULGAR ESTA PAGINA. UM GRANDE ABRAÇO E PARABÉNS PELA INICIATIVA.

    ResponderExcluir
  2. OLA POR ACASO ENCONTREI SEU BLOG, E GOSTEI DESSES BREVE RELATOS SOBRE OS POETAS AMARANTINO, PARABÉNS. EXISTE LIVRO QUE EU POSSA COMPRA OU COMO COMPRA? VOU DIVULGAR ESTA PAGINA. UM GRANDE ABRAÇO E PARABÉNS PELA INICIATIVA.

    ResponderExcluir