sábado, 29 de março de 2014

Luto Acadêmico- Morre Professor Zé Omar

Os irmãos José Wagner e José Omar

A Academia Campomaiorense de Artes e Letras, por meio do seu presidente, João Alves Filho, declara luto acadêmico em pesar pelo falecimento do acadêmico José Omar Araújo Brasil. Zé Omar, como é conhecido, nasceu no dia 6 de dezembro de 1948 em Barro Duro-PI, mas era radicado em Campo Maior desde 1963, era professor da rede estadual desde 1976; formado em matemática pela UFPI e em Biologia pela UESPI. Autor de "Síntese Histórica da Batalha do Jenipapo". Membro da ACALE,instituição que ajudou a fundar como titular da cadeira 11 cujo patrono é Moisés Eulálio; também pertencia aos quadros criantes Academia de Letras do Território dos Carnaubais - ALTEC ( Academia de Letras - ALTEC) como ocupante da cadeira 18 que tem como patrono, Otacílio Eulálio.    

Fonte: Blog Super Campo Maior


Caríssimos confrades,

Registramos com muito pesar o falecimento do nosso querido acadêmico JOSÉ OMAR ARAÚJO BRASIL, sepultado no nosso CAMPO SANTO do Bairro São João, nesta cidade de Campo Maior que ele tanto amar e a transfrmava sempre em POESIAS românticas e emocionantes. O Acadêmico José Omar foi professor de química, física,matemática e biologia.Era do quadro dos Servidores da Secretaria Estadual da Educação.

Dedicado historiador escreveu importantes livros sobre a BATALHA DO JENIPAPO, A ORIGEM DE CAMPO MAIOR E DE MODO MUITO ESPECIAL SOBRE A HISTÓRIA DO VAQUEIRO, os condutores do PODER ECONÔMICO de Campo Maior, nos séculos XVIII - XIX e XX. Na vida púbica foi Diretor do CAMPUS DA UESPI (Campo Maior), Secretário Chefe de Gabinete do Prefeito Bona Carbureto por dois mandatos,  membro do Conselho do Patrimônio Histórico Cultural, Material e Imaterial de Campo Maior. Foi destaque como compositor musical e a última composição que escreveu, o HINO DAS COMEMORAÇÕES DOS 300 ANOS DA FREGUESIA DE CAMPO MAIOR.

Acadêmico José Omar,foi  membro efetivo do quadro dos fundadores da ACADEMIA CAMPOMAIORENSE DE ARTES E LETRAS - ACALE e da ACADEMIA DE LETRAS DO TERRITORIO DOS CARNAUBAIS - ALTEC. Na ACALE exerceu com dignidade e honradez mandato de Secretário Executivo por seis anos consecutivos, com desempenho e habilidade. A comunidade campomaiorense e de modo especial a HISTORIOGRAFIA, perdem um dos seus grandes valores. NOSSOS PÊSAMES - João Alves Filho – PRESIDENTE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário