segunda-feira, 5 de maio de 2014

Francisco da Silva Cardoso - Cidadão Campomaiorense


Discurso proferido pelo Sr. Francisco da Silva Cardoso, por ocasião do recebimento do Título de Cidadão Campo- maiorense, no auditório da Câmara Municipal de Campo Maior, dia 29.04.2014.


Exmo Sr. Secretário Geral da Câmara Municipal de Campo Maior Carlos Torres, que apresentou proposta para o honroso Título de cidadão Campo-Maiorense. Sra. Presidente desta Câmara Josenaide Matos, demais vereadores; Digníssimas autoridades, meus senhores e minhas senhoras; Amigos e parentes aqui presentes, boa noite.
Conferir um Título de tamanha magnitude de Cidadão Honorário da cidade de Campo Maior, é algo de grande relevância que se pode receber do Poder Legislativo. Para mim é motivo de muita alegria e felicidade receber esta honraria, me sinto como uma criança que recebe o presente tão sonhado.
Como é grande minha satisfação, gratidão e estima por esta Casa Legislativa por ter indicado meu nome para constar na galeria dos Campo-Maiorenses, povo simples que fez história na luta por seus ideais na grande Batalha do Jenipapo. Antes porém, quero agradecer de todo coração ao Vereador Carlos Torres, Secretário Geral da Câmara Municipal de Campo Maior, pela bondade de ter descoberto em mim méritos e qualidades necessárias para o referendo. Agradeço também a todos os demais vereadores que acataram a proposta.
Sou Barrense de naturalidade, mas Campo Maior me recebeu como filho seu, e acatei com muito gosto, porém hoje há uma grande diferença, sou adotado oficialmente, o que procurarei a corresponder na maior retidão possível, para honrar este título que acabo de receber, fruto da bondade dos nobres parlamentares desta casa, o que me faz adorar cada vez mais esta querida cidade.
Quando em julho de 1947, meu pai que era funcionário dos Correios e Telégrafos, deixou nossa inesquecível Barras e foi transferido para esse saudoso solo de Campo Maior, terras dos Carnaubais, onde senti a presença e o aconchego de primos, tios e avó paterna, foi justamente na passagem áurea e sadia da minha infância para a adolescência, fase da vida em que estava a me descobrir e sentir as coisas belas e maravilhosas. A fantasia que se apoderava do meu ser era a mais hilariante possível, tudo era festa, tudo era alegria. Os sonhos eram os mais lindos que poderiam existir. Campo Maior deixou uma marca muito forte em mim para toda vida. Por tudo isto adoro esta cidade.
Meus senhores, minhas senhoras, finalizando, mais uma vez, quero agradecer de todo coração a todos que me honraram com sua presença, na pessoa do Senhor Secretário Geral da Câmara Municipal de Campo Maior, Vereador Sr. Carlos Torres e demais edis, meu muito obrigado. Boa Noite.


Francisco da Silva Cardoso

Nenhum comentário:

Postar um comentário