terça-feira, 9 de dezembro de 2014

Heróis do ENEM e Olimpíadas de Ciências


Heróis do ENEM e Olimpíadas de Ciências

José Maria Vasconcelos
Cronista, josemaria001@hotmail.com

                 Qualquer estudante do ensino médio pode deparar-se com belíssimo e aterrorizante soneto de Augusto dos Anjos, PSICOLOGIA DE UM VENCIDO: “Eu, filho do carbono e do amoníaco,/Monstro de escuridão e rutilância,/Sofro, desde a epigênese da infância,/A influência má dos signos do zodíaco./Profundissimamente hipocondríaco,/Este ambiente me causa repugnância.../Sobe-me à boca uma ânsia análoga à ânsia/Que se escapa da boca de um cardíaco./Já o verme — este operário das ruínas —/Que o sangue podre das carnificinas/Come, e à vida em geral declara guerra,/Anda a espreitar meus olhos para roê-los,/E há de deixar-me apenas os cabelos,/Na frialdade inorgânica da terra!

         Cidadãos brasileiros andam desencantados com a constante enxurrada de ladrões das verbas públicas corroendo a esperança de quem quer escolas públicas de qualidade para seus filhos. De crianças e velhinhos carentes de atendimento em hospitais e casas de saúde. O país anda enfermo, “profundissimamente hipocondríaco”, a esperança de melhores dias por um fio. Basta ligar o noticiário, a nação caminha para ruína moral, carnificinas, repugnância, declaração de guerra à vida, mais de cinquenta mil assassinatos anualmente. A maior empresa estatal do país, Petrobrás, desce do décimo lugar, no mundo, para centésima vigésima posição, rombo de 10 bilhões de dólares, equivalente ao PIB de muitas nações. Nas bolsas de valores, ação de 77 dólares rasteja em 10. Dá para ser feliz, enquanto vermes famintos roem-nos os cabelos da paciência?

A pátria não merece declamar soneto tão desgraçado, enquanto plêiade de jovens estudantes, juízes federais, formadores de opinião sadia, lideranças políticas acendem o ânimo nacional com exercício do bem e reponsabilidade. Rara espécie que pode salvar o país da podridão cadavérica.

Apesar dos escândalos, inclusive nas provas de vestibulares e ENEM, timaço de estudantes engrandece o talento brasileiro. O Fantástico da TV Globo abriu um programa de domingo, enaltecendo João Vítor, adolescente de Fortaleza, filho de mãe pobre e separada, cinco filhos estudando em escola pública. Das 180 questões do ENEM, João Vítor, segundo ano do ensino médio, acertou 172. Segredo? O hábito de ler vários livros ao mês, na biblioteca da escola: “Passei a ser respeitado alcançando notas altas nos testes”. Professores preparam alunos para enfrentar concursos, com apoio dos pais. Em 2005, somente quatro estudantes passaram no ENEM. Em 2014, mais de quarenta.

A TV Clube exibiu, nesta semana, reportagem com três adolescentes da Unidade Escolar Pulo Ferraz, de Capitão de Campos, que obtiveram primeiras colocações na Olimpíada de Matemática, em nível nacional. Segredo? Professores repetem experiência vitoriosa de Cocal dos Alves, onde estudantes se classificam em certames nacionais. Entre as experiências pedagógicas, aproveitam estudantes mais adiantados, inclusive de outras escolas, como monitores de salas. Não se deve tanto êxito ao poder público, mas ao entusiasmo de abnegados professores e coordenadores da escola.

O que Deus não quis para o homem, este não deve comprá-lo, suborná-lo, desrespeitá-lo. Não se vende dignidade, pois dignidade não tem preço, mas valor; não se rouba o alheio nem patrimônio público; não se afrontam princípios de ética, de convivência familiar e social. O homem foi feito a imagem e semelhança divina, e não dos espíritos malignos, que nos rondam a todo instante, como abutres famintos de carnes podres. Graças aos jovens e gente do bem, o Brasil libertar-se-á de um soneto pessimista e patológico. Fé na esperança do quase impossível. Fé, sim, no Senhor de nossos destinos.     

Nenhum comentário:

Postar um comentário