quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

A FESTA DO DR. LUCAS DO VALE



Elmar, Lucas e Zé Francisco Marques

29 de janeiro   Diário Incontínuo

A FESTA DO DR. LUCAS DO VALE

Elmar Carvalho

Neste sábado, dia 23, fomos, a Fátima e eu, à festa de formatura do Luquinha, cujo nome completo é Lucas do Vale Teixeira Cunha. Seus pais são José Francisco e Lindalva, que foram durante muitos anos vizinhos de meus pais. Dr. Lucas, ao lado de seus pais e do irmão Leandro, recebeu com estima e fidalguia seus primos, parentes e amigos.

O baile de formatura da turma de Medicina Uninovafapi 2014.2 aconteceu no Atlantic City. No camarote de nosso anfitrião foram servidos fartos e variados tipos de bebidas e iguarias, e ainda foram distribuídos alguns brindes de lembrança. Ali estive com o amigo Zé Francisco Marques, sua mulher Rosinha, e seus filhos Jackson e Júlio, velhos amigos do novo médico. A noite não nos poderia ser mais propícia e melhor, pois realmente houve confraternização, e saudável e sincera alegria.

Lucas, desde criança, sempre foi um estudante excepcional, e sempre esteve entre os melhores alunos das turmas de que fez parte, tanto que por suas excelentes notas no ensino médio (2º grau) recebeu bolsa integral do ProUni. Fez um curso de Medicina de forma brilhante, em que ficou demonstrada a sua invulgar habilidade de cirurgião, de técnica perfeita e exata.

Não por acaso, um dos mestres com quem estagiou já lhe fez convite para integrar a sua clínica e equipe. Não resta a menor dúvida: esse “menino” vai longe... Certamente, fará jus ao nome que tem. Segundo o longo romance Médico de Homens e de Almas, de Taylor Caldwell, Lucano ou São Lucas teria sido um dos maiores médicos da antiguidade, tanto por sua perícia médica, como por sua bondade e fama de milagroso, além de haver sido o evangelista de estilo mais apurado, segundo os exegetas das Escrituras.  

Minha amizade com os pais de Lucas, Zé Francisco e Lindalva, data de 1995, quando meus pais voltaram a morar em Campo Maior, vindos de Parnaíba, e fixaram residência bem perto da casa e do comércio deles. Estive na mercearia do amigo Zé Francisco várias vezes, quando ia visitar meus pais. Em muitas dessas ocasiões estiveram presentes os meus amigos Zé Henrique Andrade Paz, saudoso amigo (que deixou viúva minha irmã Maria José), e o Zé Francisco Marques.

Nessa época, o Lucas já era um destacado aluno, inclusive do Zé Francisco, acima referido. Era com muita alegria, justo e discreto orgulho que seu pai a ele se referia. Tinha uma fértil imaginação, e fazia histórias em quadrinho. É possível tenha herdado essa qualidade de seu pai, também um grande contador de histórias e estórias. Não lhe faltavam pendores e talento para o desenho. Talvez por essa habilidade artística, venha se revelando um notável cirurgião plástico, cuja finalidade se aproxima do desenho e, sobretudo, da escultura, já que o objetivo dessa especialidade cirúrgica é eminentemente de natureza estética.

Não pude deixar de me regozijar com o triunfo do Dr. Lucas do Vale Teixeira Cunha, tanto por ele mesmo, pelo seu próprio valor, como por causa de seus pais, excelentes seres humanos, e que foram ótimos vizinhos de meus velhos pais, sempre solícitos, prestativos, atenciosos e generosos.

Vida longa, com saúde e felicidade, ao grande médico Lucas (assim já o considero e assim já o antevejo em seu afã de mitigar ou extinguir o sofrimento alheio), ao seu mano Leandro, e aos seus pais Zé Francisco e Lindalva, que foram tão bons com minha saudosa mãe e meu pai.    

2 comentários:

  1. Ficamos felizes por ter aceito o convite para festa e ter compartilhado da nossa alegria. Estamos muito gratos pela belíssima homenagem. Muito obrigado! Agradeço de coração. José Francisco e família.

    ResponderExcluir
  2. Caro amigo Zé Francisco,
    Minhas palavras foram sinceras, e você e sua família bem as merecem.
    Acho bonito o jovem que triunfa em sua carreira, sem necessidade de "padrinhos" e sinecuras.
    Abraço,
    Elmar Carvalho

    ResponderExcluir