quinta-feira, 5 de março de 2015

AS PIRIGUETES DO REGINALDO

Foto meramente ilustrativa

5 de março   Diário Incontínuo

AS PIRIGUETES DO REGINALDO

Elmar Carvalho

Não se sabe de onde elas vieram, mas um dia apareceram na Várzea do Simão, e o Reginaldo Silva prontamente as acolheu, e lhes criou grande estima. São duas cadelinhas vira-latas, e ninguém nunca pôde saber quem era seu antigo dono. Talvez, covardemente, tenham sido abandonadas por ele, que provavelmente seja residente em outra localidade da redondeza.

As pessoas, em seu espírito jocoso, logo lhes puseram o apelido de “piriguetes”. Os mais sensíveis e delicados hão de achar essa alcunha politicamente incorreta, porquanto elas são recatadas e nada promíscuas. O nome oficial delas, entretanto, é “Aparecidas”, que até o momento nunca “pegou”. São irmãs, muito semelhantes e amigas. E se bastam em sua convivência, e com a proteção e os cuidados do Reginaldo, que lhes provê alimento e outras providências.

Elas se “apropriaram” do sítio, e, à noite, defendem o território da aproximação de intrusos e desconhecidos. Durante o dia, principalmente em presença do dono, são dóceis e não costumam nem latir nem rosnar. Logo cheiram os pés dos novos conhecidos, em reconhecimento olfativo amigável.

Em certa tarde, eu e o Natim Freitas fomos até a beira do Parnaíba, para apreciarmos a paisagem do rio, das matas ciliares, das coroas e da ponte do Jandira, que se vê ao longe. Um pouco depois, quando o céu já começava a se colorir de tons avermelhados, as duas cadelinhas passaram à nossa frente, e seguiram a montante de onde nós estávamos, sentados nos bancos da Toca do Velho Monge.

Foram ao encontro de outra cachorrinha amiga delas e do mesmo tope, também vira-lata, algo parecida com elas. As três seguiram para o rio, num ponto em que ele é raso e arenoso. Tomaram banho, e começaram a brincar entre elas mesmas. Saltavam. Corriam uma atrás das outras. Fingiam se morder e se arranhar, enquanto saltitavam e volteavam.


Na hora melancólica do cair da tarde, em que a noite começa a tudo envolver em sua sombra, senti, comovido, que até certos bichos, ditos irracionais, sentem necessidade de se confraternizar e brincar, e parecem precisar da companhia de seu semelhante, sem agressões, sem ofensa, sem bullying. Em perfeita paz e inocência.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário