sexta-feira, 6 de março de 2015

A saudável leitura dos gibis



A saudável leitura dos gibis

José Pedro Araújo (*)

Sem querer polemizar com ninguém, sobretudo com aqueles que acham que a leitura de revistas em quadrinhos mais atrapalha do ajuda a criançada, acredito fortemente que o gosto que tenho hoje pela leitura adveio das minhas revistinhas e livretos de aventura. Posso afiançar mesmo que gostava muito, e ainda gosto, pois continuo lendo todo e qualquer gibi que me cai nas mãos. Atrai-me o cheiro de tinta fresca que emana das publicações novas. Não dispenso um bom gibi, pois também evoca lembranças que permaneciam escondidas no mais recôndito espaço da minha memória. Hoje, a leitura de um bom livro tem uma importância fundamental na minha vida. Eu diria até que é a minha principal forma de diversão. É através deles que faço viagens memoráveis pelo mundo inteiro sem sair da poltrona da minha sala. E a preços módicos. Por conseguinte, a boa leitura é uma viagem sem o cansaço e sem os custos das que fazemos quando visitamos outras regiões ou outros países. 

Tudo isso começou quando me deparei com a primeira revistinha do Pato Donald. Encantei-me com a história singela daquele estabanado bípede emplumado e suas peripécias incontáveis para ganhar o coração da sua amada, a charmosa pata Margarida. Depois vieram as revistas do Mickey e do Pateta, as do Zé Carioca e do Tio Patinhas. Com o tempo, avancei para as de Cowboy, editadas pela EBAL. Depois, misturei tudo. Vieram a do Zorro, o cavaleiro solitário (Não o de capa e espada, mas o Lone Ranger) e Tonto, David Crockett, Judas, Tarzan, Roy Rogers, Juvenil Mensal – com ídolos como Buck Jones, Tim Holt e Tom Mix. Também transitei por outras HQs como Nevada Kid, Chacal, Epopéia Tri, Durango Kid e, a principal delas, Tex Willer. Tex, aliás, é uma legenda. Revista italiana criada pelo roteirista Gian Luigi Bonelli e pelo desenhista Gallep, ainda hoje pode ser encontrada nas bancas. Existe em todo mundo uma verdadeira legião de leitores que não permitem que ela desapareça como aconteceu com a maioria dos quadrinhos que citamos atrás. Eu me incluo entre esses leitores que nas horas vagas relaxam da dureza da vida apreciando as correrias de Tex Willer, Kit Carson, Kit Willer e Jack Tigre, contra bandoleiros sanguinários e índios em pé de guerra.

Aventura também era conseguir alguma dessas revistas para ler. À falta de uma banca de revistas no nosso velho e querido Curador, recorríamos a parentes e amigos em viagem para Teresina, São Luís ou Fortaleza, para lhes pedir que comprasse para nós alguma das revistinhas de que mais gostávamos. Deixávamos de gastar os poucos trocados que conseguíamos juntar em outras coisas para poder ter em mãos um desses livretos mágicos que tanto nos encantava.

Para superar a falta de uma banca de revistas na cidade, um grupo de leitores organizou um sistema de trocas que funcionava maravilhosamente bem. Funcionava assim: Ao término da leitura de uma nova revista, partíamos em busca de algum colega para lhe propor uma troca por outra ainda não lida. Nesse sistema, as revistas nunca eram emprestadas, somente trocadas. Depois, lida aquela segunda revista, recorríamos a outro colega para trocá-la por outro exemplar inédito. E assim, a revista que havíamos comprado se transformava em várias outras, multiplicando o nosso suado dinheirinho. 

Desgosto maior mesmo somente quando sabíamos que alguma nova revista ia fazer parte da coleção que um leitor estava organizando. Ai, adeus! Era pouco provável que aquele exemplar viesse a ser movimentado na nossa rede de trocas. Os colecionadores não nos davam nenhuma chance de vir a ler aquela revista tão ansiada. 


Guardo boas recordações daqueles tempos. Ler uma revista em quadrinhos é um ato de profunda concentração. Concentração na história, concentração nos detalhes dos desenhos e, principalmente, concentração no desfecho da trama. São histórias simples e que não podem ser comparadas à de um bom romance, é bem verdade. Mas, elas têm o seu charme, a sua beleza plástica, pois engloba a criatividade do roteirista com a arte do desenhista. Talvez esteja na simplicidade e pureza da história, o seu maior chamariz, a sua principal atração. Todavia, e sem a mínima dúvida, está na afirmação do hábito da leitura a sua principal vantagem.          

(*) Servidor público federal, historiador e escritor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário