quarta-feira, 4 de novembro de 2015

ILUSTRE CIDADÃO AMARANTINO SE DIZ UM APAIXONADO POR AMARANTE

Elmar visto por Gervásio Castro, na condição de juiz, flamenguista, blogueiro e escritor

ILUSTRE CIDADÃO AMARANTINO SE DIZ UM APAIXONADO POR AMARANTE

Luís Alberto Soares (Bebeto)

JOSÉ ELMAR DE MÉLO CARVALHO, cidadão amarantino, nasceu em Campo Maior – PI, em 09/04/56. Poeta, cronista, contista e crítico literário. Juiz de Direito aposentado. Bacharel em Direito e em Administração de Empresas. Presidiu o Diretório Acadêmico “3 de Março”, a União Brasileira de Escritores do Piauí e o Conselho Editorial da Fundação Cultural Monsenhor Chaves. Foi membro do Conselho Editorial da Universidade Federal do Piauí. 

Publicou os livros: “A rosa dos ventos gerais”, “Cromos de Campo Maior”, “Noturno de Oeiras” e “Sete Cidades – roteiro de um passeio poético e sentimental”. Participou de várias coletâneas e antologias. Citado em diversos livros e dicionários. Colaborador das principais revistas e jornais do Piauí. Membro de diversas entidades literárias e culturais. Detentor de várias honrarias e distinções culturais. Seu livro “A rosa dos ventos gerais” recebeu o Prêmio Ribeiro Couto (obra reunida), conferido pela União Brasileira de Escritores – Rio de Janeiro. Foi Juiz da Comarca de Regeneração. 

O amigo Dr. Elmar sempre vem a Amarante para degustar, ao lado do seu amigo Virgílio Queiroz, uma saborosa pinga com o tira-gosto das “piraquinhas torradas”. Foi justamente ao lado do seu amigo, que Elmar escreveu um dos belos poemas sobre Amarante à margem do “Velho Monge” e à sombra de uma faveira. Trata-se de “Amarante”. Essa poesia está contida no livro de Elmar que recebeu o título de “Lira dos Cinquentanos” e foi lançado em Amarante na residência de dona Mary Vieira. O nobre poeta se diz um apaixonado pela história e pela gente da “Terra Azul de Da Costa e Silva”. 

Em uma das suas obras mais recentes está “Confissões de Um Juiz”, onde o poeta faz um relato sintético de sua atuação como um servidor do Judiciário após o surgimento de uma enfermidade. Elmar Carvalho escreve todos os dias no seu blog e diz que acompanha a tecnologia para atingir os seus leitores.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário