quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

AS BICAS AQUANINDÉ E O VEXAME DO TREMEMBÉ

Canindé, Natim, Elmar e Francié

Canindé, Elmar, Carlos Eduardo, Francié, Carlos Mendes e Natim
11 de fevereiro   Diário Incontínuo

AS BICAS AQUANINDÉ E O VEXAME DO TREMEMBÉ

Elmar Carvalho

Não pretendia voltar a falar no Tremembé neste Diário, uma vez que já pretendia encerrá-lo com uma espécie de posfácio, exceto se algo digno de nota acontecesse. Feliz ou infelizmente, o fato notável aconteceu.

Fomos passar o período momesco em Parnaíba e na Várzea do Simão, zona rural de Buriti dos Lopes. No domingo, com o Parnaíba cheio e, portanto, bastante convidativo a esportes, resolvemos eu, Natim Freitas e Francié darmos um passeio de barco, ainda cedo da manhã. Pretendíamos atingir a localidade Barra do Longá, que fica a aproximadamente catorze quilômetros a montante. A 1.500 metros, mais ou menos, passamos por dois pescadores, que estavam numa canoa movida a motor de rabeta longa. Perguntamos-lhes se já tinham peixes para vender, mas eles disseram não os ter, de modo que prosseguimos em nossa viagem.

Um pouco depois, sem ver e sem para que, o motor estancou. Após várias tentativas, diante da inutilidade de nossos esforços, desistimos de tentar fazê-lo funcionar. O nosso motor de popa não fez jus, portanto, ao nome que lhe dei em homenagem aos intrépidos Tremembés. Ainda bem que nossa viagem foi rio arriba, como diria o poeta Da Costa e Silva, porquanto isso nos permitiu deixar a pequenina embarcação ao sabor da correnteza. Só não ficamos à deriva porque tivemos a precaução de levar dois remos.

Tornamos a passar pelos pescadores. Pouco depois eles, na sua pequena canoa, nos socorreram. Achei uma suprema humilhação o Tremembé ser rebocado por um minúsculo motor de rabeta, e ainda por cima antigo. Demos uma gratificação aos dois canoeiros, que ficaram satisfeitos, e demos a aventura náutica por encerrada. 

Essa ajuda foi providencial, pois a consciência me manda dizer que o nosso preparo físico era insuficiente para vigorosos e demorados exercícios de remos, mais adequados a uma galera romana. Como já assinalei em outra ocasião, fiz a troca do casco inflável por um de alumínio; agora sinto, para minha consternação financeira, que serei forçado a trocar de motor, o que só farei na época das “vacas gordas”. Ou, quiçá, nas calendas gregas.

Fomos passar um tempo na Toca do Velho Monge, que fica perto do “porto” (na verdade apenas uma rampa de chão batido), quando recebemos a notícia de que o Canindé, meu amigo e compadre, viera nos visitar, e se encontrava no Sítio Filomena à nossa espera. De imediato seguimos ao seu encontro. Anunciei-lhe que iria dar como “oficialmente” inauguradas as bicas que levam o seu nome. Fizemos uma espécie de breve solenidade, em que o homenageado discursou. Ele agradeceu a singela homenagem e falou de sua já antiga estima pela Várzea do Simão, cuja beleza bucólica e aquática disse admirar.

Em minha fala, justifiquei a homenagem, ao enaltecer a admiração que ele tinha pela localidade e por seu esforço em tentar conseguir-lhe algum benefício e melhoria. Falei da luta e esforço familiar para construirmos nosso pequeno sítio. Relatei que a Fátima, dez anos antes de podermos construir a casa, plantara as árvores frutíferas e ornamentais, que do alpendre víamos; que inicialmente a bica foi apenas um cano preso a uma estaca rústica. Estiveram presentes, além do homenageado e dos anfitriões: Carlos Mendes, Reginaldo, Carlos Eduardo Coutinho, Francié e Natim Freitas.


Expliquei que o nome Aquanindé fora uma invenção do amigo Zé Francisco Marques, por causa da fissura do Canindé em tomar repetidos, refrescantes e revigorantes banhos, sejam de água doce ou salgada, sejam de piscina ou de bica. Esclareci que “aqua” se referia a água, e “nindé”, evidentemente, era as duas últimas sílabas do nome Canindé. Encerrei minha incipiente oratória lendo os dizeres da placa: “BICAS AQUANINDÉ – Homenagem ao Dr. Francisco de Canindé Correia, amigo do Sítio Filomena e da Várzea do Simão”. E a tarde prosseguiu de forma auspiciosa.

2 comentários:

  1. Meu caro Poeta,
    O Tremembé já está por merecer o seu próprio espaço nesse blog, tanto mais que o seu Diário Incontínuo já está com os dias contados. Você, como bom argonauta, mesmo não estando à procura do velocino de ouro, pois já amealhou prosperidade e poder, deverá, em breve tempo, aumentar a sua frota náutica,deixando merecido descanso no estaleiro para reparos do bravo Tremembé.As histórias desse barco encherão páginas e mais páginas ainda, para o nosso deleite. Além do mais, com um bloco como este ai das fotos acima, é peso demais para qualquer embarcação. Ficamos, pois,no aguardo de novas e interessantes histórias do já famoso Tremembé! Terra a vista, comandante Elmar!

    ResponderExcluir
  2. Caro amigo Araújo,
    Se o intrépido Tremembé continuar na marcha decadente em que vai, eu sou quem naufragará literal e financeiramente.

    ResponderExcluir