sábado, 9 de abril de 2016

Teresina, Cidade Olímpica

Foto meramente ilustrativa

Teresina, Cidade Olímpica

José Maria Vasconcelos
Cronista, josemaria001@hotmail.com

          Compareci ao Centro de Formação Odilon Nunes, manhã de sábado, para cerimônia de premiação a estudantes do Ensino Fundamental, campeões em olimpíadas brasileiras, em Química, Física, Língua Portuguesa, Astronomia e Matemática. Surpreendi-me com o número de 150 medalhistas, convocados para receber o prêmio de um tablet das mãos do prefeito Firmino Filho.  Desinformado, pensei tratar-se de adolescentes de conceituadas e badaladas escolas privadas. Que nada! Mais motivos havia para festejar tantos talentos, em plena puberdade, filhos de classe trabalhadora, nas dezenas escolas do município.

No enorme auditório, estudantes, familiares, professores, coordenadores e convidados aguardavam a presença do prefeito Firmino Filho, do secretário Kleber Montezuma, da coordenadora do PROGRAMA CIDADE OLÍMPICA EDUCACIONAL, Professora Valdete Maria da Silva. Ela sintetizou os objetivos do programa: selecionar alunos de bom desempenho escolar, capacitá-los nas disciplinas de Matemática, Português e Ciências, para concorrerem às olimpíadas de âmbito nacional. Um total de 150 estudantes de 42 escolas municipais, do 7º, 8º e 9º Ano do Ensino Fundamental, com treinamento especial na leitura, redação, edição de livro, experiência laboratorial, em Ciências, com apostilas, vídeos, aulas de campo, com apoio da Coordenação da Olimpíada Brasileira de Astronomia, Observatório Nacional e de instituições, como a UFPI.

Teresina goza de invejável posição no ranking nacional, em conquista de medalhas olímpicas, nas disciplinas citadas, além da primeiríssima colocação no Nordeste. Entre 2012 a 2015, nossos adolescentes de Ensino Fundamental da rede do município abocanharam 64 medalhas de ouro, 33 de prata, 7 de bronze. Observem-se outras referências exitosas, como Cocal dos Alves e algumas escolas privadas, no exame do ENEM e em competições esportivas de nível internacional.

O secretário Kléber Montezuma, acostumado a chegar cedo à secretaria e a cobrar metas e resultados positivos, encantou a plateia pelo entusiasmo e resultados obtidos. Em seguida, discursou prefeito Firmino, exibindo dados comparados com os de outras capitais, sempre aplaudido, ao se referir “aos alunos de ouro, de prata e de bronze”.

Leitor de Fortaleza perguntou-me qual o segredo de tanto sucesso na educação municipal de Teresina. Respondi-lhe: “A seriedade com que, há décadas, os prefeitos administram os recursos públicos”. Um secretário do município de Teresina confessou-me: “A prefeitura encontra-se tão organizada que se torna quase impossível algum ato de corrupção, devido à vigilância. Secretários saem como entraram”. Caso contrário, os escândalos pipocariam. Explicam-se os repetidos mandatos de Firmino Filho.

Quando se exerce política e serviço público com entusiasmo, despojamento, ética, sem embromação eleitoreira, fica fácil e menos oneroso repetir o mandato.

Medalhas, medalhas... ouro em Astronomia. Só nos falta um planetário, como em outras capitais. Que seja no Odilon Nunes, para que eu possa, um dia, comparecer, vislumbrar universo de estrelas.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário