domingo, 19 de junho de 2016

Seleta Piauiense - Almir Fonseca


Poema

Almir Fonseca (1918 – 1972)

Nasci em berço macio e quente,
Como a árvore no bosque silencioso e calmo;
Alimentei-me de leite materno,
Como a árvore se alimenta da seiva no seio da terra;
Tive o aconchego no colo morno de minha mãe
E a doçura dos seus carinhos revigorantes,
Como a árvore recebe o calor do sol e a frieza do luar,
Que lhe mantém o equilíbrio da vida;
Recebi os bafejos e os beijos de minha mãe querida,
Como a árvore recebe as carícias brandas
Da brisa perfumada e mansa;
Fui cercado de todos os cuidados e proteções
Contra as intempéries,
Como a árvore recebe da Natureza
Os meios peculiares à sua defesa;
Senti, por certo, caírem sobre o meu rosto inocente
As lágrimas quentes dos olhos de minha mãe
Quando chorava de contentamento
Ao apertar-me contra o seio,
Como a árvore sente correrem sobre os seus galhos verdes
As gotas de orvalho caídas do céu
Quando a Natureza lhe abraça com o véu da noite.

Cresci, tornei-me jovem,
Alegre e brincalhão, feliz da própria vida,
Como a árvore cresce, robusta e ereta,
E balança ao passar do vento forte.
E hoje, homem feito
Vivo exposto aos rigores da sorte avara
E do destino impiedoso,
Como a árvore, frondosa e altaneira,
Vive exposta aos golpes da foice afiada
E do machado bronco.

Eu morrerei,
Como a árvore morrerá,
E então nós nos encontraremos:
Eu feito defunto
E a árvore transformada em caixão,
– Iremos à última morada...   

Nenhum comentário:

Postar um comentário