quarta-feira, 15 de março de 2017

Bernardo de Carvalho Aguiar



Bernardo de Carvalho Aguiar

Felipe Costa Silva
Seminarista e historiador      

       O nobre português Bernardo de Carvalho Aguiar, mestre-de-campo da Conquista, é considerado o fundador de algumas cidades, dentre as quais, São Bernardo do Maranhão.

   Seu trabalho de pacificação das tribos indígenas favoreceu que os padres jesuítas delas se aproximassem. É o caso dos índios Anapurús, habitantes primitivos de parte da região do Baixo Parnaíba.

   Sob o patrocínio de Bernardo Aguiar, os missionários jesuítas puderam iniciar junto aos Anapurús-mirins um processo de catequização, com a consequente fundação do arraial de São Bernardo. Posteriormente, em 1741, houve a criação da Freguesia de São Bernardo do Parnaíba.

   Sobre a vida do nobre mestre-de-campo há duas publicações muito importantes. A primeira é do ilustre historiador piauiense padre Cláudio Melo, cujo título é “Bernardo de Carvalho”, publicada em 1988.
  
   A segunda é do amigo e poeta Elmar Carvalho, juiz de direito e membro da Academia Piauiense de Letras, cujo título é “Bernardo Carvalho, o fundador de Bitorocara”, que já se encontra na segunda edição, datada de 2016.
  

   São duas obras fundamentais para quem deseja ter uma visão geral sobre vida e legado de Bernardo Carvalho Aguiar. Recomendo vivamente a leitura e a pesquisa!

Nenhum comentário:

Postar um comentário