segunda-feira, 13 de março de 2017

LÍNGUA INCULTA E BELA

Fonte: O Pensador/Google

LÍNGUA INCULTA E BELA

 Valério  Chaves – Des. inativo TJPI.
  
         Sabemos que as expressões das culturas humanas são transmitidas através de linguagens escritas ou orais para manifestar uma forma de sentir, uma maneira de pensar e identificar as sutilezas da língua e as coisas do mundo em diferentes épocas.

         Dentro dessa perspectiva, há de se compreender que a intensificação do contato entre diferentes culturas ao redor do mundo possibilitou a interpretação de algumas expressões com diferentes significados simbólicos, históricos e até sentimentais como as que se extrai do célebre poema “Língua Portuguesa”, de autoria de Olavo Bilac (1865-1918), um dos mais importantes poetas brasileiros.

         Da análise semântica do verso de abertura, observa-se que o poeta, talvez querendo enfatizar a beleza e o amor pelo idioma de Camões, recorre à metáfora “Última flor do Lácio inculta e bela”, para designar que foi a última língua neolatina formada a partir do latim vulgar, ou seja, aquele que as classes inferiores habitantes da região do Lácio, na Itália, usavam para se comunicar.

         Na concepção do poeta parnasiano, o fato de ser originária de uma linguagem inculta, não deixava de ser bela. Daí a metáfora: “inculta e bela” inserida no soneto.

         Além dessa metáfora usada por ele no primeiro verso, há também um paradoxo no segundo: “És, a um tempo, esplendor e sepultura”.

         Observadores mais atentos dão a seguinte explicação para estas expressões de linguagem: “Esplendor”, porque uma nova língua (o português) estava nascendo, ascendendo, dando continuidade ao  latim. “Sepultura” porque, a partir do momento em que a Língua Portuguesa vai sendo usada e se expandindo pelo mundo, o latim vai caindo em desuso, morrendo.

         Portanto, levando em conta que o nosso idioma continua sendo o traço principal de união entre o Brasil, Portugal e outros países com os quais mantemos relações de amizades, políticas, comerciais e econômicas, é importante que procuremos preservar nossa identidade nacional: a língua portuguesa, ou como expresso nos versos de Bilac:

         “Ultima flor do Lácio inculta e bela
         És, a um tempo, esplendor e sepultura:
         Ouro nativo, que na ganga impura
         A bruta mina entre os cascalhos vela...”
  
                   Teresina-PI, março/2017

Nenhum comentário:

Postar um comentário