segunda-feira, 5 de março de 2018

JEITO DE FALAR NO SERTÃO


JEITO DE FALAR NO SERTÃO 

Des. Valério Chaves
Jornalista e escritor


Apesar das especulações e informações desencontradas surgidas a partir da teoria da evolução de Charles Darwin com seu conceito particular de seleção natural, não se sabe até hoje a origem da linguagem falada entre os humanos pré-históricos, seja pela complexidade do tema, seja pela falta de vestígios históricos confiáveis capazes de formar um consenso entre os estudiosos sobre a forma oral como os hominídeos (primatas ou macacos) começaram a se comunicar oralmente.

Partindo da pré-história, o que se sabe, por vias oblíquas, é que os povos sumérios foram os primeiros a usar a escrita para se comunicar dentro das cavernas. Os egípcios, por sua vez, usavam pinturas rupestres para representar sua cultura fazendo desenhos de animais e objetos domésticos existentes na época, aproximadamente 3 mil anos a.C.

Uma coisa porém é certa: o pensamento associativo e a necessidade de troca de informação, possibilitou uma forma de comunicação, que apesar de primitiva, estabeleceu a inter-relação afetiva entre os povos antigos, como se vê na narrativa do filme "Guerra do Fogo" feita pelo diretor francês Jean-Jacques Annaud (1981) entre duas tribos: uma, mais primitiva e nômade, vê o fogo como algo sobrenatural; a outra, mais evoluída, apesar de primitiva, possibilitou a interação afetiva do grupo usando simbologias e ritos culturais.

Na era moderna, enquanto a ciência ou os profissionais da linguística não dão uma resposta para esta temática, vamos continuar convivendo com as variações do significado e os sotaques usados nas diferentes regiões do Brasil, principalmente no Nordeste, cujo modo engraçado de falar, cheio de nuances, se adapta ao entendimento geral e facilita a interação social das pessoas.

A propósito, vejamos uma representação muito peculiar de algumas expressões que só de ouvi-las dá vontade de rir, mas são perfeitamente compreendidas por quem reside ou viaja pelos sertões nordestinos:

- Barriga.............bucho

- Chinelo............aprecata

- Axila................sovaco

- Gripe................catarro

- Diarreia............ caganeira

- Rede velha....... tipoia

- Casa velha........ Tapera



- Cara-feia................... muganda

- Arrasta-pé................ forró, rala-bucho

- Preocupado.............. aperreado

- Andar depressa........ ligeiro

- Gaguejar.................. grugunzar

- Boi chifrudo........ ...corno

- Mancar.................... caxingar

- Amigado................. amancebado

- Tocar....................... triscar

- Pum, peido.............. bufa

- Filho de rapariga...... fio de uma égua

- Gay........................... fresco

- Sem dinheiro............. liso

- Prestar atenção.......... dar fé

- Cachaceiro................. cu de cana

- Puxa saco, adulador.... xeleléu

- Lábio.......................... beiço

- Diabo.......................... diacho

- Fumar muito............... caipora

- Mulher grávida...........prenha, embuchada.

- Indivíduo chato......... cricri. 

(Março/2018) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário