domingo, 15 de abril de 2018

Valdeci Cavalcante toma posse na Academia Parnaibana de Letras e lança livro sobre o Oriente Médio

Acadêmico Dr. Itamar dirige mensagem ao novo acadêmico. Foto José Maria
Valdeci cumprimenta Elmar Carvalho. Foto José Maria

Antônio Gallas, secretário geral da Apal; Valdeci Cavalcante, novo membro da Apal; e José Luis de Carvalho, presidente da Apal. Foto José Maria.
Valdeci Cavalcante toma posse na Academia Parnaibana de Letras e lança livro sobre o Oriente Médio

O advogado, empresário e escritor Valdeci Cavalcante foi empossada nesta sexta-feira (13) na cadeira de n° 39 da Academia Parnaíba de Letras (Apal), que tem como patrono o pai dele, o empresário, ex-vereador e ex-vice-prefeito de Parnaíba Gerardo Ponte Cavalcante. O discurso de recepção ao novo membro da Apal foi proferido pelo acadêmico Elmar Carvalho que falou sobre as biografias de Valdeci Cavalcante e do seu patrono. Além dos membros da Apal estavam presentes autoridades como o senador Ciro Nogueira, o deputado federal Paes Landim, o prefeito Mão Santa, o desembargador José James (TJ-PI), vereadores e muitos outros convidados. A cerimônia foi presidida pelo presidente da Apal, José Luis de Carvalho, com a participação do secretário geral, Antônio Gallas Pimentel.

Em seu pronunciamento de recepção ao novo acadêmico, Elmar Carvalho destacou o perfil empreendedor de Valdeci Cavalcante, que mesmo envolvido em diversas missões e empreendimentos, sempre reserva uma parte do seu tempo para a produção literária. O novo membro da Apal é autor de vários livros, sendo o último intitulado “O Oriente Médio”, que teve lançamento e sessão de autógrafos na mesma noite.

Elmar Carvalho destacou os investimentos que as entidades presididas por Valdeci Cavalcante realizam nas áreas do esporte e da cultura nas diversas unidades do Sesc e Senac em diversas cidades do Piauí. Bibliotecas, teatros, espaços culturais e esportivos estão entre os setores priorizados pelo novo imortal das letras, nas entidades que dirige.

Sobre o patrono da cadeira 39, Gerardo Cavalcante, o acadêmico Elmar Carvalho destacou a vasta atuação no comércio, na política (vereador por mais de 30 anos, vice-prefeito e prefeito em exercício) e no contexto social do município. Para o poeta Elmar, Gerardo Cavalcante teve como principal qualidade a de ter sido um homem bom, com forte atuação humanitária e social. Cearense, nascido em 1920, Gerardo Cavalcante morreu no dia quatro de outubro de 2010, aos 90 anos de idade.

No seu discurso de posse, o acadêmico Valdeci Cavalcante também destacou aspectos biográficos do patrono da cadeira 39, que passou a ocupar, lembrando sua atuação política e comunitária. Dissertou a respeito do fazer literário e da importância da arte literária no contexto das demais atividades humanas. Sobre a posse na Apal, Valdeci manifestou disposição de se engajar nos objetivos da entidade, voltados à difusão da cultura literária. Depois da posse, aconteceu o lançamento do livro “O Oriente Médio”, com apresentação da obra pelo advogado Dênis Oliveira Cavalcante, filho do escritor Valdeci Cavalcante. A obra resume a experiência de vida, as viagens e as pesquisas bibliográficas e de campo do escritor Valdeci Cavalcante sobre o mundo árabe, com foco especial no talento dos povos estudados nas áreas do comércio e das humanidades.

Fonte: Portal a24horas.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário