segunda-feira, 7 de outubro de 2019

LANÇAMENTO DE CONTOS ENTRE GERAÇÕES : UMA GRANDE NOITE CULTURAL



LANÇAMENTO DE CONTOS ENTRE GERAÇÕES : UMA GRANDE NOITE CULTURAL

Um grande acontecimento artístico-cultural teve lugar na noite deste sábado, 05/10, no auditório central da Universidade Federal  Delta do Parnaíba - UFDpar,  durante o lançamento da coletânea CONTOS ENTRE GERAÇÕES.

Apresentações musicais, teatro, humor, poesias, discursos, foram a tônica desta noite da cultura parnaibana prestigiada por autoridades, intelectuais e membros da sociedade local. Todas as apresentações levadas a efeito por participantes da obra, com exceção de um monólogo apresentado por uma atriz especialmente convidada para o evento.

O poeta e contista Carlos Pontes (Pontes é cearense e tem sangue de violeiro) abriu a noite declamando o poema BERADÊRO, do cantor e compositor paraibano Chico César e, com sua afinadíssima viola,  fez fundo musical para o poeta, contista e cronista Benedito Lima declamar poesias  de sua autoria,  como de outros poetas, entre as quais AS FLÔ DE PUXINANà  do poeta paraibano Zé da Luz, com a qual Benedito encerrou sua participação.

Benedito Lima e o poeta Carlos Pontes



Morgana Sales  e Joyce Araujo fizeram a parte musical. Com suas maviosas vozes  e acompanhadas   ao violão  por  Jailson Junior, cantaram e  encantaram o público presente interpretando belíssimas páginas do cancioneiro popular brasileiro de cantores famosos como Alceu Valença, Caetano Veloso  e Djavan.

A atriz Érika Jamp (única  não participante da coletânea) fez uma belíssima  interpretação do monólogo A SENSITIVA de autoria do poeta e escritor Airton Porto.

Érika Jamp interpretando o monólogo A SENSITIVA - autoria de Airton Porto.
  
     Convidado para se pronunciar, o presidente da Academia Parnaibana de Letras, poeta, contista, cronista e contador de causos, José Luiz de Carvalho, além dos agradecimentos a todos que contribuíram para o êxito desse empreendimento,  disse ainda que  "este livro é um divisor de águas  na literatura da Parnaíba. É  a materialização de um sonho antigo. É a Academia Viva! Corpo e Alma"!, enfatizou.

Em seguida usou da palavra o jovem intelectual e literato Cláucio Ciarlini destacando a importância desse livro reunindo diversas gerações de intelectuais residentes na cidade da Parnaíba e anunciou que este é apenas o passo inicial, pois outros livros com gêneros literários diferentes como poemas, crônicas, causos serão lançados em dias vindouros.  Em seguida chamou todos os 30 componentes do livro para apresentação ao público presente.

Finalizada a  parte e apresentação dos escritores, o professor Antonio Gallas, secretário geral da APAL, usou da palavra para justificar a ausência do poeta e romancista Elmar Carvalho, em virtude de compromisso na data de ontem, 05/10 na Academia Piauiense de Letras, da qual é o 1º secretário. Na oportunidade anunciou a presença  do acadêmico Altvir Esteves o qual é o representante da APAL em Teresina e comunicou a todos os presentes que o paranaibano e membro da APAL Valdeci Cavalcante tinha sido eleito para ocupar uma das cadeiras da Academia Piauiense de Letras.

Ainda na fala de Antonio Gallas, ressaltou que, ao receber seus exemplares da coletânea,   abriu aleatoriamente em uma página e deparou-se com  uma linda história de amor escrita pela professora Maria Christina de Moraes Souza Oliveira, citando  inclusive que entre os escritores da coletânea,  a professora Christina era a decana e pediu aplausos para a mesma.

Após as falas todos foram convidados para um farto coquetel.

A coleção Entre Gerações organzada por Cláucio Ciarlini e José Luiz de Carvalho tem o objetivo de fortalecer os laos de amizade entre os jovens literataos e os mais experientes numa espécie de ponte oficial de onde se espera os melhores frutos.CONTOS ENTRE GERAÇÕES reúne 30 escritores de diferentes idades Cada um com suas escolhas e  estilos com histórias repletas de suspense, humor, Aventura, romance, ficção e muito mais.

O cerimonialista foi o também escritor Daltro Paiva que soube conduzir com maestria uma grande noite da cultura parnaibana.


Vejam alguns depoimentos sobre o lançamento  e a obra  CONTOS ENTRE GERAÇÕES:

 O acadêmico e romancista Pádua Marques que fez o posfácio da obra assim se expressou: "o lançamento da coletânea Contos entre Gerações serviu para mostrar que nossa literatura está mais viva do que nunca, que existe uma reserva de talentos muito grande e já produzindo e outra querendo chegar". Altevir Esteves, representante da Academia Parnaibana de Letras em Teresina também manifestou sua opinião: "lançamento que marca época em Parnaíba.  Para muitos escritores, ter um texto publicado em um livro é um desafio.  O evento mostrou que é possível juntar pessoas,  idéias,  diferenças e, acima de tudo, dar oportunidade às novas gerações em prol da cultura de um povo. Valeu cada esforço,  valeu Ciarlini, valeu APAL, valeu caros amigos".  Da poeta e escritora Dilma Ponte: "a noite do lançamento do livro foi magnífica.

Que o sucesso se repita na próxima coletânea".

Texto: Antônio Gallas
Fotos: Cláucio Ciarlini/Piaguí

Um comentário: