segunda-feira, 30 de dezembro de 2019

JESUS POBRE, JAMAIS MISERÁVEL

Fonte: Google


JESUS POBRE, JAMAIS MISERÁVEL

JOSÉ MARIA VASCONCELOS
CRONISTA, JOSEMARIA001@HOTMAIL.COM

         Atendi a convite para discorrer sobre a personalidade de JESUS CRISTO, em encontro de universitários e professores. Em ambiente carregado de ideologia marxista, era de eu esperar pipocarem perguntas sobre a ostentação de papas e clero, em geral. Ou de um JUDEU errante e rabugento, feito hippie, abraçado a miseráveis, postergados pelas elites.

         IDEOLOGIA MARXISTA é um método de análise socioeconômica sobre as relações de classe e conflito social, que utiliza uma interpretação materialista do desenvolvimento histórico e uma visão dialética de transformação social, que influenciaram várias ideologias políticas e movimentos sociais, de caráter ateísta e anticlerical.

        Diante de uma assembleia dominada pela ideologia marxista, dificilmente eu os convenceria, utilizando-me de uma retórica, digamos, bíblica. Parti de passagens evangélicas, para extrair um perfil da natureza de JESUS, com perguntas bem práticas, sem ranços ideológicos ou religiosos:

- JESUS NASCEU EM GRUTA, ENTRE ANIMAIS. Cristãos, movidos de piedade, logo atribuem reflexos de extrema pobreza e miséria de José e Maria. Ora, o casal dispunha de dinheiro para hospedar-se em uma pensão, o que não ocorreu, por falta de vaga (Lucas, 2). Ademais, as residências, em geral, eram construídas sobre grutas, as quais serviam de abrigo aos animais domésticos do frio e dos inimigos.

- OS REIS MAGOS ENTRARAM NA CASA... ADORARAM-NO... OFERECERAM-LHE OURO, INCENSO E MIRRA (produtos só para majestades), Mateus, cap. 2.

- JESUS, NA CASA DE LÁZARO, JANTOU. Maria, irmã de Lázaro, UNGIU OS PÉS DE JESUS com precioso perfume NARDO. Apóstolo Judas, vendo a extravagância, soltou: “Por que ages assim?! Melhor vender o perfume e distribuir o dinheiro com os pobres!” E JESUS sapecou: “Pobres vocês sempre terão! Ela escolheu o melhor” Evangelista João, cap. 12, afirma que Judas dissera aquilo porque era tesoureiro do grupo e metia a mão na bolsa.

- PARA CELEBRAR SUA ÚLTIMA CEIA, JESUS ESCOLHEU UMA “SALA AMPLA E MOBILIADA NO SEGUNDO PAVIMENTO DE RESIDÊNCIA AMIGA” (Lucas, cap. 22). Afinal, o culto sagrado exige o máximo de nós, AMAR A DEUS ACIMA DE TUDO, principal e primeiro mandamento. A Deus o melhor.

 - JESUS NÃO VESTIA TRAPOS, MAS UMA VALIOSA TÚNICA, SEM COSTURAS DE ALTO ABAIXO. “Uma cobiçada peça que foi sorteada entre os soldados que O crucificaram” (João, cap. 19)

- Há algum tempo, publiquei a crônica, JESUS POBRE, SÃO FRANCISCO MISERÁVEL. Eu me inspirara em JOÃO MOHANA, sacerdote, médico, escritor maranhense, membro da Academia Brasileira de Letras, obras de sucesso nos anos 60 e 70. Li quase todas, especialmente O MUNDO E EU, na qual o autor não vê FRANCISCO DE ASSIS modelo de vida cristã, devido ao exacerbado rigor na prática da pobreza, de caráter miserável. Ao contrário de JESUS, FRANCISCO não pegava em dinheiro nem aceitava doações de moedas para seus frades. Não tomava vinho se não fosse misturado com água, além de se vestir com roupas toscas de camponeses. O Papa INOCÊNCIO III titubeou em aprovar a ORDEM de FRANCISCO, pelo excesso de pobreza. Até misturava cinza às comidas, segundo alguns biógrafos. O POVERELLO (pobrezinho) de Assis desgastou-se perante frades, a ponto de se dividirem em disciplina mais frouxa.

- “VEIO JOÃO BATISTA QUE NÃO COMIA PÃO NEM BEBIA VINHO COM PECADORES, VOCÊS DIZIAM QUE ELE TINHA DEMÔNIOS. JÁ O FILHO DO HOMEM QUE COME E BEBE COM OS PECADORES, VOCÊS O CONSIDERAM UM COMILÃO”(Mateus, cap. 11, vers,19).

- JESUS CRISTO PREGAVA A CARIDADE PARA COM OS POBRES, LIBERTANDO-OS DA MISÉRIA, E CONDENAVA A RIQUEZA EM DETRIMENTO DO ESPÍRITO DE POBREZA.

- Exige-se muita prudência e sabedoria, não confundindo JESUS CRISTO um beberrão e aliado a uma elite pagã e hipócrita. Quanto mais me aprofundo no seu discurso, mais descubro uma sociedade que tateia em busca da felicidade de costas para valores mais altos da família, de mundo mais justo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário