Monumento aos Heróis do Jenipapo Fonte: Google/WordPress.com |
Berço de heróis
José Luiz de Carvalho
Presidente da Academia Parnaibana de Letras
A terra natal do sociólogo Fernando Gomes e dos escritores João Alves Filho e Elmar Carvalho, Campo Maior, é sem dúvidas uma das mais importantes no cenário das lutas pela independência do Brasil. A Batalha do Riacho Jenipapo, ocorrida no dia 13 de março de 1823, entre brasileiros e portugueses é um marco indelével, forjado com o sangue dos nossos conterrâneos misturados ao dos maranhenses e cearenses que participaram daquele momento.
Relembrar aquele episódio e o mínimo que podemos fazer para agradecer o esforço daqueles heróis. Homens e mulheres comuns, moradores daquela cidade que atendendo ao chamado dos seus líderes, tiveram a coragem de sair do aconchego dos seus lares para ingressarem em um movimento popular pela garantia da integridade do território nacional.
Sem querer contar a história dos fatos antecedentes e nem os posteriores daquela verdadeira chacina. Queremos aqui tão somente, fazer com que os nossos fiéis leitores façam uma reflexão sobre a saga daquela gente. Assim, destacamos que muitos que lutaram e os que morreram ali, nem sabiam os verdadeiros motivos daquela luta.
Vale apenas lembrar que Campo Maior é um berço de heróis!
Nenhum comentário:
Postar um comentário