sexta-feira, 9 de abril de 2021

Duplo aniversário


Dez anos atrás, aos 55 anos, quando meus pais ainda eram vivos

Elmar em charge de Gervásio Castro
Homero Castello Branco, Milton Borges (médico e escritor), Ribamar Garcia, Elmar Carvalho e Des. Nildomar da Silveira Soares
Fátima, Elmar e Elmara, em de 09/04/2021



Duplo aniversário


Elmar Carvalho


Ontem cedo, quando fui verificar minhas mensagens de WhatsApp no grupo da Academia Piauiense de Letras, vi encabeçando outras a da amiga Vera Rocha, secretária do sodalício, me parabenizando pelo meu aniversário e me desejando muita saúde, paz e alegria. Na sequência vinham outras de vários colegas. Fiquei tão contente, que não fui conferir no calendário se era mesmo o dia de meus anos. Agradeci a todos, pelos votos formulados e pela gentil lembrança.

Somente muito mais tarde, quando quase todos os participantes do grupo me haviam enviado suas saudações, através de telefonema, o acadêmico Felipe Mendes, homem do planejamento, da organização e da lógica cartesiana, me indagou a respeito da possibilidade de engano, tendo eu, então, verificado no calendário que de fato eu só completaria meus 65 anos de vida no dia seguinte, sexta-feira, 9.

Diante disso, postei a seguinte nota elucidativa, em nosso grupo: “Meus queridos amigos e confrades, somente agora, através de um telefonema do acadêmico Felipe Mendes, é que me dei conta de que meu aniversário não é hoje, mas amanhã, dia nove. Porém, não tem importância; façamos de conta que eu antecipei a comemoração para hoje, e que já comi o bolo e apaguei com muito fôlego as 65 velinhas, o que prova que meus pulmões estão bons e não "covidados".  KKKKK. Muito obrigado, repito, pelos parabéns antecipados, que ficam validados.”

Mais tarde, o presidente Zózimo Tavares, prosador de primeira água, com vários e importantes livros publicados, alguns dos quais verdadeiros bestsellers piauienses, mas que por vezes se transforma em competente poeta, que até já me havia enviado as suas profalças, me mandou a seguinte trova, por sinal muito sintética e criativa:

Feliz de quem pode, Elmar,

Soprar vela e fazer plano

Para o niver festejar

Dois dias a cada ano!

Não lhe tendo o mesmo talento para a elaboração de quadrinhas, respondi-lhe com os seguintes versos de pés e mãos quebrados:

Amigo, na rima

Você prima,

E não há

Como lhe superar.

Assim, o mais prudente

É em silêncio ficar. E Kkkkk.

Para ainda ficarmos no campo da poesia e das musas, o nosso comandante-mor, o professor e confrade Jônathas Nunes me enviou um magnífico poema, que muito me desvaneceu:

As Velas estão ao  mar!

Bom Dia Vibrante Elmar!

Rosa dos Ventos Gerais,

Elmar, você é demais!

Canta a “orgia” do espaço,

Viaja sem dar um passo,

Com engenho e muita arte,

Da Terra a Vênus e Marte ,

Fobos, Deimos, lupanares!

E, sentindo em outros mares,

Da madrugada o orvalho,

Esse Elmar é do Car(v)alho!

Imediatamente, em agradecimento por seus lindos e marulhantes versos, cheios de beleza e emoção, lhe enviei esta resposta: “Comandante Jônathas, que grande presente natalício você acabou de me dar em forma de poema. Quero publicar amanhã esses belos e criativos versos em meu blog. Excelentes. Acaso habemos um neófito poeta na Casa do Poeta Lucídio Freitas? Parabéns e muito obrigado.”

Quando foi hoje cedo, verifiquei que a história ainda não estava encerrada, pois o acadêmico Magno Pires, pensando ser retardatário, me enviou a seguinte mensagem whatsappiana, com pedido de desculpa:

“Amigo, primo e colega Elmar,

Ontem tive problemas com o meu celular. Estava desativado e só voltou a funcionar agora. Foi um dia muito ruim.

MAS, você entende isso. É um humanista-cristão de escol.

Assim, receba meus cumprimentos pelo seu aniversário ontem transcorrido. SEJA muito feliz em toda a sua vida e esse amigão de todo instante; que continue produzindo muito em todos os espaços literários; você enobrece a literatura nacional. Abraços com as desculpas antecipadas pelo atraso nas felicitações.”

Desfiz o engano do amigo, primo e confrade com estas palavras: “Não há de quê. O certo foi você. Meu aniversário é hoje, dia nove. Os colegas e amigos terminaram  antecipando para ontem. E eu, por não ter conferido o dia no calendário, não desfiz o equívoco, a não ser muito mais  tarde, quando o confrade Felipe Mendes me advertiu quanto a isso. Muito obrigado por suas excelentes palavras e por sua amável lembrança.”

E já no apagar das luzes, quando o ponto final já estava caindo sobre esta crônica, o meu amigo e parente, escritor e maçom do mais alto valor,  médico Domingos José de Carvalho, me enviou estes versos, amáveis e de bons augúrios:

       Se tantos já fizeram

       Eu também vou sublinhar

       Mesmo sem rimas perfeitas

       Ao poeta vou desejar

       Planuras de vida sem fim

       Aos deuses vou suplicar

       Que conserve cada vez melhor

       A inteligência do grande poeta Elmar.

Posso dizer que foi uma espécie de “mal” que veio para o meu bem. Porquanto, com esse involuntário equívoco de nós todos, foi como se eu tivesse tido dois aniversários, pelos quais recebi duplas e calorosas felicitações. Deus, em sua Onipotência, até quando escreve torto é por linhas certas. Obrigado a todos os amigos e confrades, que me apresentaram suas congratulações. Devo dizer que fiquei muito satisfeito com esse engano natalício.  

5 comentários:

  1. Amigo Elmar,
    Parabéns pelo níver. Que o papai do céu continue abençoando sua vida, dando-lhe saúde e prosperidade!
    Pela foto vejo que você, assim como eu, é torcedor do flamengo. Então, parabéns em dobro para você.
    Cordialmente,
    Ben-Hur Sampaio 🙏🎂🎉📖

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado, prezado amigo. Sou um flamenguista pacato. Mas antigo.

      Excluir
    2. Parabéns Elmar! Que o próximo niver seja de abraços!!

      Excluir
    3. Amém. Assim seja.
      Aniversário com presentes e presencial. Kkkkk.

      Excluir
  2. Dr. Elmar,

    Bem que, com o mundo meio atabalhoado do isolamento que estamos, a noção de tempo e o equívoco é mais do que justificável (rss).
    Aliás, o parabenizo pela festa de estar mais um ano com a família e, mesmo que, remotamente, mas, espiritualmente, com os amigos.
    Numa época em que muitos não puderam ter este privilégio, Deus já concedeu um merecedor presente.
    Mas, tudo é no tempo dele, inclusive, agora, que vi o artigo tão rico de humor, criatividade e resiliência dos ilustres membros da APL.
    Parabéns, pois o senhor, pelo visto, é rico de verdade. Assim, quando tudo isso passar, basta consultar o artigo para reviver o belo momento e o rico presente de Deus.
    Até amanhã. Parabéns.

    ResponderExcluir