domingo, 27 de novembro de 2022

Seleta Piauiense - Paulo Véras

Fonte: Google


Aos quase trinta

 

Paulo Véras (1953 – 1983)

 

Aos quase trinta

– Amadurecente

 

Agridoce fruto

Em úmido pomar.

 

Ao meio da teia

Minha vida tateia.

 

Eu queria que a minha morte

Fosse como a de um trapezista

            Que despenca do alto,

Flutua, desafia a gravidade,

Ensaia traços de pássaro

E cai com suavidade.

 

Eu queria que a minha morte

Fosse como a de um mágico

Que transforma a realidade em fantasia.

A fantasia em realidade

E se mata com um tiro,

Um tiro de verdade.

 

Não quero morrer de tarde.

As flores estarão murchas e tépidas...

 

As tardes não foram feitas para se morrer.

 

Morrer de tarde incomoda bastante

Como o tic-tac do relógio, tecendo uma infinita

Cambraia de vento e tempo,

Tempo e vento.      


Fonte: Poemágico - a nova alquimia (1985)

Nenhum comentário:

Postar um comentário